Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






sábado, 24 de março de 2012

Porto Alegre - 2000 à 2009 - Parte XVII (Em Montagem)

Cronologia- 2000/2009

Século XXI


Hábitos

2000
O Mundo não acabou

A nova
Belle Époque

A burguesia Re-descobre a Zona Sul
Depois de suas chácaras e estação de veraneio, a Zona Sul é abandonada, ocupada praticamente pela colônia rural, atualmente a região se torna uma área atraente com sua proximidade do Guaíba e sua franca urbanização, com grandes avenidas e infra-estrutura privilegiada, são construídos condomínios e residências maravilhosas em seus morros e suas encostas, para vislumbrar o belo visual do horizonte e o “Pôr-do-Sol”. O valor dos imóveis dispara, junto com os bairros Moinhos de Vento e Bela Vista.

- A Zona Norte (a entrada da Cidade e sua região industrial) e a Zona Sul (com sua qualidade de vida e os caminhos rurais) são as regiões mais desenvolvidas em Porto Alegre, e continuam em franca expansão, hoje com seus centros comerciais e industriais consolidados, distribuídos por moradores de todas as classes sociais, são as regiões com melhor infra-estrutura da cidade.

- Zona Leste, mesmo sendo a região mais antiga da cidade, não acompanhou o desenvolvimento de outras regiões, é densamente povoada, mas pouco desenvolvida, existem pólos comerciais, seu crescimento não é ordenado.

- A Rua Padre Chagas e adjacências é o novo “Point” de Porto Alegre, das grandes boutiques e lojas especializadas, bares e restaurantes chiques, a burguesia assume este recanto da cidade junto com a Avenida Goethe no bairro Moinhos de Vento, transferindo o “Glamour” da Rua 24 de Outubro que ainda é um grande elemento por ser paralela a Rua Padre Chagas.

Porto Alegre é cheia de mistérios que não se revelam, tem que se descobrir.


Em 2000, em Porto Alegre, a população chega a 1.360 milhões de habitantes, 82% brancos, 8% mestiços, 8% negros, 2% índios e asiáticos, mas bem abaixo dos 4 milhões projetados pela ONU na década de 1980. Já a Região Metropolitana cresceu acima de sua capital, passando dos 2 milhões de habitantes.

Em 2001, em Porto Alegre, inicia a maior obra viária, a construção da Terceira Perimetral, que irá ligar a Zona Norte a Zona Sul da cidade, utilizando vias já existentes.

Em 2001, em Porto Alegre, é criado o Parque Tecnológico – TECNOPUC que propicia o desenvolvimento de pesquisas e abre oportunidades de estágio em tecnologia da informação e comunicação, energia e física aplicada, ciências biológicas e da saúde, biotecnologia e meio-ambiente.

Em 2001, em Porto Alegre, é inaugurado o monumento aos dois grandes poetas nacionais Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, localizada na Praça da Alfândega junto a Rua da Praia. Obra de Xico Stockinger, em uma representação ousada, feita em bronze, destacam os dois poetas em pé e o outro sentado em um banco.

De 23 a 29 de janeiro de 2001, em Porto Alegre, é realizado o 1º Fórum Social Mundial, durante o governo estadual de Olívio Dutra do PT (Partido dos Trabalhadores) em contraponto ao Fórum de Davos na Suíça (do grupo do G-8) países mais industrializados, onde a prerrogativa é:
 
Um Novo Mundo é Possível

- O evento abrange toda a orla do Guaíba e na PUC/RS, o maior evento realizado em Porto Alegre após a Exposição Farroupilha de 1935, mais de 20 mil pessoas de fora da cidade e convidados do mundo, participaram do evento e das plenárias.

A possibilidade de um mundo novo começa em Porto Alegre

Em 11 de setembro de 2001, em Porto Alegre, todos assistem sem saber o que está acontecendo via TV’s e jornalísticos do mundo todo sobre o ataque aos prédios do World Trade Center (Torres Gêmeas) em Nova York e ao Pentágono em Washington - EUA, utilizando aviões comerciais como arma de ataque, nada é possível fazer. – Muita coisa vai mudar a partir deste acontecimento.

Em 2002, em Porto Alegre, é inaugurada a primeira etapa da 3ª Perimetral, a maior obra viária do início do século XXI, atravessando a cidade de Leste a Oeste, sem passar pelo Centro, obra prevista desde a década de 1930, com corredor exclusivo para ônibus e várias obras de arte em seu percurso (5 viadutos e alças), ligando a Zona Sul a Zona Norte, BR 290 e Aeroporto, passando pela Zona Leste.

Em 2002, em Porto Alegre, o Projeto de Lei para a “regulamentação do turismo náutico”, já assinado pelo prefeito José Fogaça. Esta é a primeira iniciativa do poder público municipal para a regulamentação da atividade profissional e econômica de interesse turístico que existe há cerca de 50 anos na Capital, “os passeios de barco no Guaíba”. Com a participação dos proprietários de barcos de turismo, e caberá a Secretaria Municipal de Turismo regular e qualificar o serviço, com a criação de plataforma de embarque com sanitários, sistema de bilhetagem única, a introdução de horários e valores fixos para o passeio e adoção de seguro obrigatório para os usuários.

Em 20 de maio de 2002, em Porto Alegre, o prefeito José Fogaça assinou o financiamento para o maior e mais ambicioso projeto ambiental, o PISA – Projeto Integrado Sócio Ambiental que irá ampliar a capacidade de tratamento de esgotos na cidade dos atuais 27% para 77%, beneficiando diretamente 295 mil habitantes, especialmente com a redução no tratamento de água e a retomada da balneabilidade de grande parte das praias do Guaíba. A comunidade residente do entorno do Arroio Cavalhada, contemplada pelo projeto por meio de reassentamento e novas moradias; com financiamento do BID, CEF e contrapartida da Prefeitura, total R$ 586,7 milhões.

Em 07 de julho de 2002, em Porto Alegre, é fundada por André Torelly, 28 anos e outros, a Federação do Stand Up Paddle do Rio Grande do Sul, o esporte consiste em se equilibrar em pé em uma prancha (maiores que a de surf, mas de mesmo material), utilizando um remo como leme (paddle em inglês, que deve ter um palmo além da cabeça do praticante), para direcionar a prancha, esporte que está iniciando sua prática em Porto Alegre sobre o Guaíba.

Em 01 de janeiro de 2003, no Brasil, Brasília (DF), Luiz Inácio Lula da Silva
(01.01.2003-01.01.2007), trigésimo quinto presidente da República, pernambucano, Partido dos Trabalhadores – PT, vice José Alencar.
Sua posse no distrito federal é de comoção nacional, Fernando Henrique passa a faixa presidencial no parlatório no Palácio do Planalto diante de milhares de pessoas.
Pela primeira vez, um operário chega à presidência no Brasil, muito choro de todos.
O governo Lula será cheio de conquistas e escândalos, corrupção e desmandos, mas a economia estará bem, e, o povo e empresariado satisfeito.           
“É Lula lá”.

- O PSDB com José Serra ex-ministro da Saúde de FHC não conseguiu vencer.

Em 2003, em Porto Alegre, é inaugurado o Shopping Total, criando um novo conceito de venda e apresentação, na Avenida Cristovão Colombo na antiga instalação da Cervejaria Bopp (1911) e depois Brahma (1946), preservando as estruturas arquitetônicas idealizadas pelo arquiteto Theodor Wiederspahn e construindo outras para o empreendimento.

Em 2004, no Espaço, em Marte, o robô americano Opportunity da NASA (Agência Espacial Norte Americana) recolhe imagens de um sistema rochoso, que indica a presença de água no planeta.

Em 2004, no Brasil, na Região Sul, acontece um ciclone extratropical chamado de “Catarina” com ventos de até 150 km/h atingindo o litoral norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, danificando mais de 20 mil casas e infra-estrutura, fato inédito para o Brasil.

- Em Porto Alegre a tempestade também foi sentida, com ventos muitos fortes, o que assisti, pois minha residência fica as margens do Guaíba, a tempestade provocou grandes estragos na cidade.

Em 26 de dezembro de 2004, na Ásia, acontece um grande terremoto no Oceano Índico, seguido de “tsunamis” (ondas gigantes), vários países principalmente do Sudoeste Asiático foram afetados, o alarme foi tardio e mais de 220 mil pessoas morreram, no maior desastre natural do século XIX.

Em 2005, na Europa, Vaticano, morre o Papa João Paulo II (1920-2005), polonês, aos 85 anos, um Papa não italiano em 400 anos que alterou os rumos da Igreja Católica no Mundo. Com a saúde fragilizada nos últimos anos em conseqüência de dois atentados a tiro. Sofria com o mal de Parkinson e morre após uma série de complicações.

- O povo se dirige em massa a Praça de São Pedro em comoção ao sofrimento e morte do querido Papa onde gritam “Santo Súbito” (Santo Agora).

- 22 dias após a morte de João Paulo II, o cardinalato reunido na Capela Sistina convoca em eleição, e assume no Vaticano o Papa Bento XVI de origem alemã.

Em 2005, na Europa, França, no Hospital de Amiens, em uma mulher de 38 anos, é realizado o “primeiro transplante de rosto” no mundo.

Em 2005, no Brasil, Brasília (DF), em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, o então deputado federal Roberto Jefferson denúncia o fato que irá desencadear o caso do “Mensalão”, esquema de compra de votos de parlamentares, liderado pelo Chefe da Casa Civil José Dirceu, homem mais forte do Governo Lula. Instaura-se então a maior crise política do início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com a demissão do governo, cassação do mandato e expulsão do PT de José Dirceu e quase um impechiment para o presidente da República, que dizia nada saber, - Mas sabia!

Em 2005, em Porto Alegre, durante um Protesto de Carroceiros no Paço Municipal, na Praça Mondevideu, um manifestante subiu na “Fonte Talavera” e quebrou a cuba principal, um dano irreparável para a cidade, que levou quase 5 anos para recompor o monumento.

Em 19 de julho de 2005, na Ásia, Irã (antiga Pérsia), dois adolescentes são enforcados publicamente por “Homoxessualimo”. Eles admitiram ter mantido relações há dois anos, mas pediram clemência, alegando desconhecer a Lei.
Antes da execução, na Praça da Justiça de Mashhad, cada um recebeu 228 chibatadas.

Em 27 de julho de 2005, na Ásia, Japão, cientistas revelam robô mais humano já feito: - a andróide Repliee Q1, fabricado em silicone, ela é capaz de se virare reagir como uma mulher. Segundo o professor Hiroshi Ishiguro, em breve, os robôs enganarão as pessoas menos atentas.

Nota:
- Em 2006, em Porto Alegre, este cronista em defesa de causa pela cidade; ao passar a noite pela Avenida Osvaldo Aranha, notei a um casal carregava um vaso saindo de dentro do Parque Farroupilha, fiquei intrigado e fiz a volta na quadra (longa), e era o que imaginava o vaso de ferro fundido que estava instalado no Recanto Europeu, estava sendo furtado por dois drogados (mal podiam carregar o vaso, diante do peso) que com certeza iriam vender em um dos ferros velhos na Rua Voluntários da Pátria.
Parei o carro e chamei a atenção, largaram ao meio fio e saíram correndo, e realmente era muito pesado, mesmo assim carreguei até o Auditório Araújo Vianna onde tinha um guarda municipal, demorou em atender, e atendeu muito mal, nem abriu o portão e disse para deixar ali fora mesmo, nem um agradecimento.
No final, este mesmo, me disse que tinha visto as figuras arrancarem o vaso do pedestal de cimento, mas nada fez.
Preocupa, se esta é uma segurança eficaz pra nosso patrimônio público.
Meses depois o recanto europeu foi reformado e urbanizado pelo prefeito José Fogaça e o vaso colocado no lugar, mesmo sem agradecimento, o ato me deixa satisfeito.

Situação similar ocorreu com a cabeça da Imperatriz Leopoldina, no monumento no viaduto Leopoldina na Perimetral (Loureiro da Silva), o qual preservava, passei na madrugada e parei para vê-lo estava OK, tinha uma convicção que cedo ou tarde iriam fazer alguma detonação do patrimônio, mas nunca tirá-lo do lugar, pois tinha um pino de ferro que estava chumbado à cabeça no concreto, só com um esmeril elétrico, e foi o que fizeram, na mesma madrugada a cabeça foi arrancada, e nada foi feito.
A Prefeitura só foi dar falta, 15 dias depois, e então noticiou via Jornal e TV, “que vergonha”, e assim ficou, onde está o empenho em pelo menos tentar localizar. Muitos monumentos são impossíveis de serem refeito pelo autor não estar mais vivo.
“Falta compromisso e responsabilidade.”
- Não são construídos novos monumentos, como na velha escola, e o que tem não é preservado.
Vergonha
Temos várias fundições em Porto Alegre, e grandes empreendedores, vamos fazer um mutirão e renascer estes monumentos com toda a sua glória e preservá-los com audácia e competência.

Em 29 de março de 2007, na Ásia, Cazaquistão, é enviado o primeiro astronauta brasileiro ao espaço o aeronauta Marcos Pontes, na espaçonave Souiz de modelo soviético, em Baiconur, rumo a Estação Espacial Internacional que orbita ao redor da Terra.

Em 2007, em Porto Alegre, a estátua do Laçador é transferida da Avenida Farrapos, do Largo do Bombeador para a Avenida dos Estados, para o sítio “O Laçador”, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho.
O sítio tem seis espaços diferenciados, com as cores do Rio Grande do Sul, em quatro mil m2 de área.
A estátua permanece num espaço elevado, denominado em Coxilha do Laçador. Encontra-se sobre um pedestal de granito de 2,1 metros.

Nota:
- Este cronista estava lá, com sua irmã e o gato Taylor, durante toda a retirada.

Em 01 de janeiro de 2007, no Brasil, Brasília (DF), Luiz Inácio Lula da Silva (01.01.2007/ 01.01. 2011) assume a presidência da República sendo reeleito em eleição direta para seu segundo mandato, Partido dos Trabalhadores – PT, vice José Alencar.
Assume em grande popularidade jamais vista no Brasil, derrota o ex-governador de São Paulo Geraldo Alkimin (PSDB). Continua as mudanças, mas não radicais da economia e estrutura, mas também a corrupção e o empreguismo partidário.

Em 01 de janeiro de 2007, em Porto Alegre, toma posse no Palácio Farroupilha à primeira mulher a governar o Estado do Rio Grande do Sul a Sra. Ieda Crucius (PSDB), assumindo seu posto no Palácio Piratini, vencendo o agora ex-governador Germano Rigotto (PMDB).

Em 2007, no Brasil, a Bolsa de Valores está em polvorosa, com uma super valorização prevista por analistas e gurus da economia, uma grande furada, milhões de investidores perderam seu dinheiro seguindo estes conselhos.
Das 115 empresas brasileiras que abriram o capital desde 2004, 99 valem menos que no dia da ida à Bolsa de Valores.
A crise formada por uma bolha afetará o mundo econômico em efeito cascata.
Profetas e gurus se tornam célebres mesmo quando não acertam suas previsões.
Conforme o pensador inglês Thomas Mauthus:
- A população mundial cresceria em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos evoluiria em progressão aritmética.
Conforme Karl Marx:
- O capitalismo será inexoravelmente substituído pelo comunismo.

Em 2008, em Porto Alegre, as obras do Programa Integrado Sócio Ambiental – PISA ganham maior impulso com a construção das estações e canalização do duto forçado para a futura estação de tratamento de esgotos na Serraria, duto que segue por terra da antiga Usina do Gasômetro até o Arroio Cavalhada, e sob o Lago Guaíba da Estação do Arroio Cavalhada até a Serraria na zona sul.

Em 2008, em Porto Alegre, correu a lista para a Emenda Popular para a barragem de candidatos ficha suja as eleições, também assinei esta lista na Esquina Democrática em 2008.
Com mais de 1.3 milhões de assinaturas de cidadãos de todo o Brasil, foi alterada a forma e votada na Câmara a conhecida Lei da Ficha Limpa, foi aprovada, sendo levada ao STF para análise de sua aplicabilidade já nas eleições de 2010 ou a partir de 2012, após empate 5 a 5, venceu 2012.

Em 17 de setembro de 2008, em Porto Alegre, a governadora Ieda Crusius revelou a um interlocutor que certa vez já governadora, pediu uma varredura em seu gabinete. Três agentes da Polícia Federal apareceram para a inspeção e disseram nada ter encontrado. Foi à deixa para ela brincar com o assessor:
- “Bem se já não estava grampeada, acabei de ser.”
Ieda considera a Polícia Federal do Rio Grande do Sul um feudo que age sob forte influência de Tarso Genro, seu adversário político e ministro da Justiça.

- Já dentro do PT quem tem que se cuidar é Tarso Genro, com a decisão de voltar com força total em 2009 de José Dirceu, seu adversário ideológico dentro do partido, tentando disputar poder dentro do PT – Partido dos Trabalhadores.

Em 2009, em Porto Alegre, a expressão “Avatar” (ser e viver outra pessoa) chegou com força total.
80 anos veio o cinema falado,
70 anos o filme colorido,
E só agora o mundo vive uma revolução tão grande: - a avalanche do 3D.
Em pouco tempo os filmes em duas dimensões vão parecer algo tão arcaico quanto o cinema mudo.
As salas em shoppings da cidade se multiplicam.

- Em 2009, nos EUA a freqüência no cinema ficou em 1 bilhão de espectadores, mas inferior aos anos 1930 e 1940, quando ainda sem TV a freqüência era de 4 a 5 bilhões.
Em 2009 foram 15 produções 3D contra 517 da indústria toda, o 3D foram responsáveis por 30% da receita com apenas 15 filmes.

- O mérito do 3D moderno é ser livre de imagens borradas, é tão realista quanto sair andando na rua. Apareceu em 2005 e explodiu em 2009 e está fazendo com o cinema quando da chegada do filme colorido.
As primeiras superproduções coloridas do século XX foram filmes infantis, Branca de Neve (1937 e o Mágico de Oz (1939).
Com o 3D não foi diferente, Chicken Little (o pioneiro, 2005), Era do Gelo 3 (2009), UP (2009).
Em 1939, a superprodução colorida para adultos E o Vento levou.
Em 2009, veio a super produção Avatar, com apelo também para adulto. Em breve a estréia 3D no mundo dos filmes de arte.
Mas a festa do cinema 3D tem seus dias contados, pois a indústria acaba de lançar a TV 3D, e a luta vai começar denovo para tirar as pessoas de casa.

Em 15 de abril de 2009, na Europa, França, Brigitte Bardot, “símbolo sexual” dos anos 60, defende os “Gatos” da Redenção (Parque Farroupilha), para evitar que ONG deixe espaço no parque de Porto Alegre

- A polêmica sobre os gatos abandonados no Parque da Redenção ultrapassou os debates na Capital e ganhou repercussão internacional.
Na tentativa de evitar que a prefeitura retire o espaço dedicado a cuidar dos animais recolhidos na área, a organização não governamental (ONG) defensora dos felinos recebeu o apoio da Fundação Brigitte Bardot.
A instituição, fundada pela atriz, é uma das mais conceituadas mundialmente em defesa dos animais.
A entidade soube da dificuldade do movimento gaúcho por um e-mail enviado na semana passada, depois de a Secretaria Municipal do Meio Ambiente determinar a desocupação da área até hoje. A prefeitura tomou a decisão motivada pelas reclamações de pais que levam os filhos ao playground e encontravam os brinquedos cobertos com a sujeira dos bichos. (Matéria e fotos publicadas na Zero Hora de 15 de abril de 2009, Página 31 e Contracapa)

Distribuição de Renda
Em junho de 2009, no Brasil, entre seis regiões metropolitanas pelo IPEA, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, a Região Metropolitana de Porto Alegre foi a que apresentou menor número de habitantes em condição de pobreza: - 25,7%.
É a menor desigualdade social, fato que indica menor concentração de renda.

Em 03 de setembro de 2009, em Porto Alegre, saiu a lista das cidades brasileiras que mais oferecem recipientes e transporte para coleta seletiva do lixo.
Porto Alegre (RS) está empatado com Curitiba (PR) com 100% da população atendida, onde apenas 7% das cidades brasileiras são atendidas.

  Continua na Parte XVIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário