Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






sábado, 24 de março de 2012

Porto Alegre - 2010 à 2020 - Parte XVIII (Em Montagem)

Cronologia- 2010/2020
Parte XVIII

2010
A primeira década

- Porto Alegre é um museu a céu aberto, poucos, mas bons exemplares dos mais diferentes estilos arquitetônicos dos últimos séculos, concentrados principalmente no Centro da cidade e nos bairros mais antigos, como Moinhos de Vento, Azenha, Medianeira, Glória, Floresta, Navegantes, Auxiliadora e Petrópolis.
Toda a modernidade que atualmente é diária chega à cidade quase que automaticamente, sintomas da globalização, assim como todos os vícios e modismos.

Em 2010, em Porto Alegre, as ruínas do pujante Estaleiro Só e Cia. (Estaleiro Só S.A.), fundado em 1870 e fechado em 1995, na Ponta do Mello, na zona sul, são derrubadas para a construção de um grande empreendimento imobiliário o Pontal do Estaleiro, que mudará a fisionomia da orla do Guaíba e da cidade.

Em 2010, em Porto Alegre, já tem 650 mil carros, quase 1 carro para cada 2 pessoas.

Em agosto de 2010, em Porto Alegre, é vendido o Estádio dos Eucaliptos, do Sport Club Internacional, no Menino Deus para a empresa Melnick e Even das 11 que disputaram. O preço final foi de R$ 28 milhões, dinheiro depositado para a reforma do Estádio Beira Rio, direcionado a Copa do Mundo FIFA 2014.

Em 03 de outubro de 2010, em Porto Alegre, em primeiro turno, é eleito Tarso Genro do PT, como governador do Estado do Rio Grande do Sul, a atual governadora Ieda Crusius, não conseguiu se reeleger.
A chamada publicitária de Tarso:

“Rio Grande do Sul, do Brasil, do Mundo, vamos com Tarso governador!”

Em 03 de outubro de 2010, no Brasil, São Paulo, o palhaço Tiririca conhecido nacionalmente, nome artístico do humorista Francisco Oliveira Silva, 45 anos, do PR – Partido da República, foi o candidato mais votado no país para deputado federal pelo estado de São Paulo, eleito, levando uma penca de seu partido.
Seus slogans de campanha:
“Vote em Tiririca, pior que tá não fica”.

“Você sabe o que faz um deputado federal? - Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”.

Em 31 de outubro de 2010, no Brasil, nas eleições em segundo turno é eleita a primeira mulher Presidente do Brasil, Sra. Dilma Roussef, natural de Minas Gerais, Partido dos Trabalhadores – PT.

- Em 1973, Dilma Roussef muda-se para Porto Alegre e se casa com o ex-deputado gaúcho Carlos Araújo, onde morava na zona sul de Porto Alegre, na Villa Assunção, filiada ao PDT, onde assumiu cargos no Governo Estadual e Municipal e depois foi para o PT, onde acabou primeiro Ministra das Minas e Energia e depois Ministra Chefe da Casa Civil do governo do PT, por escolha a cabresto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o saudoso Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e Getúlio Vargas, foi eleita Presidente da República.

Jingle:
 “Meu Brasil, ta querendo Dilma,
Meu Brasil, ta querendo continuar,
Na força, na raça,
O povo te abraça,
Agora é a vez, da Dilma mulher!”

Foi derrotado o ex-governador José Serra, na sua segunda eleição, no segundo turno.

Jingle:
“Verde, amarelo, azul, anil,
É a cor da Pátria Amada,
É a cor de José Serra,
Presidente do Brasil!”
---------------------------------------
“Quando se conhece bem uma pessoa,
Logo se sabe que é gente boa,
Com Serra uma certeza a gente tem,
Serra é do Bem! - Serra é do Bem!”

Em 04 de novembro de 2010, no Brasil, o resultado do Censo Nacional – IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirma que a população de Porto Alegre, foi a que menos cresceu entre as capitais brasileiras, apenas 50 mil pessoas em 10 anos, ou 5%.
Porto Alegre: 1.409.532 habitantes.

Em 07 de novembro de 2010, em Porto Alegre, pela primeira vez o Beatle Paul Mackartney faz apresentação em mega-show no Estádio Beira Rio do Sport Club Internacional, show com 3 horas de duração, num português arrastado, com seu sotaque inglês carregado, lendo no vídeo texto, saudou o público:
“Boa Noite, Porto Alegre”

Em 07 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, com grande queima de fogos o Sport Club Internacional fez uma sessão de cinema no Estádio Beira Rio (em obras para a Copa 2014) para mais de 27 mil torcedores assistirem o filme do time e dar o apoio na despedida do Inter rumo a ABUH DAB nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, para disputar a Taça de Campeão do Mundo, pela segunda vez em cinco anos.

Em 07 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, reabre o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na verdade este terminal nada mais é que o antigo Aeroporto Salgado Filho, que não foi demolido após a construção do novo terminal, e agora serve como opção devido a grande demanda, que o novo já na mais suporta.
O Terminal 2 inicia com os vôos da empresa Web Jet, e a partir do dia 15 de dezembro os vôos da empresa Azul, desafogando e dando mais conforte e qualidade de atendimento até a duplicação do novo terminal.

Em 15 de dezembro de 2010, no Brasil, Rio de Janeiro (RJ), o arquiteto Oscar Neimayer, comemora seu aniversário de 103 anos de idade, lúcido e inaugurando o Memorial Oscar Niemayer, obra de sua autoria na cidade de Niterói/RJ.

Em 20 de dezembro de 2010, segunda-feira, pelas 11h00min da manhã, em Porto Alegre, é inaugurada pela governadora Ieda Crucius e demais autoridades o novo Sistema de Travessia Fluvial de Porto Alegre/Guaíba através de catamaram sobre o Guaíba, depois de 50 anos desativado sem a disposição do serviço a população.
Com saída do Porto de Porto Alegre junto a Estação Mercado do Trensurb até o trapiche na cidade de Guaíba. Serão duas embarcações, com capacidade de 120 lugares, ar condicionado, TV, poltronas e sistema de segurança, farão 28 viagens diárias a partir de março de 2011, depois de muitos testes e construção das estações.

Nota:
- Este cronista pôde verificar in loco o acontecimento, onde vi a passagem da embarcação das autoridades e dois barcos do comboio, 1 da Brigada Militar (Corpo de Bombeiros), 1 com as TV’s, pois moro em frente ao Guaíba na Assunção.

Em 22 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, a governadora Ieda Crusius assina portaria de inícios das obras do projeto de estruturação e reurbanização do Caís do Porto de Porto Alegre.

Em 25 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, jantar em Família, este cronista, Mãe, Irmã e Sobrinho.
Feliz Natal.
Semana muito quente, mas normal em Porto Alegre.
Em 31 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, Feliz Ano Novo, este cronista e família acabaram de jantar, o qual fui o gourmet, tudo muito bom, agora 22h49min no horário de verão. Vamos ver o que a cidade vai proporcionar na Usina do Gasômetro.
Viva e seja Feliz – Bem Vindo 2011!

Em 31 de dezembro de 2010, 23h00min, em Porto Alegre continua o descaso:
- As Praias do Guaíba, continuam sujas, mal cuidadas, além das águas poluídas, a quantidade de lixo jogado de todas as partes da cidade e rios abaixo, e ainda a incompetência da Prefeitura e seu departamento de limpeza urbana na manutenção do espaço de orla.
Se Porto Alegre fosse uma cidade balneária e turística morreria de fome, compromisso, capricho e responsabilidade.
Qual a dificuldade de se fazer uma grande limpeza da orla com podas, retirada das caliças da beira da praia, nivelar estas praias e depois manter com equipe de limpeza diária, este um dos principais se não o maior cartão postal de Porto Alegre – Veremos.

2011
Tudo Novo, será?

Nota:
- Já temos a resposta, já é 2011, pelo horário de verão, foi realmente incrível o Reveilon 2010 de Porto Alegre, em relação ao que a cidade oferecia anos anteriores, era um mar de gente descendo as ruas em direção a orla, a quantidade de pessoas superou com certeza a expectativa de 70 mil, muitas Famílias, muitas Festas, muito Espumantes, Brindes, Branco e Amarelo...
Paz
“Foi totalmente diferente dos anos anteriores, o palco do show, a queima de fogos foi sobre a Usina e não sobre o Guaíba, 15 minutos de um espetáculo maravilhoso, um show bem feito, e a contagem regressiva do prefeito Fortunati, que de vice é o atual gestor desta cidade. No ano anterior, contei 15 embarcações diversas no Guaíba assistindo as festividades, em 2010 superou com mais de 60 embarcações.”
Parabéns! – Mas pode melhorar e muito.
“Porto Alegre já merece a queima de fogos mais espalhada pela orla junto a Avenida Beira Rio, gerando mais espaço para o público junto ao Guaíba, pois o espaço da Usina é estreito e não comporta o público. A queima de fogos deveria ser em dois pontos, o que tornaria mais incrível o espetáculo. Porto Alegre comporta um grande espetáculo de Reveilon podendo ser destaque do calendário nacional, pela sua localização.”

Em 1º de janeiro de 2011, no Brasil, em Brasília (DF), Dilma Roussef (01.01.2011-01.01.2015), trigésima sexta presidente da República, natural de Minas Gerais, Partido dos Trabalhadores – PT, Vice-Presidente é o deputado federal Michel Temer, atual presidente do PMDB e da Câmara dos Deputados.

- Este cronista acaba de assistir a posse em Brasília (DF), da Sra.Dilma Roussef, vizinha próxima deste cronista, na zona sul de Porto Alegre, agora a primeira mulher Presidente (a) do Brasil, e seu vice Michel Temer e sua esposa Marcela Temer, neste momento 18h58min do horário de verão, a presidenta se dirige ao Itamarati para o coquetel com os dirigentes estrangeiros e convidados, Dilma e família que é nossa vizinha na Vila Assunção, no Bairro Tristeza, em Porto Alegre.
Foi uma grande cerimônia que iniciou às 13h40min, no estilo do Brasil com grandes quebras de protocolo e algumas gafes, a candidata eleita ao sair da Granja do Torto para a posse, uma nuvem negra pairava sobre sua comitiva, com muita chuva a seguindo até o centro da cidade de Brasília para o cerimonial (Esperamos não ser um sinal).
Mas deu tudo certo, carro fechado pela chuva, com a filha ao lado, compromisso dito, assinado, Presidenta e Vice, “... e Defender a Integridade e Independência do Brasil.”
Faixa passada o agora ex-presidente Lula da Silva deixa o Palácio do Planalto e em lágrimas, junto com sua esposa Marisa Letícia vai ao povo e depois como não mais um simples mortal, com a cabeça para fora do carro oficial, acenando, volta a São Caetano do Sul (SP), antes passando no hospital para visita ao ex-vice-presidente José de Alencar (o Zé), que não pode comparecer a despedida do cargo.
Os compromissos com a Nação.

- A primeira mulher a governar o Brasil, não de fato, foi à rainha de Portugal D. Maria I, no Brasil Colônia e Reino Unido, depois foi a Princesa Isabel em forma de regência por várias vezes na ausência de D. Pedro II seu pai, durante o Império do Brasil.

Em 12 de janeiro de 2011, hoje 24h41min, em Porto Alegre, em comercial na TV, a Caixa Econômica Federal S.A., está comemorando 150 anos desde sua criação no Império do Brasil por autorização de S.M.I. D. Pedro II.
Com a apresentação da atriz Glória Pires, a chamada:
Eu estava lá!
Caixa 150 Anos

Em 02 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre, dia da 136ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira da cidade, em seu feriado municipal, com procissão por terra e água.

Em fevereiro de 2011, na África, no Norte e Oriente Médio, iniciou uma nova queda do Muro de Berlim que dividia a população destes países em castas, e ditaduras intermináveis, o povo se mobilizou em uma insurreição e iniciou a destituição um a um seus ditadores, primeiro Tunísia, depois Egito, Líbia, Iêmen, Jordânia, Iraque, Palestina, China, Irã, num grande efeito dominó, cada país reagindo de uma forma ou cedendo aos anseios da população, cada país reage de uma forma, nem todos terão êxito.
Os Estados Unidos como sempre tomam partido só quando do seu interesse, países pequenos ameaçam com força, os médios, via diplomática, os grandes, finge.

Em 05 de março de 2011, sexta-feira, em Porto Alegre, no Teresópolis Tênis Clube, no bairro Teresópolis, teve a volta do Baile Verde e Branco, com o tema: “Piratas do Caribe”, um dos mais animados e tradicionais de todos os tempos no Estado.

Em 05 de março de 2011, em Porto Alegre, a cantora Gretchen desembarcou em Porto Alegre para ser mais uma vez a rainha da bateria da Academia de Samba Praiana, do grupo especial.

Em 06 de março de 2011, sábado, em Porto Alegre, como antigamente, a Banda DK retorna, idealizada pelo professor, teatrólogo e animador cultural Waldemar Moura Lima o “Pernambuco”, abrindo o bom e saudoso Carnaval na Cidade Baixa, com concentração na Rua da República (entre as ruas João Alfredo e José do Patrocínio), onde também é realizada a “Rua do Perdão”, onde com ou sem fantasia, todos brincam. A animação está por conta do grupo de sopro Tabu, o mais tradicional de Porto Alegre. O evento tem apoio da SMC – Secretaria Municipal de Cultura.

Em 07 de março de 2011, domingo, no Brasil, de norte a sul está em festa com o maior Carnaval do Mundo, este ano mais tarde.

Em 08 de março de 2011, terça-feira gorda, no Brasil, dia Internacional da Mulher, Centenário de Maria Bonita eterna companheira do cangaço de Lampião, que com 18 anos abandonou seu marido (primo) e se juntou ao bando.
Em Porto Alegre a Escola de Samba Estado Maior da Restinga se sagrou campeã depois de um carnaval tumultuado cheio de erros e falta de criatividade e capricho.
Em São Paulo (SP), foi campeã a Escola de Samba Vai-Vai, homenageando a superação do grande maestro João Carlos Martins, que tem por ídolo Bach.
No Rio de Janeiro (RJ), no segundo dia de desfile das escolas do foi uma sagração de superação e homenagens União da Ilha e Grande Rio, no amanhecer de hoje a Beija-Flor homenageou o “Rei” Roberto Carlos, os amigos e uma multidão de fãs aguardou a noite toda com muita chuva até a chegada do rei, foi realmente emocionante.

Em 09 de março de 2011, quarta-feira de cinzas, no Brasil, a volta à rotina, ressaca, mas ainda é Carnaval no país, até o próximo domingo.
No julgamento das escolas de samba do Rio de Janeiro deu Beija-Flor e Unidos da Tijuca em segundo seguido de Mangueira.

Em 09 de março de 2011, na América do Norte, nos Estados Unidos, Flórida, o primeiro ônibus espacial, a nave Discovery depois de 39 missões e 27 anos de atividade volta de sua última missão no espaço de 15 dias para reparos junto a Estação Espacial Internacional e será aposentada e colocada em exposição no Parque na Flórida.

- A NASA está encerrando a utilização de ônibus espaciais em missões espaciais, ainda este ano os dois últimos ônibus, Atlantis e Endevor serão aposentados serão utilizados foguetes como a Rússia.

Terminou a festa, vamos para a Quaresma.

Em 10 de março de 2011, às 14h45min, na Ásia, no Japão, aconteceu um grande terremoto de 8.9 seguido de grande tsunami causando grande destruição no norte do território e rompimento da estrutura de duas usinas atômicas de energia, com vazamento radioativo, causando grande apreensão na população, a seqüência de tremores secundários não minimizaram a tragédia, os governos do mundo estão enviando ajuda, e a preocupação é com a nuvem radioativa que se desloca em direção da Rússia.

Em 17 de março de 2011, em Porto Alegre, acontece a Exposição Titanic, no Barra Sul Shopping, com mais de 200 objetos originais recolhidos do fundo mar, em cenário totalmente montado levando as pessoas ao ambiente da época.
Na entrada se recebe um bilhete com o nome de um dos passageiros, na saída se verifica na listagem se esta pessoa viveu ou morreu no evento de 1914.

Em 19 de março de 2011, as 08h14min, no Brasil, Brasília (DF), no Force Air One o presidente dos Estados Unidos Barak Obama sua esposa Michele Obama, 2 filhas, e a sogra, em sua primeira viagem a América do Sul, sendo recebido pelo comandante da Aeronáutica, o evento está cercado de todo o aparato e pompa em cerimônias, em um momento de conflito na África com a autorização da ONU de intervenção na Líbia, durante a reunião com presidenta deu a ordem de ataque a Líbia às 14h.
Recebeu-o na rampa do Palácio do Planalto a presidenta Dilma Roussef.

Em 23 de março de 2011, na América do Norte, Estados Unidos, Los Angeles, morre aos 79 anos a atriz inglesa Elisabeth Taylor conhecida com “Liz Taylor”, por insuficiência cardíaca, seus olhos azuis/violeta inconfundíveis, a última diva e grande ícone de Hollywood, do bom cinema.
Liz, iniciou no cinema da década de 1940, como grande atriz, ganhadora de 2 Oscar’s:
- Disque Butterfild 8 - 1960
- Quem tem mede de Virgínia Woolf? – 1966

Ativista na causa da AIDS desde a morte de seu amigo Rock Hudson, recebeu seu terceiro Oscar pela sua atividade solidarias
Amiga íntima de Michel Jackson, tinha saúde debilitada, problemas com alcolismo e drogas, casada oito vezes (sendo 2 vezes com o ator Richard Burton que conheceu durante a filmagem de Cleópatra (1966), sendo neste filme a primeira atriz a assinar um contrato de 1 milhão de dólares).
Deixou 4 filhos, 10 netos e 4 bisnetos.
Dizia que as pessoas achavam que estava morta, mas estava ali, viva.
Já em cadeira de rodas nos últimos meses, por problema de escoliose nos joelhos, fazia 4 semanas que estava internada.
Disse um de seus filhos Michel Wilding:
- “O mundo ficou melhor com a passagem de minha mãe...”

Liz Taylor é uma Grande Perda, como outros grandes, sai da vida para entrar na História.

26 de março de 2011, sábado, em Porto Alegre, com o tradicional Baile da Cidade no Parque Farroupilha (Redenção) se comemoram os seus 239 anos de elevação a Freguesia de São Francisco das Chagas do Porto dos Casais, com uma semana de eventos diversos para a comunidade. A Rede Zaffari exibiu seu comercial (o mesmo a três anos) em homenagem a cidade, com a música de Porto Alegre, mas é um bom comercial.

Porto Alegre é demais.

Em 05 de abril de 2011, as 09h30min, em Porto Alegre, morre em casa, com a presença da Família o grande jornalista Flávio Alcaraz Gomes (*27.05.1927-05.04.2011+), aos 83 anos, por problemas pulmonares, Colorado, bom cantor (gostava de marchinhas de carnaval), estudioso, com uma memória invejável, “um notável de Porto Alegre para o mundo”, co-fundador e executivo da Rádio Guaíba, como jornalista esteve presente em vários acontecimentos, como correspondente de guerra, em conflitos militares, históricos e esportivos no mundo, era o comandante de famosos programas da nossa agora saudosa TV2 Guaíba do Grupo Caldas Junior, primeiro Programa Agora, depois Programa Flavio Alcaraz Gomes e finalmente Os Guerrilheiros da Notícia, atualmente desempenhava jornalismo na Rádio Guaíba do Grupo Record e na TV Pampa canal 4 da Rede Pampa de Comunicações.
É uma grande perda para a nossa cidade e história.
– Como disse Flávio:
“Não se pode desistir nunca!”
O Papa da Comunicação
Jornalismo, Rádio e Televisão

Nota:
- Este cronista era assíduo telespectador do programa Guerrilheiros da Notícia desde a saudosa TV 2 Guaíba.

Em 09 de abril de 2011, em Porto Alegre, assume como treinador do Sport Club Internacional o ex-jogador ídolo, Paulo Roberto Falcão, pela segunda vez, no lugar de Roth demitido, talvez agora a Rede Globo mostre mais o futebol da cidade, já que Falcão era seu funcionário.

Em 12 de abril de 2011, no Mundo, se comemora os 50 anos da chegada do homem ao espaço, em plena Guerra Fria, a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), enviou o primeiro homem ao espaço Yuri Gagarin, em sua volta ao redor da Terra com duração de 1,30h, onde profere a famosa frase:“A terra é Azul”.

Em 19 de abril de 2011, na América Central, em Cuba, o impossível acontece, pois o tempo passa desde 1959, o líder revolucionário Fidel Castro aparece apoiado com dificuldade ao 6º Congresso do Partido Comunista em Havana para renunciar ao cargo de 1º Secretário Geral do Partido, já afastado da presidência que está nas mãos de seu irmão Raul Castro.
O Congresso Comunista tenta salvar o socialismo na ilha, com uma abertura maior ao capitalismo mais ao estilo chinês, pois o embargo americano a ilha continua.

Willian e Kate

Em 29 de abril de 2011, sexta-feira, hoje, na Europa, Inglaterra, Londres, em dia nublado, aconteceu o casamento do ano ou do inicio do século, entre o Príncipe Willian Phillip Louis e da plebéia Kate Middleton, um acontecimento sé acontece ao menos a cada 30 anos mais de 1 milhão de pessoas participaram do evento e 2 bilhões assistiram pela TV e internet por todo o planeta.
Grande cerimônia com toda a pompa que a circunstância e a Grã-Bretanha exigem.
Na noite de ontem a Rainha Elizabeth II outorgou o título de Duque e Duquesa de Cambridge ao casal, entre outros títulos.
As cerimônias ainda continuem com um jantar de gala na casa do Príncipe Charles, pai de Willian (dois herdeiros diretos ao trono), que se prolongará até a madrugada.
Terminou o segredo, o vestido da noiva, em modelo clássico, dos convidados, muitos chapéus de bons e gostos duvidosos e a Rainha em amarelo. O beijo dos noivos na sacada do Palácio de Bukhenhan, saída surpresa dos noivos após a recepção em carro aberto, tudo perfeito. A pressão agora será por um herdeiro, terão dois anos livres no interior de Gales onde irão morar, antes de voltarem à capital.

Em 29 de abril de 2011, no Brasil, a presidenta da República Dilma Roussef fez seu primeiro pronunciamento a Nação, com a nova marca de seu governo, em comemoração ao 1º de Maio – Dia do Trabalho, que se comemora no domingo, falando de metas, educação profissionalizante, inflação e emprego.
Dilma iniciou o pronunciamento com nova expressão entre os demais ex-presidentes:
“Queridas brasileiras, queridos brasileiros!”

Os outros já disseram:
Getúlio Vargas – Trabalhadores do Brasil.
José Sarney – Brasileiros e Brasileiras.
Collor de Mello – Minha Gente.
FHC – Brasileiros.
Lula – Companheiro e Companheira e Meu Amigo, minha amiga.

Em 01 de maio de 2011, domingo, na Europa, Cidade do Vaticano, adiantando a notícia, pois hoje ainda é sexta-feira, mas neste Dia do Trabalho, o Papa João Paulo II, este grande homem de grande humanidade e fé, será pronunciado beato pelo Papa Bento XVI, que estava vestindo suas vestes para presidir a cerimônia.
Como o povo pediu “Santo Subito” após sua morte para esta vida.

“Osama Bin Laden is Dead”

Em 01 de maio de 2011, domingo, 23h10min dos EUA, na América do Norte, Washington, a CNN Live anuncia a probabilidade do homem mais procurado no mundo pelos Estados Unidos Osama Bin Laden estar morto. Aguarda-se o pronunciamento.
São 23h35min, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama anuncia a nação, a morte de Bin Laden e diz que a luta continua.
Morte nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão, em Abbottabad, em uma mansão de três andares, vigiada, sem telefones ou internet, próximo a uma Academia Militar do Paquistão.
Um ataque planejado por pequeno grupo da inteligência americana, autorizado pelo presidente. Na reação morreram o próprio Osama, um filho, uma mulher usada como escudo e outros ocupantes da mansão, nenhum americano se feriu.
Informações da localização de Osama apareceram em agosto do ano passado, e a localização passou a ser vigiada para a confirmação.
Osama Bin Laden líder da Rede Al-Qaeda era o 17º filho de 52, filho de um rico comerciante saudita de petróleo, e estado no exterior, foi aliado e treinado pela CIA em 1979, para atacar em forma de guerrilha a URSS durante a Guerra do Afeganistão.
Após se volta a seu criador e cria ataques terroristas contra os Estados Unidos, sem o maior sobre as World Trade Center em New York em 11 de setembro de 2001.
O povo cercou a Casa Branca para comemorar o assassinato, como vingança. Foi recomendado aos americanos no exterior a retornar para os EUA até a situação de retaliação aliviar.

Nota:
- Um fato curioso foi a Rede Globo de Televisão, que à 01h08min de segunda-feira, com sua famosa chamada, o pessoal do Fantástico, volta ao ar e anuncia a morte de Osama Bin Laden e que o presidente do EUA iria fazer um pronunciamento as 24h30min local do EUA, só que o presidente já havia feito o pronunciamento a quase uma hora antes, sai do ar em uma mensagem confusa, e volta 10 minutos depois com o pronunciamento do presidente dos EUA, como se ele estivesse acontecendo naquele momento.
Inacreditável, só para não dizer que havia perdido a exclusividade da notícia que já estava sendo transmitida direto pela CNN e Record News, desde a 24h15min do Brasil.
- Como diria Boris Casói – Isto é uma Vergonha!

Em 04 de maio de 2011, na Oceania, Austrália, morre o último herói combatente na Iª Guerra Mundial, o britânico Claude Choules aos 110 anos de idade, naturalizado australiano não imaginava chegar até esta idade, deixou vários filhos e netos, um livro editado, sendo o autor mais velho do mundo.

Em 05 de maio de 2011, no Brasil, Brasília (DF), em um avanço, depois inclusive da Argentina, em um julgamento histórico, o STF – Supremo Tribunal Federal, de onze juízes 6 votos já votaram a favor e a votação continua, para a aprovação do reconhecimento legal da União Homo-afetiva, dando os mesmos direitos aos casais homossexuais dos casais héteros, com a exceção do casamento civil, o STF está legislando no que o Congresso deveria regrar, existe grande protesto dos Evangélicos e da Igreja Católica através da CNBB.

Em 15 de maio de 2011, tarde fria, em Porto Alegre, na final do Campeonato Gaúcho, Sport Club Internacional se sagra Campeão Gaúcho, no Estádio Olímpico diante do Grêmio Football Portoalegrense que iniciou melhor, onde tinha que vencer com a diferença de dois gols. Foi 2 x 3 no regulamentar e 3 x 4 nos pênaltis, ninguém acreditava nem os colorados.
Venceu na casa do adversário o que não acontecia desde 1982, o seu 40º título estadual.
Primeiro título do técnico Paulo Roberto Falcão que recém assumiu o time e já havia perdido a classificação da Taça Libertadores da América. E crise para o técnico do Grêmio Renato Portaluppi, que também perdeu a classificação para a Taça Libertadores da América e agora o Gauchão.
Na cidade e no Estado a festa foi grande nas ruas, e os gremistas se recolheram mais cedo.
Como dizem:
A semelhança entre a morte do Bin Laden e do Grêmio:
- Morreu em casa em frente da família. – É a vida.

Inter: - Renan, Nei, Bolívar, Índio, Juan, Bolatti, Oscar, Guinãzu, Andrezinho, D’Alessandro, Kleber, Leandro Damião, Zé Roberto.
Juiz: - Leandro Vuaden
Gols: - Lúcio (G), Leandro Damião (I), Andrezinho (I) primeiro tempo.
D”Alessandro (I), Borges (G) segundo tempo.

Em 18 de maio de 2011, na manhã, em Porto Alegre, para ser divulgado nos tele-jornais locais ao meio dia (pois tudo é política e mídia), depois da aprovação da União Homoafetiva pelo STF (05.05.2011), um grupo de homossexuais se reuniu na Esquina Democrática (Rua dos Andradas com Avenida Borges de Medeiros) para praticar um “Beijaço” como ato de não discriminação homofóbica e aprovação da PL 122 no Congresso Nacional.
Aprovação, repúdio e muita discussão, mas o caminho é a tolerância.

Em 22 de maio no Ano do Senhor de 2011, Brasil, Bahia de Todos os Santos, cidade de San Salvador, domingo, 17h00, com chuva, dia de Santa Rita, 70 mil pessoas no Parque de Exposição da Bahia, participavam da Cerimônia presidida pelo Cardeal Dom Geraldo Magela enviado do Papa Bento XVI que autorizou em 10.12.2010 a Beatificação da Venerável Serva de Deus Irmã Dulce, Dulce Lopes Pontes, onde o Bispo D. Murilo Krieger pediu autorização ao enviado Papal.
Mulher
Virtuosa
Agora, - Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

- Nascida Maria Rita Lopes Pontes em 26.05.1914 em Salvador (BA), de classe média, pequena e franzina, neta do Dr. Manoel Lopes Pontes, família que já praticava a caridade, desde criança manifestava o interesse com o semelhante, aos mais pobres.
Em dezembro de 1932, aos 18 anos, formou-se Professora, mas vendo a pobreza na cidade baixa em Salvador, viu que só a caridade era o caminho.
Em 1933, no Sergipe, ficou por 18 meses no Convento das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.
Em 1938, faz seus votos e escolhe o nome Irmão Dulce em homenagem a sua mãe.
Iniciou o apostolado na caridade nos Alagados (na Maré) e na Cidade Baixa em Salvador. Depois de muita rejeição e despejos iniciou no galinheiro do próprio Convento sua missão de caridade.
Criou a Associação das Obras Assistenciais da Irmã Dulce, composta de Hospital, creches, ambulatórios, asilos.
Em 1980 teve a visita do Papa João Paulo II que retornou em 1991, quando já estava muito doente e acamada.
Em 13.03.1992, faleceu junto aos que mais amava, a Deus e os outros.
Suas virtudes na Castidade, na Fé, na Esperança, na Caridade.
13 de Agosto será seu dia para veneração.
Em Porto Alegre, assisto neste momento em transmissão nacional a cerimônia de Beatificação via TV Aparecida (59).
Estava presentes autoridades nacionais e eclesiásticas de todo o País, como a presidenta da República Dilma Roussef, o governador da Bahia Jacques Wagner, de São Paulo Geraldo Alckimin, ex-governador José Serra, ACM neto entre outros.
Santo Antônio é a sua inspiração concreta.
Contam:
- Certa vez ao na Feira de São Joaquim onde mendigava, um feirante cuspiu em sua mão. Ela limpou a mão em seu bolso e disse:
-“Este foi para mim.” e estendeu a outra mão e disse:
- “O que vai doar para as minhas crianças”.
A maior Felicidade é fazer o outro Feliz.
“Evangelho sem oração é uma obra morta.”

- Meu agradecimento pessoal a religiosa Célia Caderon, militante brasileira do postulado das causas dos Santos. A Garra, a Visão da Fé, do Conhecimento, na busca da Verdade.

Em 02 de junho de 2011, em Porto Alegre, a Cidade de Patópolis (1975-2011), faz 36 Anos de criação, em formato de maquete de ferromodelismo, coisas deste cronista.
Parabéns

Em 11 de junho de 2011, sábado, na Europa, Inglaterra, Londres, a Rainha da Inglaterra Elisabeth II comemorou, com grande sorriso, junto com seus súditos e família seus 85 anos de idade feitos em abril, com grande desfile militar e apresentação da Força Aérea, como abril é um período chuvoso foi transferido para junho

Em 11 de junho de 2011, sábado, no Brasil, São Paulo, a Associação Bíblica do Brasil comemorou a publicação em 16 anos de 100 milhões de exemplares da Bíblia, o livro mais lido no mundo, o verdadeiro “Best seler”.
Nesta última tiragem especial com duas versões a de 1917 e a atual numa linguagem mais moderna e dinâmica.
No mundo já foram impressos mais de 6 bilhões de exemplares.
- “Pode não ser toda a verdade, mas é um caminho”.

Em 03 de julho de 2011, domingo, em Porto Alegre, aconteceu à comemoração dos 70 Anos da antiga Vila dos Pescadores (atual Villa Guayba), no bairro Assunção, zona sul. Os fundadores ali chegaram em 1941, durante a grande enchente e geraram uma pequena comunidade encravada na Ponta do Dionísio entre os Clubes Veleiros do Sul e Sava Clube, junto à orla do Guaíba.

- Neste mesmo dia foi comemorado os 30 Anos da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, fundada em 28 de junho de 1981, “segundo templo católico em Porto Alegre com invocação a Nossa Senhora dos Navegantes” padroeira de Porto Alegre.

- A comemoração transcorreu com eventos e atividades durante todo o dia, que agregou toda a comunidade, no final da tarde houve missa festiva com coral e confraternização com o bolo de aniversário e entrega de brinquedos para as crianças da comunidade.
O evento teve a presença do prefeito municipal José Fortunatti e sua esposa, vereadores, diretores de entidades municipais e filantrópicas, comissão organizadora, visitantes e a comunidade.
Foi um congraçamento fechado com “Chave de Ouro”, após 70 anos de altos e baixos, com o orgulho e manutenção de suas tradições açorianas.

Em 08 de julho de 201l, fim da manhã, América do Norte, Estados Unidos, Flórida, o “Fim de uma Era”, partiu para o espaço em última viagem em ônibus espacial, a nave Atlantis, com 4 tripulantes, em missão de 12 dias para suprir a Estação Espacial Internacional.
A NASA ficará 3 anos indo de carona com os russos até substituir o ônibus espacial pelo sistema de foguetes bem mais em conta que o valor de 1 bilhão de dólares por missão dos ônibus.
Foram 30 anos, 135 missões, 355 astronautas, e dois acidentes fatais com a nave Challenger (1986) e Columbia (2003), 14 mortos.

Nota:
- Claro que este cronista não estava lá, mas assistiu pela TV Bandeirantes, o inédito acontecimento, que foi revolucionário em seu lançamento, imitado até pelos russos, mas pelo valor de cada missão permaneceram com os foguetes, e agora em seu encerramento, - acho que recuamos, vamos ver!

Em 16 de julho de 2011, sábado, as 20h00min, no Brasil, Estado do Rio de Janeiro, com a presença da presidenta Dilma Roussef e demais autoridades civis e militares foram abertos no Rio de Janeiro, os 5º Jogos Mundiais Militares, com a cerimônia de abertura no Estádio Engenhão, e acendimento da pira por Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, que com 70 anos, estava perfeito e subiu as escadarias com a tocha e ascendeu a pira estilizada. A TV Brasil, faz a cobertura oficial dos jogos. O objetivo do Brasil é ficar no terceiro lugar no quadro de medalhas.

Nota:
- O evento é um pré-treinamento para a Copa do Mundo (2014), e Olimpíadas (2016) ficaram devendo e muito, falta capacidade, estudo, enredo e treinamento principalmente.

Em 19 de julho de 2011, em Porto Alegre, morre de câncer, para surpresa de todos, Clóvis Duarte, professor e apresentador do famoso Câmara 2, na antiga TV Guaíba, depois foi para a TV Pampa no Programa Clóvis Duarte, onde estava.
Foi professor no inicio da década de 1970 do cursinho pré-vestibular IPV, depois foi trabalhar na TV Gaúcha (atual RBS) e nunca mais saiu da televisão.
Vai fazer falta, seu grande sorriso e irreverência. Foi cremado no Crematório São José.

Em 30 de julho de 2011, 15h00min, no Rio de Janeiro, Marina da Glória, em grande evento, onde até o Aeroporto Santos Dumont fechou para a cerimônia, transmitido pela televisão Rede Bandeirantes e Globo.
O Brasil, dá o pontapé inicial para a Copa do Mundo FIFA de Futebol 2014, com o sorteio das chaves para as preliminares da Copa.
Nesta mesma data à 81 anos acontecia a primeira Copa do Mundo em Montevidéu (Uruguai) com partida entre o Uruguai e Argentina.
Depois do discurso de Joseph Blater, presidente da FIFA, foi à vez da presidenta do Brasil Dilma Roussef, são 15h10min, dando as boas vindas a todos os povos do mundo.
Onde Pelé (Edson Arantes do Nascimento) foi homenageado pela presidenta como embaixador oficial da Copa do Mundo, mesmo em atrito com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, estão sentados lado a lado na cerimônia.

Nota:
- Este cronista está assistindo aos discursos e o sorteio.

Em 01 de agosto de 2011, em Porto Alegre, foi entregue o Residencial Urbano Station, na Avenida Azenha, 690, onde funcionou por décadas o Cinema Castello, aquele prédio cinza, um ícone da cidade. Quando o prédio foi vendido demoliram no outro dia, com medo de ser tombado.
Hoje uma torre de 18 andares, sem estética, ocre, mal acabado, construído pela R. Correa Engenharia que nem o nome do antigo cine-teatro preservou.

Em 05 de agosto de 2011, em Porto Alegre, a prefeitura aprovou o projeto Grande Park Eucaliptos, que vai ocupar a área do antigo Estádio dos Eucaliptos (1929-2010) do Sport Club Internacional, no bairro Menino Deus.
Serão erguidas sete torres, com quatro apartamentos por andar, 308 unidades de 3 e 4 dormitórios de alto padrão, alguns com 158 metros de altura. As obras iniciam nos primeiros meses de 2012.
A empreendedora Melnick Even estuda preservar espaço para criar o memorial do “primeiro estádio do Inter” e palco de dois jogos da Copa do Mundo de 1950.

Em 12 de agosto de 2011, hoje sexta-feira, em Porto Alegre, em Assembléia do Orçamento Participativo, para posse dos novos conselheiros e delegados no Palácio do Comércio no Salão dos Espelhos, na Rua dos Andradas, o qual este cronista e um delegado da região sul da cidade. A OP continua sendo o cartão de visita de Porto Alegre.
Foi dito em discurso pelo prefeito José Fortunati – PDT, que hoje em audiência no Palácio Piratini com o governador Tarso Genro e a empresa espanhola vencedora da licitação, que iram iniciar a revitalização do Cais do Porto de Porto Alegre, depois de muitas idas e vindas, altos e baixos, discussões acaloradas e uma campanha através de outdoors espalhados pela cidade preciosando o poder público, o projeto sai do papel. – Ver para crer.

Em 14 de agosto de 2011, em Porto Alegre, a Rua Gonçalo de Carvalho foi considerada a “rua mais linda de todo o Mundo”.

Em 16 de agosto de 2011, terá-feira, 11h00min, em Porto Alegre, em solenidade no canteiro central da Avenida dos Estados, zona norte da Capital, com a presença do Ministro das Cidades Mario Negromonte, o governador Tarso Genro, presidente da Câmara Marco Maia, presidente da Assembléia Adão Villaverde, o prefeito José Fortunarti e o presidente da Trensurb Humberto Kasper, foi iniciada a obra do “Aeromóvel” entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, construção inédita no Brasil, o trajeto será percorrido em 90 segundos.
Construção em via elevada de 998 metros e dois véculos: - um com 150 e outro de 300 lugares, com ar condicionado, acessibilidade, espaço para bagagens e portas automatizadas.

Em 27 de agosto de 2011, sábado, meio-dia, em Porto Alegre, aconteceu um “desabamento de uma obra” de um segmento do sistema de esgoto em construção na cidade, na Hípica, zona sul, onde a laje caiu sobre oito operários, sendo um totalmente concretado. A tragédia mostrou a precariedade no serviço de emergência da cidade, falta de bombeiros, veículos, ambulâncias e assim vai, uma vergonha. Foram 2 mortos e 6 feridos.

Em 28 de agosto de 2011, 22h11min, domingo, este cronista, escutando duas tv’s ao longe na casa, ligadas no Fantástico e na Ulbra, tem notado através das notícias via mídias que algo está acontecndo no mundo, não se sabe bem o que, se é bom ou ruim, mas com certeza é algo novo. Muitas catátrofes, furacões, vulcões, terremotos por toda a parte, até em lugares antes fora da linha. Boas coisas; também acontecem todos os dia. Mas o grande acontecimento, ainda não. Estou olhando 2012, espero que não seja.

Em 27 de agosto de 2011, em Porto Alegre, é comemorado os 50 Anos da Legalidade, a “última guerra dos gaúchos”, levante gaúcho em defesa da posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros, conforme a Constituição.

- Foi um mês de comemorações, por vários canais de TV e Rádio, prestigiados pelo Governo do Estado e Assembléia Legislativa.

Em 29 de agosto de 2011, em Porto Alegre, é re-inaugurada a Galeria Pedro Chaves Barcelos ou “Galeria Chaves” a“ primeira galeria inaugurada na cidade”, na Rua da Praia (Andradas) com um novo projeto de estruturação do ambiente, ganhou, espelhos, escada rolante, solarium de vidro, teto em gesso, novos espaços e lojas, além da restauração de todos os materiais históricos, com sua elegante escadaria liga a Rua da Praia com a Rua José Montaury, concilia o passeio a compra em um ponto resgatado.

Em 11 de setembro de 2011, no Brasil, São Paulo, na cidade de São Paulo se realiza pela primeira vez o Concurso de Miss Universo com a participação das mais lindas mulheres do mundo, com promoção e transmissão exclusiva da Rede Bandeirantes, a gaúcha Priscila Machado de Canoas é a Miss Brasil.

A Grandes Catástrofes iniciam ...

2012

Em 23 de março de 2012, sexta-feira, Brasil, Rio de Janeiro, morre o artista Chico Anysio, às 14h52 da tarde, aos 80 anos.
Ele estava internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde dezembro de 2011, quando deu entrada com pneumonia.

Segundo boletim médico divulgado às 15h50 desta sexta, o humorista não resistiu a uma parada cardiorespiratória. "O falecimento ocorreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar", diz o comunicado enviado pela assessoria de imprensa do hospital.

- A empresária Malga Di Paula, viúva do humorista Chico Anysio - que morreu na tarde desta sexta-feira, 23, vítima de falência múltipla dos órgãos -, comentou, por volta das 5 da manhã deste sábado, 24, a dor que tem sentido pela perda de seu marido. Ela escreveu em seu Twitter: "A dor é dilacerante".

- No fim da noite de sexta-feira, 23, Malga se manifestou, pela primeira vez, sobre a morte. Ela postou no Twitter oficial de Chico Anysio:
"Aproximadamente 15h de hoje os refletores do céu foram ligados... O show de Chico Anysio estava para começar. A plateia? Os anjos aplaudindo em pé...", escreveu.

- A presidente Dilma Rousseff divulgou nota nesta sexta-feira, dia 23, em que destaca os talentos do humorista Chico Anysio, e se solidariza com os parentes e amigos do humorista.

Na nota, a presidente afirma que ele "foi um dos artistas mais brilhantes que o nosso país já produziu".

"O humor de Chico era, ao mesmo tempo, popular e cerebral. Por meio do Coronel Limoeiro e de Pantaleão, retratou o sertanejo. Vestido de Salomé, aconselhou presidentes. Pelo Professor Raimundo, mostrou ao homem comum a importância da escola e da educação. Certa vez, Chico lamentou que a vida chegasse ao fim. Legou, porém, uma imensa e valiosa obra”.

Chico Anísio
- Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no município de Maranguape, Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Aos oito anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde já começou a aparecer seus dons artísticos, ao fazer boas imitações.

Com 14 anos, passou a frequentar programas de calouros em rádios do Rio e São Paulo. Costumava ir ao "Programa Ary Barroso", "Hora do Padre" e "Trabuco", de Vicente Leporace.

Prestou e passou na Faculdade de Direito, mas não cursou. Seu primeiro contrato de trabalho foi na Rádio Guanabara. Por mérito, 15 dias depois de começar já tinha quatro profissões: ator, locutor, redator e comentarista esportivo.

Chico também chegou a fazer novelas, mas preferiu fazer shows e comédias, ao lado de Grande Otelo, Chocolate e Luiz Tito.
Recentemente, fez participações em "Caminho das Índias" (2009), "Pé na Jaca" (2007) e "Sinhá Moça" (2006), todas da Rede Globo.

Alberto Roberto fez muita gente rir.

Na carreira de humorista são mais de 200 personagens.
Começou na televisão em 1957, fazendo o “Professor Raimundo”, na TV Rio.
Em 1969, o humorista foi para a TV Globo, onde consagrou programas como "Chico Anysio Show", "Chico City", "Estados Unidos de Chico City", "Chico Total" e "Escolinha do Professor Raimundo".
Seus personagens como: - Professor Raimundo, Popó, Kori, Pastor Tim Tones, Alberto Roberto, Silva, Salomé, Gaspar, Bozó, Bexiga, Tavares, Urbulino, Nazareno, Dr. Saraiva, Padre Santo, Justo Veríssimo, Haroldo, Painho, Bento Carneiro, Pantaleão, Namit entre muitos outros  que serão eternizados.
Atualmente fazia parte do elenco de "Zorra Total", sendo seu último personahem “Salomé”.

Chico Anísio era ainda pintor, compositor e escritor - lançou 17 livros.

Em 21 de Dewzembro de 2012, no alinhamento dos planetas,
– Alguma coisa irá acontecer?
– Se estivermos aqui, continuamos escrevendo!...

2013
- Em fevereiro de 2013, Asteróide em rota próxima a Terra,
– Estaremos em obras para a Copa do Mundo FIFA.

2014
A Copa em Porto Alegre

Em 2014, Porto Alegre é uma das 12 cidades sedes oficial para a Copa do Mundo de Futebol FIFA que será no Brasil, o Estádio Beira Rio do Sport Club Internacional, reformado, será a arena utilizada para as partidas oficiais.

- Toda a infra-estrutura que acompanha este grande evento está sendo configurado pela Secretaria da Copa de Porto Alegre (Host City).
Fim da Cronologia



Continua na Parte XIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário