Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






sexta-feira, 14 de maio de 2010

Exposição Agropecuária do Menino Deus a Expointer - 1909


 Campos da Redempção
Exposição Estadual 

- A tradição do Estado e da cidade de Porto Alegre em feiras agropecuárias remonta o ano de 1901.

Em 24 de fevereiro de 1901, realiza-se, em pavilhões fechados no Campo da Redenção (atual área do Parque da Redenção) em Porto Alegre, a 1ª Exposição de Produtos do Estado.

- Na feira, foram apresentados bovinos, eqüinos, suínos, produtos agrícolas e industriais e artesanato.

- Há participação de 2,2 mil expositores, representando 57 municípios gaúchos, e público de 67 mil pessoas, números muito expressivos para a época.


Em 1909, a exposição estadual saiu do Parque da Redempção e passou a ser realizada no Prado Rio Grandense, na Rua 13 de Maio (Avenida Getúlio Vargas), onde mais tarde foi construído o Parque de Exposições Menino Deus, atual sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do RS. .
Prado Rio-grandense 
Exposição Agropecuária de
Porto Alegre

Em maio de 1909, promove-se, no Prado Rio-Grandense, a Exposição Agropecuária de Porto Alegre.

- É a primeira feira, no Rio Grande do Sul, com o uso do termo “pecuária” em sua denominação.

EXPOSIÇÃO AGRO-PECUÁRIA – 1909

Lê-se no Correio do Povo:
- Continuam a chegar lotes de gado fino, destinados a figurar na exposição agro-pecuaria. Entre esses lotes, conta-se um vindo da cabaña que o nosso patricio sr. Pedro Velleda possúe na República do Uruguay. O dr. Vasco Bandeira, presidente da commissão organisadora da exposição teve a gentileza de vir, hontem, pessoalmente, e em companhia de seu ajudante de ordens, convidar-nos para a inauguração daquelle certamen, na proxima segunda-feira, 24 do corrente, ao meio-dia.

Parque de Exposição Menino Deus 

Em 1912, monta-se uma estrutura maior para o Parque Menino Deus, devido ao crescente interesse pela exposição estadual.

- Um pavilhão metálico é encomendado a uma indústria inglesa.

Pavilhão Metálico Central

- Em torno do pavilhão são construídas baias e pistas para desfile de animais, galpões para armazenamento de forrageiras e alojamentos para os peões.

Década de 1910:
- O presidente do Estado pretende realizar, em maio do corrente anno, nesta capital, a 2ª Exposição Agro-pecuaria. Devendo continuar, periodicamente, as exposições dessa natureza, o presidente do estado dr. Carlos Barbosa pensa em adquirir, para esse fim, um terreno, no arrabalde do Menino Deus.

Pavilhão Central
2ª Esposição Agropecuária
Postal
 Rua 13 de Maio (Avenida Getúlio Vargas), ao fundo o pavilhão de exposição –  1915

Em 1920, são destacadas, até este ano, as atuações das comissões de Orçamento, Constituição e Justiça e do Planejamento quando da organização de feiras.

- Nessa época, a agropecuária está inserida nas atividades da Secretaria da Fazenda e consta nos levantamentos orçamentários enviados pelos presidentes da província (governadores) e em pareceres da Comissão de Orçamento da Assembléia de Representantes do Rio Grande do Sul.

Em 1929, é instalada, por Getúlio Vargas, então presidente da província (governador do Estado), a Diretoria de Agricultura da Secretaria de Obras Públicas, embrião da futura Secretaria da Agricultura.

Em 26 de junho de 1935, é criada a Secretaria da Agricultura.

Em 1936, a Secretaria da Agricultura é instalada em definitivo.

Em 06 de agosto de 1937, é firmado convênio entre Governo do Estado e Ministério da Agricultura instituindo as “exposições estaduais de animais”.

- As primeiras são realizadas alternadamente em municípios do interior do estado.

Em 1955, são fixados os certames estaduais no Parque Menino Deus.


Arquibancadas e pista de apresentação

Parque de Exposição Menino Deus - década de 1960
Brasileiro Reis atrás do ex-ministro Alberto Hoffmann, discurssando.
Sentados João Goulart e Spolidoro.

- O Parque de Exposições do Menino Deus estava superado fazia muito tempo, mas ninguém tinha a coragem de empreender, ou seja, de criar algo maior de acordo com a importância do setor primário gaúcho.

 Pavilhão Central - 1968

- Com o crescimento da exposição, o Parque Menino Deus tornou-se pequeno demais para as dimensões do evento. Assim foi necessário ampliar a área, fato que definiu a transferência para a cidade de Esteio, com a compra de 64 hectares.

Entre 1967 a 1969, constata-se a incapacidade do Parque do Menino Deus em sediar eventos com a presença de cabanheiros da Argentina e Uruguai.

Parque Estadual de Exposições

- No governo Peracchi Barcelos (de 12 de setembro de 1966 até 15 de março de 1971) foi nomeado Secretário da Agricultura o Dr. Luciano Machado, ex-deputado “da Palmeira das Missões”, um “índio com sangue no olho”, como se diz na minha região para caracterizar os homens de fibra.

- Em razão disso, o Governo do Estado compra, entre oito áreas selecionadas, a Fazenda Kroeff, em Esteio, na época um grande banhado.

Fazenda Kroeff
Arquivo Leo Guerreiro

Vista aérea Fazenda Kroeff
Arquivo Leo Guerreiro

- O Dr. Luciano com o patrocínio do próprio governador lançou mãos à obra, no saneamento da antiga Fazenda Kroeff que era um banhado. As chuvas em excesso impediram que fossem dadas condições de uso à área.

- O Dr. Luciano decidiu que mesmo com instalações precárias, a exposição seria no novo Parque.

- Apesar de protestos de produtores, criticando a mudança para um lugar considerado à época distante, inicia-se a construção pela Secretaria da Agricultura do Parque de Exposição da cidade de Esteio.

Em obras 

Em 29 de setembro de 1970, as instalações do Parque Estadual de Exposições, na cidade de Esteio estavam prontas e foi realizada a 33ª Exposição Estadual de Animais.

Vista aérea do Parque
Cidade de Esteio
Expointer - Exposição Internacional
Em 1972 o parque torna-se sede oficial da feira latino-americana com a denominação de Expointer (Exposição Internacional de Animais), que visa propagar as inovações tecnológicas provenientes do segmento agropecuário e agroindustrial.  Exposições de animais e máquinas, leilões, finais do Freio de Ouro, comidas típicas, feiras de agricultura familiar e artesanato, bem como apresentações culturais, artísticas e folclóricas são algumas das atrações disponíveis na Expointer.

Tem início, assim, o ciclo de exposições com a participação de diversos países, ocorrendo a 1ª Exposição Internacional de Animais.


- Além dos estados de: - São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná, a 1ª Expointer contou com a presença de nações como: - Holanda, França, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Uruguai, Argentina e Chile.

- Nesta primeira edição, em 22 mil metros quadrados de área coberta, a Expointer contabiliza 2,9 mil animais inscritos, de 45 raças.

Em 1974, são doadas pelo governo da então Alemanha Ocidental “três esferas” para o Estado.
Atualmente, as estruturas, que possuem as cores do Rio Grande do Sul, são a marca da Expointer.

As 3 esferas

Em 31 de agosto de 1974, a abertura oficial da 2ª Exposição Internacional de Animais, teve a presença do Presidente da República, o General Ernesto Geisel.


Parque Estadual de Exposições
Assis Brasil

Em 1977, a área recebe nova denominação de Parque de Esteio para Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

- Homenagem a Assis Brasil um dos mais importantes políticos e produtores rurais do Estado no começo do século XX e que, neste mesmo ano, em agosto, tem a memória reverenciada com o título, concedido pelo governo estadual, de “Patrono da Agricultura”.

Em 1980, a abertura oficial da 5ª Exposição Internacional de Animais teve a presença do Presidente da República o General João Batista Figueiredo.

Até 1984, os certames internacionais repetem-se a cada dois anos.

Em 1984, passam a ser realizados anualmente na Expointer os certames internacionais de animais.


Em 1988, ampliam-se as instalações da tribuna de honra do Parque Assis Brasil.

Em 1998, ocorre a ampliação da área total do Parque de Exposições Assis Brasil, passando de 64 para 141 hectares.


Em 1999, a Expointer é marcada por novidades e mudanças significativas.


- Criação de uma logomarca dando identidade visual à feira.


- A implantação do camping dos caminhoneiros, a construção de um anel viário, a flexibilização do horário e do valor do ingresso.

- O total arrecadado pela feira é de R$ 2,81 milhões.

- É realizada a Feira da Agricultura Familiar, com a participação de 30 expositores.

Em 2000, a 23ª Expointer levou 341.738 pessoas ao Parque de Exposições Assis Brasil em nove dias, batendo um novo recorde de visitação diária. A média de pagantes foi de 37.970 ao dia, enquanto na edição passada foi contabilizado um público de 361.541 pessoas em 11 dias, com média de 32.867.

Em 2001, a 24ª edição da Expointer confirma a superação dos valores comercializados no ano passado.


- O balanço apontou um total de R$ 2.282.298,00 e 1.443 animais comercializados, com um valor médio das vendas de R$ 1.581,00.

- Outro recorde da Expointer quebrado este ano foi o de maior número de visitantes em um só dia, constatado no domingo (26), quando estiveram na Feira 60.800 pessoas. Ao todo, entrou no Parque Assis Brasil este ano 325.907 pessoas.

- No setor de máquinas, o volume total de negócios registrado alcançou R$ 30,1 milhões.

- A Feira da Agricultura Familiar, que contou com 56 bancas e 150 expositores de todo o Estado, comercializou um total de R$ 80 mil.

Em 2002, a Expointer chega ao fim com um balanço otimista. A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul (SAA) divulgou no final de tarde de ontem (01) os números parciais da feira. Os R$ 3.064.055,00 superam em 29% o volume comercializado no ano passado.

- Foram 2.502 animais vendidos.

- O total de visitantes foi de 304.519, sendo 218.629 pagantes e 85.890 isentos.

- O setor de máquinas foi o grande destaque da exposição com um crescimento de 245%. O faturamento do setor de máquinas agrícolas chegou a R$ 104 milhões.

Em 2003, registra-se na Expointer público de 620 mil visitantes (203 mil pagantes), arrecadação de R$ 1,3 milhão em bilheteria, comercialização de R$ 4,7 milhões em animais e venda de R$ 216 milhões em máquinas e implementos.


- Pela primeira vez, a feira foi aberta oficialmente por dois presidentes de república, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Jorge Batlle, do Uruguai.

- A Expointer 2003 foi marcada também pela re-inauguração da Casa Branca, sede do Governo do Estado durante a feira.

''Batemos todos os recordes em termos de números em relação às edições passadas e tivemos oportunidade de mostrar a qualidade da nossa genética, a força do setor de maquinário, com espaço especial para a agricultura familiar'', avaliou o governador Germano Rigotto no encerramento da exposição.


Em 15 de setembro de 2003, apenas uma semana depois do término da Expointer, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, e o presidente da comissão executiva da feira, Caio Rocha, reuniram-se, no Parque de Exposições Assis Brasil, com representantes da prefeitura de Esteio e de organizações rurais para dar início à estruturação da feira em 2004.

Em 2004, realiza-se a 27ª edição da Expointer, com presença de 268.934 pagantes e público de 720 mil, o maior da história da feira.

- No ano anterior, foram 207.603 pagantes e público total de 620 mil pessoas.

- O total de animais participantes é de 4.720, superando os 4.537 do ano anterior.
A comercialização de animais chega a R$ 4.749.587,00, dos quais R$ 1.704.340,00 vendidos fora do Parque Assis Brasil.

- No setor de maquinário e implementos agrícolas, o valor total de negócios fica em R$ 218 milhões.

- A agricultura familiar é um dos destaques, com comercialização de R$ 252.239,00 mil, valor que supera em 17,4% a feira anterior.

- O número de estandes de máquinas sobe de 110 para 140, em área de 11 hectares.

Em 2005, registra-se na 28ª Expointer a superação dos números de comercialização da mostra anterior.


- Foram negociados neste ano R$ 6.184.165,50 em exemplares das diferentes raças participantes, contra o total de R$ 4.749.587,00 do ano passado, correspondente a R$ 3.045.247,00 resultantes das vendas dentro do Parque Assis Brasil, em Esteio, onde se realiza a Expointer, e R$ 1.704.340,00 das operações fora do parque.

- O Pavilhão da Agricultura Familiar comercializou nesta feira R$ 286.161,00. Em 2004, foram R$ 252.339,00.

- Na área de Artesanato, as vendas totalizaram R$ 944.850,00, enquanto em 2004 ficaram em R$ 927.676,46.

- Houve menor desempenho apenas na freqüência de público, o que se justifica pela chuva na maior parte dos nove dias da Expointer 2005, e nas vendas do segmento de máquinas e implementos agrícolas. O número de pessoas que passaram pelo Parque Assis Brasil foi de 526 mil pessoas, entre pagantes e não-pagantes. 

Em 2006, registra-se na 29ª Expointer um público de 640 mil visitantes.


- Novamente aconteceu a superação de números, que indicaram uma venda de animais no valor de R$ 7.232.467,00.

- Na Agricultura Familiar foram comercializados R$ 449.592,00.

- Nos expositores de artesanato alcançaram o faturamento de R$ 1.087.351,20.

Em 2007, realiza-se a 30ª Expointer com mais uma superação de dados, como o de público, com 695 mil visitantes e um faturamento total de R$ 175.036.502,00, equivalente a U$ 89.167.855,00 pela venda de animais, comercialização de máquinas e suplementos e outros. Foram realizados nos nove dias da feira 416 eventos.

Em 2008, a Expointer  encerra um recorde em vendas. Vendas de animais, máquinas, implementos agrícolas, artesanato e produtos da agricultura familiar totalizaram R$ 383,5 milhões – 191,2% maior do que a edição anterior.

- O setor de máquinas e implementos agrícolas foi o maior responsável pelo incremento nas vendas, com R$ 370,37 milhões, um acréscimo de 208,35% em relação a 2007.

- Os animais também foram destaque na 31ª Expointer, com a venda de R$ 10,65 milhões, valor 10,27% maior do que em 2007.

- Em artesanato, foram comercializados R$ 1,91 milhão, 43,16% mais do que em 2007 (R$ 1,33 milhão).

- Os produtos da Agricultura Familiar totalizaram R$ 800 mil, volume 35% maior que os R$ 591 mil da edição passada.

- O público visitante totalizou 435 mil pessoas. Participaram da feira representações de nove países: - Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Peru, Reino Unido e Uruguai.

Em 2009, o faturamento total da Expointer chega à marca de R$ 1.144.280,00. São 4.316 animais participantes e um público total de 561 mil pessoas. 


- O setor de máquinas comercializou cerca de R$827,5 milhões, correspondendo à venda de 15 colheitadeiras e 230 tratores.

- As vendas de animais alcançaram R$14 milhões.

- A Feira da agricultura familiar atingiu um montante de R$800 mil.

- O Pavilhão do Artesanato comercializou R$1,05 milhão.

Em 2010, com 2,2 mil expositores e mais de 5 mil animais expostos, a feira destacou-se pelos números de comercialização e pela mostra de produtos da melhor genética gaúcha.


- Cerca de 420 mil pessoas visitaram a exposição.

- No setor de máquinas foram comercializados R$ 795 milhões.

- A comercialização de animais alcançou R$ 8,39 milhões.

- No pavilhão da Agricultura Familiar os 166 estandes comercializaram R$ 1,03 milhão, cerca de 30% a mais se comparado ao ano anterior.

Em 03 de setembro de 2010, a Expointer contou com a visita do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, porém não participou na inauguração oficial.

Em 2011, registra-se na Expointer um público de 456.365 mil pagantes. Foram comercializados 2.147 animais com uma comercialização de R$ 11.719.240,00. O setor de máquinas alcançou o valor de R$ 834.700.000,00.


- A Feira da Agricultura Familiar comercializou R$ 1.050.000,00.

- A grande inovação da feira foi “sistema informatizado de acesso ao parque” que garantiu uma entrada segura, ágil e eficiente aos visitantes e expositores.

- O valor arrecadado com a bilheteria atingiu o montante de R$ 2.184.684,00.

Em 02 de setembro de 2011, a inauguração oficial da feira, contou com a presença da presidenta da república Dilma Rousseff.

Em 2012, a 35ª Expointer, realizada de 25 de agosto a 02 de setembro, consolidou o evento como a maior feira da agropecuária da América Latina e uma das maiores do mundo.


- Os números finais da comercialização, que totalizaram R$ 2.036.286.825,60, se constituem em novo recorde para o evento.

- Entre máquinas e implementos agrícolas, comércio, agricultura familiar, artesanato e animais, foram 2.228 expositores neste ano.

- A Expointer  deu destaque ao tema “Irrigação” e o resultado foi altamente positivo segundo os organizadores. O espaço dedicado ao setor foi ocupado por 11 empresas que juntas comercializaram 297 equipamentos. A soma dos investimentos indica que as vendas totalizam 56 milhões e setecentos mil reais.

Em 2013, a 36ª edição da Expointer confirmou o slogan que diz: “É hora de festejar o nosso crescimento”


- O aumento de 62% na comercialização total – de R$ 2,036 bilhões para R$ 3,292 bilhões em 2013 - e de 460% de financiamento de projetos de irrigação – de R$ 56 milhões para R$ 314 milhões - é reflexo da integração entre políticas públicas e os bons momentos dos setores produtivos do campo. 

- Novamente, a “Quadra da Irrigação” foi destaque.

- O volume de negócios registrado com equipamentos de irrigação teve um crescimento de 460% em relação ao ano anterior. Conforme levantamento efetuado pelo programa Mais Água, Mais Renda, foram encaminhados 468 contratos, representando uma movimentação financeira de R$ 314 milhões.

Em 2014,

Em 2015, realiza-se a 38ª Expointer, no Parque Assis Brasil.

O Parque Assis Brasil conta com estrutura:
- 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos
- 70 mil metros quadrados de área para exposição
- 10 mil vagas para estacionamento interno com seguro, distribuidas da Seguinte forma:
- 400 no Portão 4 - Autoridades;
- 500 no Portão 5 - Expositores e Imprensa;
- 3.450 no Portão 10 - Expositores e Imprensa;
- 250 no Portão 11 - Expositores (área de camping);
- 3.600 no Portão 15 - Visitantes;
- 1.800 no Portão 16 - Expositores do SIMERS;
- Postos médicos para atendimento ao público, localizados nas quadras 04 e 36
- 19 locais para julgamentos
- 9 locais para leilões
- Restaurantes e lancherias
- Auditórios
- Agências Bancárias
- Telefones públicos

- Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário