Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






domingo, 21 de março de 2010

Novos Ângulos de Porto Alegre

PORTO ALEGRE - RS
Novos Ângulos

O nascimento da bela capital e seus vários nomes
Antes de ser considerada cidade, Porto Alegre teve quatro nomes: 
Porto de Viamão (1732), 
Porto do Dorneles (1740),
Porto dos Casais ou Porto de São Francisco dos Casais (1772) e 
Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1773).



Primeiro Avião  primeiro aeroplano a fazer um sobre vôo sobre Porto Alegre em 1911.
***
***
Primeiro Parque – Primeira urbanização foi feita no atual Parque Paulo Gama (Recanto Roseiral) na década de 1900. Localizado no Campo do Bom Fim, que passou a se chamar Campo da Redempção (como o parque é chamado até hoje), em homenagem ao movimento popular de libertação dos escravos em Porto Alegre, 1884. Em 19 de setembro de 1935, passou-se a chamar Parque Farroupilha, após a realização da Exposição em comemoração ao centenário Farroupilha, depois de feito o ajardinamento e drenagem do local e dividida em praças.
***
Exposição Farroupilha de 1935
***
Abastecimento de Água – Em 1861 foi fundada a Companhia Hidráulica Porto-alegrense, que começou a abastecer a cidade com água potável alguns anos depois, com a complantação do sistema que levava água em encanamentos de ferro desde o Arroio Dilúvio até o reservatório construído na Praça da Matriz.
***
Hidráulica Wasserleitung
***

Hidráulica Guaybense
***
Chafarizes de Porto Alegre, Fonte não nomeia apenas uma vertente d’água ou uma bica. É o termo técnico que se usa para certos objetos em ferro fundido, produzidos em um ponto bem específico do nordeste da França e muito cobiçados aos tempos da Belle Époque, cem anos atrás. As chamadas fontes de arte (ou fontes d’art, no francês) eram peças decorativas, feito estátuas, ou que conjugavam a condição ornamental, escultórica, com algum fim utilitário, como bebedouros, chafarizes, luminárias e vasos.
***
O charariz no centro foi o primeiro Monumento de Porto Alegre, junto a Praça da Matriz - déc. 1860
***
Àqueles tempos, entre fins do século 19 e os primeiros anos do século 20, antes da I Guerra, o Ocidente todo tinha ambições parisienses. Copiava ou importava da capital francesa tudo quanto denotasse civilidade: a literatura, a pintura, a cozinha, os modos, as sensibilidades, o imaginário. Foi nesse espírito que as fontes d’art se espalharam pelo mundo. Havia fundições na Inglaterra, na Escócia e na África, mas as mais charmosas, as mais desejadas, eram as do Haute-Marne, na região francesa de Champagne-Ardenne. Dali, as esculturas de ferro eram levadas a outras cidades da Europa, aos Estados Unidos e à América do Sul.
***
Nenhum lugar do Brasil importou tantas fontes como o Rio de Janeiro do Segundo Reinado. Auguste Glaziou, engenheiro e paisagista francês contratado pela Coroa, desenhou uma série de praças e jardins e os fez enfeitar com peças de ferro fundido, sobretudo da fundição Val d’Osne. O exemplo que se tornou clássico é o Chafariz Monroe, na Cinelândia, frequentemente saudado como um dos mais bonitos do mundo. Ainda hoje, com cerca de 200 peças preservadas, a capital fluminense disputa com Buenos Aires (na Argentina) e Cidade do México (no México) o título de metrópole – fora da França – com maior número de fontes.
***
Também o Sul do Brasil fez vir esse gênero de obra de arte.
 José Francisco Alves, é um dos maiores especialistas em arte pública no Rio Grande do Sul. Em 2004, publicou o livro A Escultura Pública de Porto Alegre, resultante de sua dissertação de mestrado no Instituto de Artes da UFRGS.
***
A figura egípcia que está no pátio do Palácio Piratini, as luminárias do saguão da Biblioteca Pública do Estado, os garotinhos gorduchos que servem de candelabro na entrada da Escola Ernesto Dornelles, o Chafariz do Menino com a Concha, na Redenção, em Porto Alegre. O que a pesquisa revela é que todas essas obras, tão diversas na aparência, têm uma fonte comum. São encomendas feitas entre as décadas de 1870 e 1920 ao Haute-Marne. Algumas, para a fundição Val d’Osne, mas a maioria, para a Fundição Antoine Durenne.
***
Outra novidade diz respeito não exatamente à existência desse tipo de obra, mas a sua desaparição. Durante o inventário, Francisco Alves descobriu que Porto Alegre já teve sete chafarizes de ferro fundido, portentosos, elegantes, imponentes.
***
Litografia Balduin Rohrig relativa a visita de D. Pedro II em 1865
***
O chafariz em ferro fundido compreendia oito ninfas na base e quatro figuras na base acima, em frente a Santa Casa foi instalado em 1866 pela Companhia Hidráulica Porto-Alegrense - 1888
***
Chafariz Imperial em frente ao Chalé da Praça XV - 1910
***
***
Peça do Catálogo da Fundição Francesa Durrene, com a peça que existia em Porto Alegre e desapareu
***
Chafariz Imperial no Recanto Europeu no Parque Farroupilha - foto década de 50
***
Extrato: Os Cafarizes da Ponte de Pedra
Tínhamos antigamente três chafarizes espalhados pela cidade, qual ela ainda apresentava o aspecto de um povoado nascente. De todos eles o que prendia a atenção era o do Riacho pouco adiante da Ponte de Pedra, pela originalidade de seu estilo simples, na estremidade de uma alameda, que era um encanto pelas belas árvores bem copadas, quer bafejavam nos ares. Essa construção era única em seu gênero. Descia-se uns dez ou doze degraus de lage onde encontravam diversas torneiras de metal, enfileiradas em baixo, na parede húmida do fundo. Desde o romper do dia até um pedaço da noite era um motu contínuo de pretas minas que desciam e subiam a escadaria cantarolando de barril à cabeça.
Mal ia escurecendo, começava a romaria do alto da rua da Igreja (rua Duque de Caxias) para a alameda do Riacho. Eram magotes de moças e rapazes que iam alegres e contentes da vida, tomar à fresca ali naquele delicioso retiro.
***
Ponte de Pedra - década de 1900
***
O mais antigo Prédio Residencial – O Solar dos Câmara na Rua Duque de Caxias foi construído em 1818. Com 1.290 metros quarados, o Solar de estilo colonial português foi tombado em 1963. Atualmente pertence à Assembléia Legislativa e abriga o serviço de documentação, sendo usado também para recitais e exposição de artes.
***
Portão do Solar
***
Primeira Igreja – A Catedral Metropolitana foi construída em 1794 em homenagem a N. Sra. Mãe de Deus, mas a antiga Matriz foi derrubada durante a década de 20, no seu lugar foi construida a grande Catedral, mas a primeira igreja foi em homenagem a São Francisco na atual rua da Praia junto ao Porto de Viamão no século XVIII.
***
Igreja Matriz
***
Capela do Divino, junto a igreja Matriz
***
Igreja das Dores iniciou em 1807, e só foi concluída em 1904.
***
Ainda sem as torres, primeira metade de 1800
***
Final século XIX
***
Primeiro Hospital – Começou a construção das enfermarias da Santa Casa de Misericórdia, antes chamada de Hospital de Caridade, em 1803. Em 1826 recebia seus primeiros enfermos.
***
Santa Casa de Misericórdia, junto a igreja Senhor dos Passos, década de 1900
***
O Prédio mais antigo – Construído na época da fundação de Porto Alegre o prédio em estilo colonial situado ao lado do Palácio Piratini, foi concluído em 1790. Em 1860 foi reformado para a construção do segundo piso. De 1835 a 1967 foi sede da Assembléia Legislativa. Em 1981 foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, conhecido como Casa Rosada.
***
Casa Rosada - século XIX
***
Primeira linha de Trem – Em 14 de abril de 1874 foi inaugurado os primeiros 33,7 quilômetros de estrada férrea ligando Porto Alegre a São Leopoldo. A estação na capital ficava na hoje Voluntários da Pátria esquina com Conceição.
Estação de Porto Alegre
***
Primeira Estação de Porto Alegre, em madeira importada da Alemanha, era prédio gêmeo a estação de São Leopoldo, com a demolição de Porto Alegre para construção de uma nova estação, as partes em madeiras foram utilizadas na estação de São Leopoldo, pois se encaixavam.
***

Trem na estação
***
Construção da nova estação no Caminho Novo atual rua Voluntários da Pátria)
***
Estação concluída
***
Primeiro Gre-nal – Aconteceu no dia 18 de julho de 1909 no campo do Grêmio. O juiz da partida foi Waldemar Bronberg, e o placar foi de 10x0 para o Grêmio.
***
Grêmio e Internacional - 1909
***
Primeiro Teatro – O Theatro São Pedro foi inaugurado em 1858, além de teatro foi cinema. Deteriorado na década de 70, passou por um longo período de reforma, reabrindo somente em 1984, sob administração da fundação do Theatro São Pedro.
***
1876
***
Primeiro Banco – Banco da Província do Rio Grande do Sul, que começou a funcionar em 1858, com dinheiro local.
***
Sede Rua da Praia com Rua Gal. Câmara
***

O Banco da Província do Rio Grande do Sul foi a primeira instituição bancária regular do Estado. Idealizado em 1854, o empreendimento de capital local, só foi instalado efetivamente em 1º de julho de 1858. Foram seus fundadores os empresários ligados ao comércio, comendador João Batista Ferreira de Azevedo, José Antonio Coelho Junior e Lopo Gonçalves Bastos. No início, cinco funcionários tocavam as suas operações em prédio alugado, na esquina das ruas da Praia e Bragança (atual Marechal Floriano). Depois, cresceu e mudou-se para a Rua da Praia, esquina da rua General Câmara (foto). Em 1973, se fundiu com o Banco Nacional do Comércio e o Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco), formando o Banco Sul Brasileiro; depois, Meridional, que viria a ser incorporado pelo multinacional Santander. Sua última sede ficava na rua 7 de Setembro, esquina com a rua Uruguai.
Fonte: Guia Histórico de Porto Alegre. Sergio da Costa Franco.
HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO
Pesquisa e edição: DIRCEU CHIRIVINO | chirivino@correiodopovo.com.br
No dia 1º de setembro de 1909 não houve edição do Correio do Povo.
BANCO DA PROVINCIA

***
 Década de 1920
***
A FESTA DO JUBILEU
Hontem, desde cedo, a digna directoria do Banco da Provincia, começou a receber grande numero de visitas, telegrammas, cartas e cartões de congratulações por motivo do 50º anniversario da fundação desse antigo e poderoso estabalecimento de crédito. A’s 11 horas da manhã, os nossos amigos Antonio Ribeiro de Vasconcellos, contador, e Santos Pardelhas, escripturario, vieram, em comissão, ao nosso escriptorio, entregar-nos as valiosas espórtulas com que o Banco da Provincia e os seus funccionarios resolveram concorrer a subscrição aberta pelo Correio do Povo em favor da Santa Casa de Misericordia. Em seguida, a mesma commissão foi, em nome da directoria, apresentar cumprimentos ao sr. Henrique da Silva, um dos fundadores do Banco da Provincia, e fazer-lhe entrega da seguinte expressiva carta:
'Ilm. Sr. Antero H. da Silva.
A directoria do Banco da Provincia do Rio Grande do Sul, commemorando, hoje, o 50º anniversário da installação do estabelecimento, não póde deixar de enviar effusivas congratulações ao único sobrevivente dos beneméritos fundadores da poderosa instituição de crédito que tanto honra á praça de Porto Alegre e ao Estado do Rio Grande do Sul. Com protestos de estima e subida consideração, subscreve-se. De v.s. admiradores e criados. – Pelo Banco da Provincia do Rio Grande do Sul, os directores: Frederico Dexheimer – Manoel Carvalho da Costa.'
Ao meio dia, encerrado o expediente do banco, foi servido lauto almoço ao seu pessoal. A mesa, em fórma de U, estava artisticamente preparada, e a ella tomaram assento os membros da directoria e da commissão fiscal e todos os demais funccionarios do estabelecimento. Iniciada a serie de brindes, fizeram uso da palavra os srs. Santos Antonio Vasconcellos e Nabuco Varejão.
No pavimento superior do edificio, foi inaugurado o salão de honra, com vistosos quadros, onde se vêem os retratos do pessoal do Banco da Provincia na matriz desta capital e nas filiaes de Pelotas e do Rio Grande. Esse salão será destinado ás sessões de assembléa geral dos accionistas do banco. Além desse, ha ali outros compartimentos, agora destinados aos directores e ao advogado do banco. No pavimento térreo, as salas onde actualmente trabalha a directoria passarão a ser occupadas pelas secções de contabilidade e de correspondência.
A’ noite, o vasto edificio do banco foi illuminado e adornado com gosto, externa e internamente. Nas fachadas do edificio que, como se sabe, em frente para as ruas 7 de Setembro e General Câmara, ostentavam-se três poderosos focos de luz electrica. No salão de honra do predio, reuniram-se, em agradavel festa intima, os directores e demais funccionarios do banco, com suas exmas. famílias.
A’s 9 horas, teve inicio um bem organisado sarau, com a execução de obras de F. Thomé, Massenet, G. Silvestri, Beriot, Verdi, C. Munier, Carlos Gomes e G. Junqueiro.
Foi servida profusa mesa de doces e liquidos ás pessoas presentes.
Em frente ao edificio do banco, tocou durante a tarde e á noite, banda de musica do 1º batalhão da brigada militar.
Foram enviados ao banco os seguintes mimos: pelos srs. Fraeb Nieckele & C., uma linda corbeille de rosas; pelo sr. João Vicente Friederichs, uma artística columna com uma estatueta allegorica; pelo sr. Nicoláu Rosso, três bonitos centros de mesa com vinhos generosos; pelo sr. Jacintho Ferrari, um delicado ramilhete de flores naturaes.
Um dos quadros hontem inaugurados no salão de honra do banco é de grandes dimensões, e, além dos retratos do pessoal do estabelecimento, contém os originaes de varias notas de papel moeda emitido por essa instituição de crédito há 40 anos. O trabalho artístico foi caprichosamente executado na Photographia Ferrari.
A digna directoria do banco e seus esforçados auxiliares cumularam de fidalgas gentilezas todas as pessoas que hontem foram levar-lhes felicitações. Entre elles, recebeu muitas congratulações o nosso amigo major Ildefonso Mora, que é o mais antigo dos empregados do Banco da Provincia.
Correio do Povo, 2 de julho de 1908
A grafia de época está preservada nos textos acima


***
Primeiro Jornal – Diário de Porto Alegre, de 1827, apoiado pelo presidente da província brigadeiro Salvador José Maciel. Seu redator foi inicialmente João Inácio da Cunha que trouxe do Rio de Janeiro dois franceses desertores da tropa do general argentino Carlos Maria de Alvear, que pretendeu invadir o Brasil: Claude Dubreuil e Estivalet, respectivamente impressor e tipógrafo na França para operar uma antiga tipografia comprada pelo então presidente da provínciaJoão Oliveira e Daun, em 1822. O Diário de Porto Alegre foi um jornal de características controversas, oscilando entre a favor e contra o governo. Com seu reduzido formato, pouco mais do que um cartaz, de magro conteúdo, continha assuntos da vida corriqueira misturados com publicações oficiais.
***
Diária de Porto Alegre, 05 de novembro 1827
***
Primeira cidade brasileira a Abolir a Escravatura – Foi na manhã de 12 de agosto de 1884, um grupo de pessoas caminhou pela Rua da Praia, batendo de casa em casa e pedindo aos donos que libertassem seus escravos.
Em 1887, às vésperas da Lei Áurea Porto Alegre tinha apenas 58 escravos.
***
***
***
***

Primeiro Estádio de Futebol – O Grêmio foi fundado em 1903 e teve sua quadra de esportes na baixada da Rua Mostardeiros, até construir o Estádio Olímpico, em 1954.
Era, na época, o maior estádio construído no Brasil.
***
A residência branca pertence a Família Maragno
***
A casa branca localizada na Rua Mostardeiro, 475, é mesmo do tempo da Baixada dos Moinhos de Vento. 

A casa que hoje tem vista para o Parcão. O estádio do Grêmio, que ficava entre as ruas Mostardeiro e Dona Laura, foi desativado no começo dos anos 50.
***

Estádio da Baixada 13.10.1903 do Grêmio Foot-ball Porto-alegrense
***
Grenal em 26.06.1912, placar 6X0 para o Grêmio
***
O primeiro Sismo ou tremor de terra relatado, o centro de Porto Alegre já foi chacoalhado por um terremoto. Segundo o historiador Francisco Riopardense de Macedo, o raro fenômeno ocorreu em janeiro ou fevereiro de 1811. A desinformada população, que em 1803 chegara aos 12 mil, atribuiu o fato a causas sobrenaturais.
***
Times de Futebol de Porto Alegre, que fizeram a raça e as glórias do início do século XX.
***
Fuss Ball Club Porto Alegrense - 1903

Gremio Foot-ball Porto Alegrense - 1903
***
***
Sport Club Americano - 1912

***
Sport Club Internacional - 1909

***
Esporte Clube Cruzeiro - 1913
***
Esporte Clube São José - 1913
***
Grêmio Sportivo Força e Luz - 1921
***
Gremio Esportivo Renner - 1931
***
Nacional Atlético Clube - 1937
***
Porto Alegre Futebol Clube - 2006
***
***
Primeiro Mercado – Mercado Público Central inaugurado em 1869., apenas com o piso térreo e quatro torres. Apresenta a mesma aparência externa de hoje desde 1913, após um incêndio que atrapalhou as obras do segundo piso.
***
1890, sem o andar superor
***
Já com o andar superior construído em 1912 - 1924
***
Telefone – Em 1886 começaram a instalação dos serviços telefônicos, a primeira lista telefônica de Porto Alegre foi publicada na segunda página do Jornal "A Federação", no dia 16 de setembro de 1886. Ela trazia apenas o nome dos 72 donos de telefone da cidade. 
***
Companhia Telefônica, Rua do Riachuelo esquina com Rua Gal. Câmara, local atual da Biblioteca Pública do Estado - 1870
***
D. Pedro II tomou conhecimento da invenção de Graham Bell em 1876, em uma exposição na Filadélfia, em que se comemorava o centenário da independência dos Estados Unidos. Interessado no trabalho do físico escocês (sim, Graham Bell era físico e era escocês!), D. Pedro quis experimentá-lo. Ao segurar o telefone, pôde escutar Bell declamando Shakespeare e ficou espantado. Daí surgiu a famosa frase: “Meu Deus, isto fala!”, proferida pelo imperador do Brasil na ocasião.
O primeiro telefone chegou ao Brasil em 1877, um ano após a Exposição do Centenário dos Estados Unidos. Segundo o Museu do Telefone da Telesp, há dúvidas sobre onde foi instalado o primeiro aparelho: uma versão afirma que foi na casa comercial “O Grande Mágico”, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, ligando a loja ao quartel do Corpo de Bombeiros; outra versão diz que o primeiro aparelho foi um presente que D. Pedro II teria recebido de Graham Bell, com uma linha do Palácio de São Cristóvão até o centro da cidade.
Telefone
Bell apresentou o telefone em um estande bastante simples para o que seria um recurso tão importante no século XX. Na Exposição do Centenário, na Filadélfia, Graham Bell não pôde reservar um bom lugar para expor seu invento. Graças a um de seus financiadores – um dos comissários da exposição – Bell conseguiu um espaço a tempo. Mas teve que se contentar com uma singela mesinha, na área do Departamento de Educação de Massachusetts.
Com o pouco espaço que lhe coube, por pouco o invento de Graham Bell não passou despercebido. A exposição já estava no final quando a comissão julgadora passou pelo estande onde ficava o telefone. D. Pedro II fazia parte da comissão e já conhecia o trabalho de Bell como professor de surdos-mudos. Foi o único a se interessar pelo telefone e pediu uma demonstração. O resto, você já sabe: “Meu Deus, isto fala!”
Não fosse por isto, talvez, Graham Bell ainda teria que esperar algum tempo até obter reconhecimento por sua maravilhosa invenção.
Curiosidades
Concorrência entre funerárias impulsiona criação de central automática, Almon Brown Strowger era um empresário do setor funerário que levava muito jeito para criação de aparelhos elétricos e telegráficos. Sua principal invenção se deu por causa da esperteza da mulher de seu concorrente no ramo. Ela era telefonista e, sempre que recebia pedidos de ligação para a funerária de Strowger, “por acaso” não conseguia completar a ligação. Para acabar com as “falhas técnicas” que lhe tirava muitos clientes, Strowger criou em 1892 a central telefônica automática, a primeira do mundo, com apenas 56 telefones.
A primeira central telefônica automática do Brasil chega em 1922. Instalada em Porto Alegre, é a terceira do mundo, depois de Chicago e Nova York.
Ninguém quer telefone?
O telefone demorou para ser aceito e compreendido, até se tornar indispensável. No início do século XX, por exemplo, a maioria da população ainda não tinha uma clara noção do que mudaria na sociedade após esta invenção.
Telefone
Exemplo disto foi o problema das companhias telefônicas, que enfrentaram um duro caminho até começarem a ter rentabilidade no negócio. Para que o serviço de telefonia se tornasse mais popular, era comum que a companhia oferecesse telefones às residências, gratuitamente. A experiência muitas vezes era frustrante: o aparelho costumava ser devolvido por qualquer motivo que incomodasse o indivíduo.
***

54FOTO1.JPG
Companhia Telefônica Rio-Grandense
Companhia Telephonica – A Companhia Telephonica Rio-Grandense (empreza Ganzo, Durruty & C.) começou, hontem, a distribuir folhetos contendo a lista dos seus assignantes e as instrucções para o uso de seus aparelhos. Já que a nova empreza entra em funccionamento regular, devemos advertil-a de que precisa de organizar o seu serviço, de modo a poder elle preencher os seus fins, o que agora não succede. Ao contrário, tal como está, esse serviço chega a tornar-se até prejudicial, como ainda hontem tivemos occasião de observar mesmo comnosco. As ligações são dadas com extraordinaria demora, e, não raro, cortadas inesperadamente, quando os assignantes ainda estão se communicando; os chamados, para o centro, não são attendidos; as operadoras começam, outras vezes, a importunar os assignantes com chamados em falso, etc. Esperamos que tudo isso seja melhorado, em a nova phase que a empreza vae iniciar. 
***
Primeiros Bondes – Em 1873, a Companhia Carris de Ferro Porto-alegrense implantou linhas de bondes puxados a burro. O primeiro bonde partia da Av. João Pessoa em direção ao Bairro Menino Deus. O ciclo de bondes de tração animal durou cerca de 30 anos.
***
As primeiras linhas de bonde elétrico começaram a funcionar em 1908, através da Companhia Força e Luz. Eram 35 carros com 32 lugares e dois carros de dois andares para 64 passageiros. Em 1926, apareceram os primeiros ônibus, operando em quase todos os bairros e fazendo concorrência aos bondes, que foram tirados de circulação em 1970.
***
Inauguração da linha Menino Deus com parelha de burros
***
Bonde Imperial, conhecido também como "chopp-duplo", Porto Alegre foi a única cidade do Brasil a utilizar este modelo de bonde - 1906
***
Década de 1940
***
Primeira Banda, A Banda Municipal de Porto Alegrefoi fundada em 1925 pelo Intendente Otávio Rocha, que encarregou os professores José Acorsi e José Andrade Neves de organizarem uma banda dentro dos moldes europeus. Seu primeiro regente, José Leonardi, foi trazido da Itália, e era formado pelo Conservatório de Palermo. Os componentes, entre os quais diversos músicos italianos e argentinos, prestaram concurso para integrarem a Banda. Inicialmente o conjunto tinha sessenta figuras, representando todas as famílias de instrumentos usados nas grandes bandas, estes músicos mais tarde deram origem também a OSPA-Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
***
Apresentação no Parque Farroupilha - 1935
***
Primeira Orquestra, a OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a segunda orquestra mais antiga do país, foi fundada em 1950, tendo a sua frente o maestro Pablo Komlós, regente húngaro que a dirigiu até 1978, responsável pela permanência, solidificação e prestígio adquirido pela orquestra gaúcha em todo o País. A partir do falecimento de Pablo Komlós, a OSPA teve como regentes titulares, os maestros David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Cláudio Ribeiro e Íon Bressan. Atualmente, seu Diretor Artístico e Regente Titular é o maestro Isaac Karabtchevsky.
***
OSPA
***
Primeiro Auditório, na praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, construído em 19 de novembro de 1927, foi transferido em 1963 para o Parque Farroupilha para a construção do novo prédio da Assembléia Legislativa.
***
Concha acústica
***
Auditório, década de 1930
***
Novo Auditório Araujo Viana - 1996
***
Primeira Praça – Praça da Alfândega, antes Praça da Quitanda, 1783.
Na praça foi construído, e depois destruído, o velho prédio da Alfândega. No local, os “quitandeiros” vendiam suas mercadorias, próximo ao cais.
***
Praça da Quitanda com o chafariz Imperial junto ao prédio da Alfândega, década de 1860
***
Escadaria do cais atrás do prédio da antiga Alfândega, hoje enterrada dentro da praça - 1899
***
Década de 1930
***
Década de 1960
***
Praça da Matriz, Praça Marechal Deodoro
***
Século XIX
***
***
***
Iluminação Pública – Em 1834 foram instalados os primeiros lampiões nas ruas da cidade. Eram inicialmente 200 lampiões, presos por ferragens a fachadas das casas, utilizando azeite de baleia como combustível. Mais tarde foram utilizados os lampiões a querosene e depois, os combustores de gás. As lâmpadas elétricas começaram a surgir a partir de 1917, por meio das três usinas da cidade: Municipal, Força e Luz e Fiat Lux.
***
Ascenderores de lampeões
***
Usina da Cia. Força e Luz, sede da rua 7 de Setembro com rua João Manoel
***
Antigo Poste à Gaz
***
Carro de serviço da CEEE
***
Primeiro Automóvel – Os irmãos Grecco donos do cinema Apolo foram os primeiros a adquirirem carro na capital gaúcha. Importado da França, o De Dion Bouton foi o primeiro automóvel a circular pelas ruas de Porto Alegre, como os donos não sabiam dirigir, a única pessoa que sabia dirigir estava preso na cadeia pública, foi solto para servir ao Sr. Grecco.
***
***
Primeira Rua – A Rua dos Andradas (Rua da Praia) é a mais antiga de Porto Alegre. Pode-se dizer que foi o berço da cidade. Os açorianos que chegaram na região, em 1752, desembarcaram no ancoradouro da sesmaria de Jerônimo de Ornellas. O compositor Alberto do Canto assim descreveu: “A Rua da Praia que não tem praia, que não tem rio, onde as sereias andam de saias e não de maiô. A Rua da Praia do jornaleiro e do camelô...”.
***
Subida da Andradas - 1865
***
1888
***
Largo dos Medeiros - 24.01.1906
***
Primeiro Colégio – Americano. Tem sua origem na modesta escola chamada Colégio Evangélico Misto, em 1885.
***
***
Primeiro Cinema – O primeiro cinema que ainda existe no mesmo local (Rua dos Andradas, “Rua da Praia”, em frente a Praça da Alfândega) foi o Guarany, em 1913. Mas em 1909 já existiam três cinemas: o Variedades, o Smart Salão e o Recreio Ideal.
***
Cine Guarany, a esquerda e Farmácia Carvalho à direita - 1914
***
Ilustres, Getúlio Vargas, Borges de Medeiros, Julio de Castilhos.
***
Celebridades, grandes foram as celebridades portoalegrense, Ieda Maria Vargas (Miss Universo 1963), Elis Regina, Walter D'Avila.
***
Paragens do Riacho Sabão - O prolongamento da “Praia do Arsenal” (atual Gen. Salustiano) na direção do sul, era constituído pela “Praia do Riacho”.
***
Praia do Riacho
***
O “Riacho” era a denominação dada ao “Arroio Dilúvio”, pois, um dos seus braços atravessava a antiga “rua Larga”, hoje Santa Cecília. Pois o “Riacho” ia desembocar no Guaíba naquelas alturas. Outrora o local era bastante aprazível. Ao cair da tarde, grupos de moças e rapazes desciam a “Lomba do Liceu” (rua Mal. Floriano Peixoto) e se dirigiam para as margens do Riacho.
Diz Aquiles Porto Alegre, que nas margens havia mato espesso, que dava ao local um ar de roça. As águas do Riacho eram límpidas, cristalinas e não apresentavam os detritos e sujeiras, que as poluiriam mais tarde, já que suas margens eram praticamente despovoadas.
Desaparecera o chafariz sito no fim de uma alameda de árvores.
***
Na primeira administração do Prefeito José Loureiro da Silva, o Riacho foi atulhado e saneado, desaparecendo aquele repositório de imundícies, inclusive o antigo casario, que o ladeava na “Rua da Margem”. Hoje, um corredor estreito, “ terra de ninguém”, atrás do Pão dos Pobres, lembra seu leito, corredor que desemboca diante de um edifício da Rua da República que, no outro lado, foi construído sobre o leito do Dilúvio.
***
Retificação do arroio
***
Desaparecendo o Diluvio, também sumiu um dos ângulos preferidos pelos pintores, que retrataram a cidade antiga, inclusive o grande pintor argentino Ceferino Carnaccini, que fixou em suas telas o velho casario e a ponte, telas que possuímos em nossa pinacoteca.
***
Feira na margem do Riacho próximo a Ponte de Pedra, início século XX
***
Inundações, Aterros e o Arroio

Eventualmente o Guaíba saía do seu leito e inundava ruas, praças e avenidas.
Para por cobro a essa impertinente mania do rio, o Governo do Estado passou a estudar a possibilidade de detê-lo com um grande e monumental cais.
E assim Borges de Medeiros, em meados de 1911, iniciou esse porto que hoje temos. Imagine-se apenas que suas margens ordinárias vinham aí pela praça da Alfândega, fundos do Palácio Municipal, e uma boa parte da rua que ainda hoje tem um nome que o lembra – Rua da Praia!
***
Praça da Alfândega, enchente - 1941
***
Mais tarde outros aterros foram feitos e construíu-se o cais Marcílio Dias. E ainda há pouco, no governo Brizola, criou-se mesmo um bairro inteiro – Praia de Belas -, com terras do fundo do rio, a despeito do rio, diminuindo o rio, encurtando seu leito e beleza.
***
Menor, dentro dos seus limites que cada vez mais se estreitam, o Guaíba pouco a pouco vai sentindo a civilizadora mão do homem.
O velho Riacho do Sabão, também conhecido como Arroio Dilúvio, o mais grosso braço esquerdo do rio, agora está saneadoramente retificado, deixou de malandrear nessa baixada entre o antigo morro da Praia e o necropólico morro da Azenha, e perdeu a sua infatigável mania de assustar os velhos bairros da cidade com suas enxurradas e inundações.
***
Atual
***
Nem mais se vê aquele indefectível exército de lavadeiras às suas margens, negras novas ou idosas, que com o colorido das suas vestes davam singular e pitoresco aspecto às suas águas barrentas.
***
Antigo Riacho Sabão passando atrás da Rua da Margem (atual rua João Alfredo) e rua Praia de Belas e Pão dos Pobres
***
Barcos de pescadores na margem do antigo Riacho - 1910
***
Aquele velho, imundo, turvo e barrento Arroio do Sabão, cheio de curvas e meandros, com salgueiros e arbustos, sem limites e composturas, foi domado e ora apresenta-se para disputar, muito breve, um dos mais belos espetáculos da engenharia fluvial do nosso tempo. Mal suspeita-se o que será, daqui a alguns anos, a urbanização ao longo dessa maravilhosa canalização do perdulário arroio.
***
Praça Garibaldi, margens do Riacho
***
Naquele tempo, ele, malgrado com o grande número de voltas, vinha, de modo geral, na direção leste-oeste, cruzava a ponte da Azenha, fazia um enorme saco aí pelas proximidades da rua Arlindo – era a famigerada Ilhota -, acercava-se da praça Garibaldi e, de lá, depois de passar pelos arcos da ponte do Menino Deus, seguia em sentido noroeste, mais ou menos paralelo à rua da Margem, tomando aí o nome pitoresco de Riachinho até chegar na famosa e poética Ponte de Pedra, que, em tempos mais remotos ainda, era o coração dum bosque.
***
Pontilhão sobre a curva que o rio fazia formando a "ilhota"
***
Agora, está imprensado entre muros de pedra, perdeu o encantado Riachinho, mas em compensação cruza o novo bairro de Praia de Belas, e será domado por outra nova e arquitetônica ponte de cimento, antes de despejar as suas águas em pleno estuário do Guaíba.
***
Visita do governador Walter Jobim às obras de desvio e canalização do Arroio Dilúvio
***
Visita do Ministro Souza Lima às obras de desvio e canalização do Arroio Dilúvio
***
O rio Invadido, os Aterros

O rio estava em seu lugar. Eis senão quando a cidade resolveu invadi-lo, na base do fato consumado. Começaram, então, os intempestivos e abusivos aterros, ou seja, a ocupação do rio, pela cidade. Não tendo como defender-se, na medida das agressões de que passou a ser vitima, desde o inicio do século, o rio vem conseguindo, promover algumas enchentes, nem sempre com resultados satisfatórios, a não ser em 1941, quando teve ensejo, de providenciar numa inundação quase diluviana.
O Imperialismo da cidade, no engolimento do rio, só encontra paralelo nas antigas conquistas.
***
A idéia de Loureiro da Silva era apenas fazer uma avenida ao longo da margem do rio, para facilitar o trânsito e valorizar a zona sul, como área residencial, conservando-se assim, a então maravilhosa enseada, desde o Cristal até a outrora donairosa Praia de Belas.
Terminaram fazendo um aterro “holandês”, o que corresponde a uma caríssima, antinatural e inflacionária “fabricação” de terra firme, em prejuízo do rio e, principalmente, da paisagem, isto num lugar em que pode faltar tudo, menos terra.
***
Aterro na região da Praia de Belas
***
As Lavadeiras e as paragens do Riacho

Também em fins do século passado, do lado direito de quem atravessa a ponte para as bandas do “Monumento aos Açorianos”, do escultor Gustavo Tenius (chamado de paliteiro” por um cronista desta praça), sem dúvida, o mais representativo da moderna escultura em praças de Porto Alegre, foram construídas várias casas, estilo “chalet suiço”, comuns ao fim do último e do inicio do atual século. Num deles a “estação de Ferro do Riacho” tinha suas instalações, de onde partia o trenzinho da Tristeza (...) Costeando a “Praia do Riacho”, existia uma espécie de muralha (....) Essas paragens eram o paraíso da “lavadeira especializada” de autrefois, pois em diversas fotos da cidade antiga elas são vistas lavando a roupa na “Praia do Riacho”. Essas precursoras das modernas lavanderias da cidade, foram tragadas pelo chamado progresso. Antigamente era comum as lavadeiras irem até às portas das residências e levarem a roupa suja para a ensaboarem no rio Guaíba, isso numa época em que a poluição nem sonhava em compuscar as águas límpidas do rio e tão menos do Riacho. Era comum vê-las carregando a trouxa de roupa na cabeça, num equilíbrio herdado das antigas escravas ou das índias, não saberíamos precisá-lo.
***

Lavadeiras no Lago Guaíba (1910)
***
A História de Porto Alegre
A região onde se localiza Porto Alegre foi habitada pelos índios Guaranis.
***
Em 1732 Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos, natural da Ilha da Madeira, Portugal, recebeu a sesmaria que ficava junto às margens da "Lagoa de Viamão" (Rio Guaíba = Guaybe, para os Guaranis), tendo estabelecido aí um sítio. Em 1740 foi-lhe concedida a carta de posse da área do Porto de Viamão, que veio a ser chamada, depois, de "Porto do Dornelles". Construiu uma casa no alto do Morro Santana e trouxe seus parentes e agregados, criando uma comunidade de aproximadamente 100 pessoas.
***
No final de 1751, também provenientes dos Açores, chegaram sessenta casais que com seus filhos formavam um grupo de aproximadamente 300 pessoas. Desembarcaram no Porto do Dornelles, indo instalar-se no Morro Santana e adjacências. Como o local era carente de água, deslocaram-se para as margens da Lagoa de Viamão, estabelecendo chácaras próximas ao povoado e estâncias um pouco mais longe. Assim, de uma pequena colônia de imigrantes açorianos, que se estabeleceram na Ponta de Pedra, dentro da Sesmaria de Santana, capitaneada por Jerônimo de Ornellas e Vasconcellos, nascia Porto Alegre. A partir de então, a localidade começou a ser chamada de Porto dos Casais, ou Porto de São Francisco dos Casais.
***
Porto Alegre nasceu de uma pequena colônia de imigrantes açorianos, que se estabeleceram na Ponta de Pedra em 1752, dentro da Sesmaria de Santana, capitaneada por Jerônimo de Ornellas e Vasconcellos. A partir daí, a localidade começou a ser chamada de Porto dos Casais.
***
Em 1763 os castelhanos, comandados por Don Pedro Cevallos, governador de Buenos Aires, invadem o Rio Grande do Sul e tomam a cidade de Rio grande. Neste ano, as populações portuguesas do norte do estado migram para a região de Viamão e Porto dos Casais.
***
Em 26 de março de 1772, um edital eclesiástico divide a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão em duas. O antigo Porto dos Casais se transforma na Freguesia de São Francisco. Quase um ano depois, em 18 de janeiro de 1773, um novo edital rebatiza a pequena povoação, que passa a se chamar de Madre de Deus de Porto Alegre. O então o governador da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, José Marcelino de Figueiredo, ordena a transferência da Câmara Municipal de Viamão para Porto Alegre. A antiga colônia açoriana se transformava na capital da província. Além de centro administrativo, a cidade se transforma em área militar. Paliçadas de madeira são construídas em torno da cidade. As estreitas ruas da Porto Alegre colonial são projetadas como um labirinto, possuindo nítido caráter defensivo. A modesta capital prospera e, em 1804, a Coroa Portuguesa instala a primeira alfândega do rio grande do Sul.
***
Contudo, se passaria algum tempo, até que o modesto núcleo urbano se transforma-se em vila, em 1809, e depois cidade, em 1822.
***
Porto Alegre nos primeiros anos do século XIX, foi um dos primeiros núcleos urbanos de apoio as forças portuguesas, instaladas no Delta do Jacuí, que desbravaram o interior do Rio Grande do Sul. Além de centro comercial, administrativo e militar, a cidade também oferecia serviços de estaleiros. As embarcações portuguesas, alem de se abastecerem com víveres, também podiam fazer pequenos reparos no casco e no velame.
***
Entre 1822 e 1835, cidade se desenvolve. A conquista das áreas meridionais do Brasil e as campanhas portuguesas trazem a Porto Alegre novos contingentes militares. É a época da construção dos grandes casarões coloniais portugueses na cidade, como por exemplo, o Solar dos Câmara e outros prédios administrativos no mesmo estilo.
***
Em 1835, o Rio Grande do Sul mergulha em uma guerra de caráter libertário. Veteranos das campanhas das Guerras do Prata, aliados a Guarda Nacional e outros descontentes se organizam em uma milícia, que foi chamado posteriormente, Farroupilha. Porto Alegre se encontrava fortificada, mas isso não impediu que em 20 de setembro de 1835, esta fosse invadida pelas tropas rebeldes.
***
Os Imperiais retomaram a cidade em 1836 e, que a partir de então, sofreria três intermináveis cercos até o ano de 1838. Foi a resistência a esses cercos, que deram o título a cidade de "Mui Leal e Valorosa". Apesar do inchaço populacional daqueles tempos, a cidade só voltaria a crescer sua malha urbana após 1845. A guerra não impediu que três anos antes, o primeiro Mercado Público fosse construído, organizando o comércio nas áreas centrais.
***
São anos prósperos, época em que os primeiros imigrantes alemães e italianos desembarcam na capital, instalando restaurantes, pensões, pequenas manufaturas, olarias, alambiques e diversos estabelecimentos comerciais.
***
A Guerra do Paraguai (1865/70), transforma a capital gaúcha na cidade mais próxima do teatro de operações. A cidade recebe dinheiro do governo central, além de serviço telegráfico, novos estaleiros, quartéis, melhorias na área portuária, além da construção do primeiro andar do novo Mercado Público.
***
O fim da campanha do Paraguai faz o Império do Brasil mergulhar numa crise política - administrativa. O governo perdia lentamente o controle sobre as comunidades de escravos, e em 1884, o governo municipal liberta os cativos da cidade. Era a preparação para o advento da República em 1889.
***
Estes primeiros governos republicanos - que no Rio Grande do Sul seguiam a filosofia positivista de Augusto Comte - deixaram profundas marcas na capital gaúcha. Estes homens acreditavam numa sociedade comandada pela ditadura do presidencialismo, pelos homens íntegros e sábios. Grandes quantidades de prédios públicos são construídos nessa época, ornados com magnífica estatuária simbólica positivista. A preocupação desse grupo político com as benfeitorias e melhorias do espaço urbano vai transformar o antigo aspecto colonial da cidade. Existe uma enorme preocupação com o saneamento das áreas centrais. São destruídos os cortiços e os mal conservados prédios do centro. Durante as administrações republicanas(1889 a 1940), foram instalados na cidade a eletricidade, a iluminação pública, rede de esgotos, transporte elétrico, água encanada, as primeiras faculdades, hospitais, ambulância, a telefonia, industrias, o rádio desenvolvidos uma série de planos diretores, alguns dos quais implantados décadas depois, como o Plano Maciel de Melhorias de 1914, que seria viabilizado só nas décadas de 30 e 40.
***
A cidade a partir da década de 40 assume, definitivamente, seu caráter de centro administrativo, comercial, industrial e financeiro do estado. Os animais de carga, que dominavam o cenário urbano, são substituídos pelos modernos automóveis. São anos de ampliação das malhas viária da cidade. São abertas na cidades grandes avenidas, como a Farrapos, a Borges de Medeiros e a Salgado Filho. Outras são pavimentadas, como a Azenha e a João Pessoa.
***
A expansão do centro urbano, então, começava a se direcionar para as áreas sul e norte da península. Nas décadas de 60 e 70, grandes obras viárias são feitas na capital. São construídos os viadutos da Borges de Medeiros, da João Pessoa, o Ubirici, Tiradentes e Ildo Meneghetti. Essas obras melhoraram o fluxo de veículos na área densamente povoada da capital.
***
Significado do Brasão
Por volta de 1730 chamava-se Porto de Viamão, depois (1740) Porto dos Dorneles e em 1752 Porto dos casais. Mais tarde (1772) passou a se chamar Porto de São Francisco dos Casais. Um ano depois (1773) muda para Nossa Senhora Madre Deus de Porto Alegre. Em 1809, o nome da capital é trocado para Vila de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre e, em 1822, para Cidade de Porto Alegre. Em 1841 passa a se chamar Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre.

O brasão de Porto Alegre
Foi desenhado por Francisco Bellanca e aprovado pela Lei no. 1030, de 22 de janeiro de 1953. Durante a gestão do Prefeito Ildo Meneghetti foi mandado confeccionar o brasão de Porto Alegre, através da Lei no. 1947.

Significados símbolos apresentados:
A cruz de Cristo - Recorda a origem cristã e portuguesa da nossa gente, foi usada na época dos descobrimentos.

O Portão Colonial - Era o marco da entrada da cidade. Ele existiu em Porto Alegre, foi construído em 1773 quando José Marcelino de Figueiredo transportou a capital da Capitania de São Pedro.Relembra a organização da cidade, pois era fechado às 22 horas, separando o centro da cidade dos arrabaldes.
A vida da cidade passou a acontecer a partir do Largo do Portão, em suas imediações construiu-se a Santa Casa de Misericórdia, e a Praça do Portão passou a denominar-se em 1873 Praça General Marques e, em 1912, Conde do Porto Alegre. O Portão Colonial também relembra a instalação do Clero, do Senado, da Câmara e da Justiça.
Sustentado por um paliçal e assentado sobre um filete de outro que representa o solo rico da cidade, pois todo o terreno era plantado, agricultado e repleto de granito do qual saiu a maioria dos pedestais que sustentam os monumentos de Porto Alegre.

A Caravela - Recorda a Nau da Nossa Senhora da Alminha que, segundo a tradição, trouxe à região do então Porto dos Dornelles ou de Viamão, os casais de açorianos que inauguram em 1751 o povoamento oficial do lugar, hoje Porto Alegre.

A Coroa Mural de Ouro - A Coroa Mural de Ouro, de cinco torres, significa cidade grande, cidade cabeça, capital. Na família, o homem é o cabeça do lar, segundo a Bíblia o homem é a cabeça do casal e a mulher é o coração. Assim, também, em um Estado, a capital é a cidade cabeça.

O Listel de Gole - Carregado das letras de prata, recorda o heroísmo da nossa gente nas lutas políticas e sociais.

O Conjunto de Esmaltes e Metais - Relembra as cores das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. O ouro é o símbolo de fidelidade. O azul é o céu sereno do Rio Grande do Sul. O verde, as águas mansas do Guaíba e também as campinas verdejantes do sagrado solo gaúcho. O vermelho significa a fé e o amor. A prata, a seriedade e o caráter nobre e altivo de nossa gente.

A Frase - A frase "leal e valerosa cidade de Porto Alegre" é o título nobiliárquico que Dom Pedro II, em 1841, outorgou à Porto Alegre pela sua constância e difelidade ao trono do Brasil.

Ruas da cidade
As ruas citadas abaixo fazem parte do livro Porto Alegre: guia histórico de Sérgio da Costa Franco da Editora da Universidade UFRGS. Na obra, você vai encontrar as ruas que existiam na cidade até 1924, assim como personalidades, instituições e serviços públicos. Selecionamos algumas com suas peculiaridades, nomes antigos e fatos históricos. 

Av. Assis Brasil ou Caminho do Passo da Areia
Gen. Andrade Neves ou Rua Nova
Cel. Fernando Machado ou Rua do Arvoredo
Rua Senhor do Passos ou Beco do Cordoeiro ou Beco do Couto ou Rua do Couto
Av. Praia de Belas ou Caminho de Belas
Av. Protásio Alves ou Estrada da Capela, Caminho de Viamão ou Caminho do Meio
Rua Vinte e Quatro de Outubro ou Estrada da Aldeia ou Rua Moinhos de Vento

Sérgio da Costa Franco é natural de Jaquarão, RS. Bacharelado em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia da UFRGS. Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito da UFRGS. Promotor de Justiça e Procurador. Pesquisador histórico e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Jornalista provisionado. Colunista do Correio do Povo de 1969 a 1983. Colunista de Zero Hora desde 1984. Ensaios históricos publicados: Júlio de Castilhos e sua época (1967); Origens de Jaguarão (1980); Porto Alegre e seu comércio (1983); Soledade na história (1975). Coletânea de crônicas: Achados e perdidos (1981); Ruas mortas (1977); Quarta página (1975).

Avenida Assis Brasil ou Caminho do Passo da Areia
***
Grande avenida dos subúrbios, começando no Bairro São João, onde acaba a Avenida Benjamin Constant, e terminando junto à ponte do rio Gravataí, nos limites do município. Foi conhecida inicialmente como Caminho da Areia, um dos segmentos da velha Estrada da Aldeia dos Anjos, que desde o século XVIII ligou a vila de Porto Alegre à freguesia de Aldeia dos Anjos de Gravataí. Como Passo da Areia era denominado o vau do arroio da Areia, pequeno curso de água, hoje canalizado, que passa à margem do Esporte Clube São José. Toda região que lhe adjacente ficou conhecida como arrabalde do Passo da Areia, pelo menos até o obstáculo fluvial mais próximo, constituído pelo Passo da Mangueira.
***
Desde 1855 (out./25), a Câmara Municipal revelou preocupação com a melhoria dessa estrada, mandando nela efetuar concertos. Em 1862 (out./27), os vereadores fizeram intimar Francisco Ferreira Jardim a arrasar os valos que abrira na frente da chácara no Passo da Areia, porque os mesmos estreitavam a estrada. Em 1882 (out./29), de novos consertos cogitou a Câmara, encarregando Serafim Luiz Viegas a compor a Estrada do Passo da Areia, desde o passo desse nome até o Passo das Pedras.
***
A expansão e o crescimento econômico da cidade, neste século, incorporaram o antigo caminho à malha urbana, o que já se refletiu no plano de pavimentação executado pelo Presidente Alberto Bins, em 1929: implantou-se, então, na Estrada do Passo da Areia uma faixa de concreto com 4.242m² de superfície. Decreto municipal de 4/2/1944 determinou o alargamento progressivo da artéria, mediante recuo das construções, desde a Rua Horícola até a ligação com o Passo da Mangueira. E, como remate desse processo de urbanização, a via deixou de ser estrada para denominar-se Avenida Assis Brasil, por uma lei de 4/8/1948. Tornou-se esta uma importantíssima artéria, dotada de expressivo comércio e intenso tráfego, somando em sua trajetória as antigas estradas do Passo da Areia, do Passo da Mangueira e do Passo do Sarandi, até o rio Gravataí (lei de 5/5/1949).
***
Conforme esta última lei, passou a ter início na Igreja de São João.
***
Passo D'Areia - Obirici, conta de que a tribo onde vivia Obirici morava aqui, entre o rio Guaíba e a região onde fica hoje a Zona Norte. O arroio que se formou das lágrimas da bela índia recebeu o nome de Ibicuiretã... ou Passo da Areia!

***
***
De Obirici não restou apenas a bonita lenda de amor, mas ficou na nossa Cidade um belíssimo monumento: uma linda estátua criada pelo Artista Plástico Nélson Boeira Fraedrich, localizada junto ao Viaduto que tem o nome de nossa personagem, na Volta do Guerino, ao lado da Vila do IAPI. Foi idealizada, pelo Artista, com os braços elevando-se na direção do céu, numa súplica a Tupã por um alento para a sua dor.
***
***
Rua Gen. Andrade Neves ou Rua Nova

É uma das ruas mais antigas da cidade, embora conhecida até bem pouco tempo pelo seu nome original de Rua Nova. Coruja*, o cronista das Antigualhas, a seu respeito o seguinte: “Bem nova era ela quando a conheci; parece ter sido aberta para uma convenção entre os moradores das ruas da Praia e da Ponte, pois as casas tanto de uma quando em grande parte tinham portão de saída para ela”.

O cronista era nascido em 1806 e suas primeiras recordações datam de 1811/12. Mas, no caso da Rua Nova, sua impressão de que ela fosse de abertura recente talvez decorresse de equivoco. Já se fala em Rua Nova em reunião de 7/1/1777 do Senado da Câmara da Capital, quando a corporação municipal decidiu alugar ali, para as suas sessões, uma casa de José Bernardes de Castro.

Durante muito tempo, até a abertura da Avenida Senador Salgado Filho no princípio da década de quarenta, ela se desenvolvia desde a Rua General Câmara até a Marechal Floriano. No início do século XIX houve a intenção de prolongá-la para o leste, até a Santa Casa, mas a anarquia imperante nas concessões de terrenos urbanos por parte dos governantes da Capitania terminou por determinar sua interrupção na antiga Rua de Bragança. Uma questão judicial que se arrastou por mais de vinte anos, entre a Câmara Municipal e Francisco Pinto de Souza, e por este vencida em 1846, obstaculizou definitivamente o processo da Rua Nova.

Seu primeiro calçamento foi determinado pela Câmara em 1843 (out./23). Mas em 1868, seus moradores já se cotizavam, oferecendo ao município a quantia em dinheiro para a reforme do calçamento.

Tendo falecido em campanha, no Paraguai, o General José Joaquim de Andrade Neves, Barão do Triunfo, a Câmara Municipal, através de resolução de 18/9/1869, deu à Rua Nova o nome de Rua do Barão do Triunfo. Entrementes, já surgira no Bairro Menino Deus, oficiosamente, a rua desse nome. O que levou a Câmara, em 26/10 do mesmo ano, a mudar a designação para Rua do General Andrade Neves, que até hoje prevalece. O bravo general gozaria de homenagem dupla.

Antes de se transformar em rua comercial, com edifícios de escritórios e vários hotéis, a Andrade Neves, no princípio do século XX, foi centro de boêmia, de pensões alegres e cabarés, entre os quais o famoso Clube do Caçadores, casa de jogo e music hall que por vinte anos deu o tom à vida noturna de Porto Alegre.

Rua Cel. Fernando Machado ou Rua do Arvoredo

Rua do Centro, começado na Rua Gen. Vasco Alves e terminando na Rua Cel. Genuíno. Com a designação de Rua do Arvoredo, existiu desde os primeiro tempos da vila de Porto Alegre, havendo uma escritura pública de compra e venda datada de 9/5/1788 (livro n°11,1° Tabelionato, no Arquivo Público do Estado), relativa a uma “casa e cozinha de palha” fazendo frente “para a rua direta que sai da Matriz” e “fundos para a rua do Arvoredo”. Outrossim, em 11/12/1793, Félix Gomes Tourinho e sua mulher venderam a Henrique Xavier um terreno com 66 palmos de frente à Rua do Alvoredo e fundos no Riacho (livro n° 13, 1º Tabelionato, no Arquivo Público do Estado). E provável, pois, que a rua já tenha tido moradores no século XVIII. E é certo que os teve nos primeiros anos do século XIX, conforme várias referências em documentos da Câmara. Tratava-se sempre de pessoas de condição modesta. Entretanto, em 1843/fev./1°,os vereadores já estipulavam o prazo de quatro meses, para que os proprietários da Rua do Arvoredo construíssem as calçadas à frente das respectivas casas: era o primeiro sintoma de urbanização. Em 1851 (jan./10), a Câmara autorizou seu procurador a fazer um cano de tábuas nos fundos do quintal do Palácio, ali colocando de 20 a 40 carroçadas de aterro, “a fim de dar trânsito aquele lugar”; certamente, as águas que desciam do morro, inexistindo qualquer sistema de esgoto pluvial, tornariam intransitável aquele trecho. Dois anos depois (10/1/1853), cuidava-se de consertos na rua do Arvoredo, desde a Rua de Belas (atual General Auto), até o Alto da Bronze, “onde proximadamente se acabou de abrir a dita rua”. A última referência demonstra que, embora constando aberta até a Gen. Vasco Alves na planta oficial de 1839, o trecho imediato ao Alto da Bronze talvez se conservasse ainda irregular e intransitável.

A inauguração da Fonte dos Pobres, em 1857, atrás do Palácio do Governo, determinaria a realização de algumas obras complementares. À visita de uma ordem da presidência da Província, a Câmara ordenou que fossem intimados os proprietários dos terrenos fronteiros aquele chafariz, para ali construírem uma paredão, com vistas ao nivelamento e aterro daquele trecho da rua.

Em 1865, quando se deu início, na esquina da Rua Espírito Santo, à construção do alteroso Seminário Diocesano (hoje Cúria Metropolitana), ainda a Câmara concedia licença a um tambeiro, Propício de Abreu, para manter vacas de leite em seu curral à Rua do Arvoredo.

Resolução de 6/6/1870, da Câmara Municipal, mudou o nome de Rua do Arvoredo para Cel. Fernando Machado. Em verdade, a ata registra, por engano “General Fernando Machado”, o que já aparece corrigido na reunião reunião de 28/7/1870. O homenageado, Fernando Machado de Souza, natural de Florianópolis, faleceu no posto em combate de Itororó, a 6/12/1868, na Guerra do Paraguai.

Entrementes, a rua continuava socialmente modesta. Em 1869, segundo o relatório da Cia. Hidráulica Porto-Alegrense, tinha apenas oito economias ligadas à rede distribuidora de água; em 1874, as ligações alcançavam 28, porém oito se encontravam fechadas. Em 1883, a mesma Companhia prolongou o encanamento desde o chafariz até a Rua Cel. Genuíno, mas só obteve com isso oito novas penas domiciliares instaladas. No entanto, a Estatística Predial de 1892 ali registrava 234 prédios. No fim do século, havia trecho da rua maculado pela prostituição: o famigerado Beco do Céu movimentava os plantões... Em relatório do Intendente Alfredo Azevedo, em 1894, vê-se que a Intendência gastara com a compra de um terreno para “desobstrução da Rua Cel. Fernando Machado, entre Gal. Paranhos e Mal. Floriano”, sinal de que nem todo o seu alinhamento se regularizara, e que ocorriam estreitamentos no seu curso.

Segundo o relatório do Intendente José Montaury em 1906, foi neste ano que se procedeu ao calçamento da rua. A urbanização da Praça General Osório (Alto da Bronze), a construção da escadaria de acesso à Rua Gen. João Manoel em 1929, a abertura da Av. Borges de Medeiros e o ajardinamento dos fundos do Palácio do Governo foram fatores relevantes de melhoria para a Rua Cel. Fernando Machado, que hoje apresenta muitos bons edifícios residenciais, embora releve, em algumas construções mais antigas, a sua modesta origem.

Rua Senhor do Passos ou Beco do Cordoeiro ou Beco do Couto ou Rua do Couto

Da zona central. Começa na Voluntários da Pátria e termina na confluência da Rua dos Andradas com a Praça Dom Feliciano. Era, ao tempo do cronista Coruja, o Beco do Cordeiro: “Em terrenos contíguos da chácara da Brigadeira e de Ântonio Pereira do Couto havia estrada, viela ou atalho, que dava caminho da Caridade para a praia, e que não tinha nome de rua por não ter casas laterais. Edificadas algumas casinhas, foi para umas delas morar um cordoeiro chamado João, conhecido por João Cordoeiro, que deu à rua o nome de Beco do Cordoeiro, que mais tarde se veio a chamar Rua do Senhor dos Passos”.

Antes de se chamar Beco do Cordoeiro, a viela também foi conhecida como Beco do Couto ou Rua do Couto, assim figurando nas posturas municipais de 1831 e na planta da cidade em 1839. Mas um anúncio do jornal O Mensageiro, de 8/1/1836, já alude a Beco do Cordoeiro, assim como um expediente da Câmara Municipal ao presidente da Província, em 9/3/1838, solicitando a colocação de um lampião para iluminação pública, no Caminho Novo, “no canto do Beco do Cordeiro”.

Em 1841 (jan./13), o Juiz Municipal reclamou dos vereadores pelo estado intransitável das ruas do Rosário e do Cordoeiro. E a 3 de julho de mesmo ano, deliberando sobre ruas que demandavam melhoramento urgente, a Câmara mandou pedir ao presidente da Província todos os galés existentes nas prisões, para os serviços de aterro e desmonte nas ruas de Santa Catarina, da Misericórdia e do Cordoeiro. Mas quando se puseram placas às ruas, em 1843, o beco recebeu definitivamente as honras de Rua Senhor dos Passos, que nunca mais perdeu.

Em 1847, o presidente da Província, Manoel Antônio Galvão, dirigiu à Câmara Municipal vários quesitos, a fim de deliberar sobre a pretensão dos vereadores, de aumentarem a largura da Rua Senhor dos Passos, de 48 palmos para 80 palmos. Perguntava o presidente qual das três rua – a da Conceição (então Rua da Brigadeira), a própria Senhor dos Passos ou a Dr. Flores (então rua Santa Catarina) seria a mais adequada para o tráfego das carretas que baixavam para o Mercado. Responderam os vereadores que as ruas paralelas eram mais apropriadas para aquele trânsito, mas que o alargamento se fazia conveniente para favorecer “o aformoseamento do edifício da Santa Casa”, que naquela época estava sendo ampliado. Certamente, as razões não convenceram, pois não houve autorização para o alargamento. Pesava, no caso, a influência de dona Rafaela Pinto Bandeira e de toda a face leste da rua.

Em 1869, depois de instalados os serviços de distribuição de água da Cia. Hidráulica Porto-Alegrense, havia na Rua Senhor dos Passos 28 ligações domiciliares.

A Estatística Predial de 1892 encontrou 75 prédios construídos na rua, sendo 50 térreos, 14 sobrados e 11 assombrados.

O alargamento só veio a ser determinado pelo decreto de 4/2/1944, do Prefeito Antônio Brochado da Rocha: de 8,10m para 14,00m, mediante recuo progressivo das construções.

Av. Praia de Belas ou Caminho de Belas

Começa na Av. Borges de Medeiros, frente ao Orfanato do Pão dos Pobres, e termina na Rua José de Alencar.

Por Praia de Belas ou Caminho de Belas foi chamado, desde o princípio do século XIX, o segmento de litoral do Guaíba, a partir da embocadura do Riacho no rumo do sul. É um do topônimos tradicionais com origem controvertida. Segundo Coruja, o caminho teria sido aberto pelo Conde da Figueira, governador da Capitania entre 1818 e 1820; e como ele fosse filho de um titular da nobreza lusitana, Condessa ou Marquesa de Belas, “assim se pôs à rua ou praia esse nome”. Embora Coruja fosse contemporâneo da própria abertura do caminho, sua explicação não pareceu muito convincente ao historiador Walter Spalding, como a nós também não parece. Se todos os topônimos da primitiva Vila e mesmo da cidade de Porto Alegre, até 1843, foram espontâneos, nascidos da inspiração popular, nenhum deles denominando autoridades, mas sim referindo moradores da área, é muito estranho que o título nobiliárquico da distante genitora do governador da Capitania fosse dotado para denominar modesto caminho de beira-rio. Sobretudo porque, no mesmíssimo caminho, havia a coincidência de morar pessoa conhecida e de expressão na comunidade local, que era Antônio Rodrigues Belas. Numa convocação à “Nobreza do Povo”, feita em 15/3/1817, pelo Senado da Câmara, para decidir sobre o problema da arrematação dos açougues da vila, Belas aparece entre os votantes; em 16/12/1818, surge como arrematante do contrato de aferição de pesos e medidas. Em sucessivas licitações, em 1819,1824 e 1829, habilita-se à função de aferidor, o que naturalmente o tornaria muito conhecido de todos quantos operassem no comércio, obrigados à aferição regular de suas quartas, côvados, varas e canadas. Foi ainda, mais tarde, procurador da Santa Casa e administrador da construção da doca do Mercado.

Por isto e por aquilo, o certo é que em sessão da Câmara Municipal, a 28/8/1824, “se mandou passar edital, pelo qual se faça público que ninguém possa extrair areia no Caminho novo de Belas”. Foi a primeira referência oficial que lhe achamos. Mas, daí em diante, elas se tornam muito freqüentes.

Em meados do século XIX, embora continuassem como lugar de chácaras e sítios, a Praia de Belas começava a povoar-se de moradores, dando margem a preocupações com o alinhamento, senão das casas, pelo menos das respectivas cercas. Em 1845 (abr./21), João Batista da Silva Pereira, futuro Barão do Gravataí, requereu marcação do alinhamento “onde deve mandar fazer a cerca em uma sua chácara que possui no Caminho de Belas”. Em 1857 (jul./20), os vereadores ordenam o orçamento da despesa a ser feita com o aterro “no caminho chamado Praia de Belas, desde a ponte de pedra até a frente da chácara de D. Feliciana Prima de Castro”, regulando-se a largura pela que há em frente à casa da Baronesa do Gravataí. Em 1861 (nov./16), a Câmara mandou fazer os consertos de que carecia a “rua de Belas em frente à chácara da Exma. Baronesa do Gravataí, aceitando para isso um donativo oferecido “por moradores ou pessoas que ali possuem chácaras”: Frederico Bier, Baronesa do Gravataí, Francisco Batista da Silva Pereira, Isidoro Pereira de Barbedo, João de Castro Canto e Melo, José Cândido Rodrigues Peres, Luiz Antônio de Medeiros, Manoel Nunes do Nascimento e José Antônio da Silva Veiga.

O caminho era sedutor. Não lhe faltavam projetos e tentativas de aperfeiçoamento. Em 1869, o presidente da Província comunicava ao município ter nomeado uma comissão para dirigir a construção de um cais de pedra na Praia de Belas, a partir da ponte do Riacho. Esse cais, iniciado em 1870, foi prolongado mais tarde até as imediações da antiga cadeia. Deu margem a uma crônica de Aquiles Porto Alegre (“O Cais da Cidade Baixa”): “Existe há muitos anos um longo trecho de cais, que partindo das imediações da cadeia, vai por aí fora a Ponte de Pedra sobre o Riachinho, e continua depois abeirando dos quartéis da Brigada Militar. O cais foi bem construído e atesta o zelo e a competência do engenheiro incumbido dessa construção. Nesse trabalho foi consumida não pequena soma, e pena é que aquele serviço não esteja ainda completo pela falta de arborização, que devia acompanhar as obras de alvenaria”.

Talvez em função da crônica de Aquiles, foram plantados salsos-chorões, desde a Ponte de Pedra até o quartel da Infantaria da Brigada Militar. Eram um belo elemento decorativo, que Theodomiro Tostes evocou em sua “Cantilena Provinciana”: “Chorões da Praia de Belas/ chorando seu choro verde”.

Como em toda a enseada da Praia de Belas, o Guaíba apresentasse pequena profundidade e tendesse, cada vez mais, a aumentar seu assoreamento, o município projetou ali um grande aterro, que conquistaria uma larga faixa ao rio-lago e seria rematada pela construção de uma Avenida Beira-Rio. O respectivo projeto foi aprovado por lei de 10/11/1955. De sua execução, consumada nos anos subseqüentes, resultou ficar a Praia de Belas afastada do rio, perdendo inteiramente suas características originais. Lei municipal de 7/11/1961 oficializou o nome de Av. Praia de Belas, desde a Av. Borges de Medeiros até a Rua José de Alencar. Daí em diante, já se achava oficializado o nome de Av. Padre Cacique, originalmente também um segmento da Praia de Belas.

Av. Protásio Alves ou Estrada da Capela, Caminho de Viamão ou Caminho do Meio

A mais extensa radial da cidade, começando no fim da Av. Osvaldo Aranha, de que é continuação, e terminando na divisa do município de Viamão. Foi conhecida no passado como Estrada da Capela, Caminho de Viamão e Caminho do Meio. Destes topônimos, o último prevaleceu por muito tempo, talvez por expressar uma realidade geográfica muito palpável: das três estradas rurais que saíam de Porto Alegre – a de Mato Grosso, que demanda Viamão pela Azenha, a de Gravataí, e o próprio Caminho de Viamão, assim mencionado por ser o mais antigo, este era o do meio.

Depois de pacificada a Província em 1845, começaram as providências para melhorar os caminhos de ligação entre a capital e as freguesias de sua circunscrição. Assim, naquele ano, em 16/setembro, a Câmara Municipal aprovou que o fiscal fosse autorizado a convidar os moradores que transitavam pela Estrada do Meio, a se reunirem e concorrerem com o necessário “para o conserto da referida estrada, no lugar em que a mesma se acha intransitável, próximo à chácara do Teles”.

Em 1852 (jul./28), é uma autorização dos vereadores para ser orçada a despesa com aterro e consertos na Estrada do Meio, desde a chácara do Dr. Capistrano (João Capistrano de Miranda e Castro) até a da Viscondessa de São Leopoldo. Em 1856 (ago./20) eram postos em praças de arrematação “os consertos da Estrada do Meio, na descida do Forte”.

Depois de autorizados novos consertos, vê-se, pela ata de 11/7/1882, da Câmara Municipal, que o presidente da corporação fora, com o Vereador Leopoldo Masson, examinar o serviço e achara regular, “e que a fim de que não se arruinasse aquela estrada, contratou Eufrázio José dos Santos, pela quantia de 200$000 anuais,a conservação da mesma, desde a desembocadura no Campo do Bom Fim”.

Após a República, e por influência de Felicíssimo de Azevedo, o Caminho do Meio foi oficialmente denominado Estrada do Capitão Montanha, em homenagem ao Capitão Alexandre José Montanha, do Exército Português, que foi o primeiro urbanista, engenheiro, topógrafo e agrimensor da Vila de Porto Alegre. Na Estatística Predial de 1892, essa via pública aparece apenas com dez prédios térreos registrados, indício certo de que continuava sendo um caminho rural.

Só a planta de 1916 acusa algum desenvolvimento urbano no início do Caminho do Meio,onde já se podem ver, além das ruas Esperança e Mariante, que são transversais antigas, as ruas Francisco Ferrer, Giordano Bruno, São Manoel, Travessa Caminho do Meio (atual Rua Cel. Paulino Teixeira), Rua Dona Leonor, Rua Treze (hoje Dr. Alcidez Cruz), João Guimarães, São Vicente, Larga (hoje Santa Cecília) e Boa Vista (atual Vicente da Fontoura), que seria o ponto extremo. Mas um efetivo desenvolvimento só aconteceu na década de trinta, como resultado da expansão dos numerosos loteamentos implantados além das ruas citadas.

Um mapa municipal de 1928 já mostra, traçadas e denominadas, quase todas as atuais ruas do Bairro Petrópolis, embora se saiba que permanecesse fracamente ocupadas. O cronista Ary Veiga Sanhudo relatou em uma de suas crônicas (“Petrópolis”, em Crônicas de minha cidade, Ed. Movimento, 1975, p.138): “Recordo apenas que em 1933, quando tive que prestar o serviço militar, ainda aluno dum Tiro de Guerra, todas as manobras de campanha da nossa turma foram executadas na colina de Petrópolis, mais ou menos aí pelo local onde hoje se encontra a moderna Caixa D'Água, precisamente ao lado da pequena e interessante praça Buri”.

A lei de 6/7/1936 mudou a denominação de Caminho do Meio para Av. Protásio Alves, começando então a seqüência de transformações urbanísticas da área. O Decreto Municipal nº. 84, de 11/10/1939, regulando a cobrança, em prestações, do calçamento, cordões e demais obras realizadas à Av. Protásio Alves,foi a culminação de uma série de obras de calçamento, desmonte, aterros, construção de muros de arrimo e implantação de meios fios, realizados pela prefeitura na administração do Prefeito José Loureiro da Silva.

A linha de bondes da Carris, que antes não ultrapassava a Rua Vicente da Fontoura, foi estendida até a esquina da Rua Carazinho. E, numa demonstração de que a avenida assumia crescente importância e recebia um progressivo tráfego, o decreto de 4/2/1944, do Prefeito Antônio Brochado da Rocha, determinou seu alargamento, de 22 para 30 metros, mediante recuo progressivo das construções.

A denominação homenageia o Dr. Protásio Alves, nascido em Rio Pardo em 1958 e falecido em Porto Alegre em 5/6/1933, que foi vice-presidente do Estado por duas vezes, fundador e primeiro diretor da Faculdade de Medicina.

Rua Vinte e Quatro de Outubro ou Estrada da Aldeia ou Rua Moinhos de Vento

Importante artéria dos bairros Independência, Moinhos de Vento e Auxiliadora. Começa na Praça Júlio de Castilhos e termina na confluência da Av. Plínio Brasil Milano com a Rua Auxiliadora.

Corresponde basicamente ao traçado da estrada que se dirigia à Freguesia da Aldeira dos Anjos (Gravataí), e que era por isso conhecida como Estrada da Aldeia. Depois que Antônio Martins Barbosa, conhecido como Barbosa Mineiro, instalou moinhos de vento em sua propriedade nos arredores da cidade, próximo à atual Rua Barros Cassal, a saída para a Estrada da Aldeia começou a ser chamada de Estrada dos Moinhos de Ventos – uma denominação que a princípio pertenceu à atual Av. Independência, e que depois se comunicou ao seu prolongamento natural que é hodierna Rua 24 de Outubro. A planta de Porto Alegre em 1888 mostra a Estrada dos Moinhos de Vento com grande extensão, inflectido para a zona rural. Já se alude, todavia, à Rua Moinhos de Vento em anúncios de 1878.

Mas o processo de organização dessa radial foi relativamente lento. A Estatística Predial de 1892 apenas registrou um total de 11 prédios cadastrados na Rua Moinhos de Vento: nove casas térreas e dois sobrados. A implantação da primeira linha de bondes, da Cia. Carris Urbanos, em 1893, e a imediata inauguração do Prado Independência em 1894, foram os elementos estimuladores do desenvolvimento da rua. A subseqüente construção da Hidráulica dos Moinhos de Vento, em 1904, terá sido outro fator da introdução de melhoramentos urbanos da área.

O assentamento dos cordões de calçada foi iniciativa da Intendência no exercício administrativo de 1907/1908, quando também começaram a circular os bondes elétricos até a esquina da Rua Cel. Bordini. As tubulações para a iluminação pública, numa extensão de 1.510 metros pertenceram ao exército de 1912/1913, conforme o respectivo relatório do Intendente Montaury. È por essa época que começaram implantar-se vários loteamentos adjacentes à Rua Moinhos de Vento, valorizando-a definitivamente.

O decreto municipal de 24/10/1933 mudou a denominação de Rua Moinhos de Vento para a atual, em homenagem à data do golpe militar que depôs o Presidente Washington Luís Pereira de Souza, em 1930, quando já deflagrada a revolução da Aliança Liberal.

Em 4/2/1944, o Prefeito Antônio Brochado da Rocha decretou seu alargamento progressivo mediante recuo das construções, de 18 para 25 metros, desde a Rua Ramiro Barcelos até a Av. New York, e para 21 metros, desde a Av. New York até a Rua Auxiliadora.

Outras curiosidades sobre as ruas de Porto Alegre


- Rua Dom Afonso – Assim já se chamou a atual Rua Ramiro Barcelos, que começa lá na Voluntários da Pátria e atravessa as avenidas Farrapos, a Cristóvão Colombo, Independência, Protásio Alves, e vai terminar na avenida Ipiranga, onde segue adiante com o nome de rua São Luís.

- Capão da Fumaça, depois Rincão e a seguir Caminho do Meio – é a nossa extensa Avenida Protásio Alves, que conduz a Viamão, num trecho de aproximadamente 14 quilômetros. Tenho, para mim, que é a via mais comprida de Porto Alegre. A conferir.

- Rua da Esperança – Por que será que trocam os nomes de certas ruas? É a Rua Miguel Tostes.

- Rua de Bragança – Foi aberta em 1772, pelo Governador José Marcelino de Figueredo. Seu nome era em homenagem à Família Imperial. Hoje é a Rua Marechal Floriano.

- Rua do Rosário –  Já foi chamada de Rua da Bandeira, depois rua do Laranjal. Alí nasceu a Irmandade N. Sra. do Rosário. Agora é a Rua Vigário José Inácio.

- Avenida Eduardo – Prá turma que mora na Zona Norte é fácil: trata-se da av. Presidente Roosevelt.

- Avenida Cascata – É a atual Avenida Professor Oscar Pereira. Chamava-se Cascata em alusão à Cascata da Gruta da Glória da qual, ainda hoje, jorra água fresquinha, cristalina... e potável! Uma preciosidade cada vez mais rara nestes tempos de água mineral engarrafada. Aliás, vale uma visita.

- Praça da Alfândega – Todos conhecem, mas poucos sabem que o seu nome oficial é Praça Senador Florêncio.

- Rua do Império – era, naturalmente, uma homenagem ao Império do Brasil. Após a proclamação da República, em 1889, passou a chamar-se, como é até hoje, Rua da República, é óbvio.

- Alto da Bronze – ou Praça do Alto da Bronze – É atualmente a Praça General Osório.

- Rua da Ladeira – Outro nome bucólico, que podia ter sido preservado porque a ladeira sempre vai existir. Mas... vamos lá: hoje, Rua General Câmara.

- Beco do Fanha, depois Travessa Paissandu – Pois é a nossa Caldas Júnior, fundador do Correio do Povo. Até o ano de 1829, quando já era chamada, também, de Beco Quebra-Costas e Beco do Fanha, apelido de um taverneiro fanhoso, Francisco José Azevedo, o "Fanha".

- Rua do Arvoredo - Imaginemos uma ruazinha cheia de árvores, passarinhos cantando, pessoas sentadas na frente das casas, crianças fazendo algazarra... Seria assim? Agora é bem diferente e se chama Rua Cel. Fernando Machado.

- Campos da Várzea, depois Campo do Bomfim e, finalmente Redempção, atual Parque Farroupilha. Este lugar tem alma própria.

- Portão, Largo do Portão e Praça do Portão – Já se chamou Praça General Marques e hoje é a Praça Conde de Porto Alegre. Ali, pelos anos de mil setecentos, no alto da Colina, o portão que dava acesso à cidade e onde, consta, as pessoas pagavam "pedágio" para entrar e sair. Como vêem, pedágio não é coisa tão nova como se pensa.

- Travessa da Olaria, depois Rua da Olaria – É a General Lima e Silva. Hoje encontramos lá o "Shopping Olaria".

- Largo da Forca – Existiu mesmo. Era barra pesada. Lá no início da Rua da Praia, próximo ao Gasômetro.  Praça da Harmonia, atual praça Brigadeiro Sampaio.
Uma nota pessoal: Ali houve dois quartéis do Exército. Um foi o Depósito Regional de Moto Mecanização. O outro, bem ao lado, era o Parque Regional de Motomecanização, onde servi, e que, em 1959, foi transferido para Santa Maria, comigo na carga do comboio.

- Beco do Salso – Deu origem à bela Avenida Cristiano Fischer.

- Beco do Carvalho – Nossa Cidade nunca se ressentiu da falta de "becos". Este transformou-se na hoje bonita e urbanizada Avenida Antonio de Carvalho.

- Rua da Margem - Lá, haviam desfiles de Carnaval, com blocos, cordões, confete, serpentina e até o hoje execrado lança-perfume, atual Rua João Alfredo.
***
Marcas do tempo

A Enchente de 1941
***
Mapa da inundação
***
No dia 08 de maio de 1941 a população do centro e de vários bairros de Porto Alegre acordaram alarmados. A enchente atingia o só ápice e os caíques invadiram as ruas alagadas da Capital, dando à cidade o aspecto semelhante ao de Veneza, cidade italiana cortada por canais. A famosa enchente de 1941 resultou em uma série de estudos, projetos e obras para a contenção do Guaíba, entre os quais as avenidas Castelo Branco e Beira-Rio, além do Muro da Mauá, com seus 2.647 metros de extensão. A inundação foi resultado das chuvas que caíram durante 22 dias, alcançando a marca de 619,4 milímetros. Simultaneamente, choveu em toda a bacia hidrográfica dos formadores do Guaíba. No dia 08, quando o nível máximo seria atingido (4,73 metros) as águas cobriram toda a Praça da Alfândega, invadiram a Rua dos Andradas, as suas transversais e a Otávio Rocha.
***
Av. Borges de Medeiros - 1941
***
Nos bairros, a água cobriu grande parte do navegantes, São Geraldo, Menino Deus, Praia de Belas, Azenha e Santana. Houve mais de 40 mil flagelados. Em municípios do Interior a enchente teve proporções mais dramáticas, deixando um milhão de gaúchos flagelados.

Campanha da Legalidade
***
Brizola
***
Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros, "pressionado por forças ocultas", renuncia à presidência, quase sete meses após ter assumido. Em seu lugar, deveria tomar posse o vice-presidente João Goulart, que estava em missão oficial à China Comunista. Com essa perspectiva, as forças conservadoras civis e militares mobilizavam-se, demonstrando rejeição ao vice-presidente. Mobilizado na Campanha da Legalidade, o Rio Grande do Sul resistiria à tentativa de impedir a posse de João Goulart, sob a liderança do governador Leonel Brizola. Em defesa da posse de jango, a população se organizou para defender a Constituição Federal. Durante 12 dias, milhares de porto-alegrenses permaneceram diante do Palácio Piratini, mesmo sob ameaças de ataques e bombardeios.
***
***
No dia 27 de agosto, o general Machado Lopes, comandante do 3º Exército, comunica seu apoio à Legalidade, contrariando ordem do Ministério da Guerra de reprimir o levante. O parlamentarismo foi a saída encontrada para pôr fim ao impasse: Jango assumiria o poder, mas sob um regime parlamentarista. No dia 07 de setembro de 1961, Jango assumia a presidência da República, dando fim ao movimento cívico-militar que envolveu todo o País.

Revolução Farroupilha
***
Brasão da República Riograndense
***
No dia 20 de setembro de 1835, tropas farroupilhas comandadas por Bento Gonçalves invadiram Porto Alegre, dando início a mais longa revolta brasileira do período Imperial. Os problemas econômicos que atingiam as classes dominantes gaúchas figuram entre as principais causas da Guerra dos farrapos, que contou com as camadas pobres da população como a massa de apoio no processo de luta. A elite fazendeira do Rio Grande do Sul contestava a centralização política, o desinteresse do governo central pelos problemas das províncias e os tratados comerciais que prejudicavam o país. Contestavam também impostos e as baixas taxas alfandegárias cobradas na importação de produtos estrangeiros, principalmente o charque (carne-seca) argentino e uruguaio, que concorria com mercados consumidores brasileiros, arruinando a economia gaúcha. O momento máximo da expansão do movimento deu-se em 1839, com a fundação da república Juliana, na cidade de Laguna em Santa Catarina, sob comando de Davi Canabarro e de José Garibaldi. O Tratado de Ponche Verde, assinado 1845, pôs fim ao conflito que durou 10 anos.
***
Tomada da Ponte da Azenha - 1835
***
Movimento das Diretas Já
Paço Municipal - 1983
***
No dia 13 de abril de 1984, os porto-alegrenses se reuniram para dizer "não" a 21 anos de regime Militar, a exemplo do que vinha sendo feito em outras capitais do Brasil. Reunidos no Largo da prefeitura de Porto Alegre, uma multidão exigiu eleições diretas para presidente da República. O principal articulador deste movimento foi o deputado Ulysses Guimarães, chamado na época de "Senhor Diretas". A campanha reuniu políticos de vários partidos: Leonel Brizola, Luís Inácio Lula da Silva, Roberto Freire, Pedro Simon, Franco Montoro e Teotônio Vilela.

No palanque, estavam pessoas que haviam sido torturadas, políticos que haviam sido exilados, sindicalistas e religiosos. No dia 25 de abril de 1984, a emenda constitucional Dante de Oliveira, que propunha a eleição direta para presidente, foi rejeitada no Congresso Nacional. A insatisfação popular que resultou disso terminou por dar vitória à oposição na eleição indireta que elegeu Tancredo Neves do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) diante de Paulo Maluf da Arena (Aliança Renovadora Nacional).

Outras Curiosidades


30 anos do tombamento do Mercado Público
O Mercado Público Central de Porto Alegre é o maior prédio tombado do patrimônio histórico da cidade. Possui 90m de fachada em cada um dos lados e 110 permissionários vendendo desde peixes e carnes, até especiarias importadas. Na década de 70, ele foi ameaçado pelo Prefeito Telmo Thompson Flores de ser demolido para dar lugar a uma ampliação de uma avenida. Integrantes da imprensa da cidade na época manifestaram-se e evitaram sua demolição.
Em 12 de dezembro de 1979, finalmente, ele foi tombado. Após grande reforma na década de 1990, foi entregue renovado para a população de Porto Alegre, contendo elevadores, escadas rolantes, pavimento com restaurantes e é palco regular de feiras e exposições artísticas.

Crescimento populacional de Porto Alegre no Séc. XX
Veja no quadro ao lado a evolução do crescimento populacional de Porto Alegre ao longo do Séc. XX.

A cidade de Porto Alegre foi a única do Brasil a utilizar bondes de dois andares, apelidados de "Imperiais" ou "Chopp Duplo", em 1908. Eles serviram durante poucos anos, pois não tiveram boa aceitação. A empresa que explorava o serviço na época era a Companhia Força e Luz Porto-Alegrense, formada pela fusão das duas empresas anteriormente existentes, a Companhia de Carris de Ferro Porto-Alegrense e a Companhia de Carris Urbanos de Porto Alegre.
Bonde Imperial - Porto Alegre 1908

Universíade 1963 - Porto Alegre

Material Gráfico - Universíade 1963 (Clique para ampliar)
Porto Alegre foi sede, em 1963, da III Universíade de Verão (Jogos Mundiais Universitários), o 2º maior evento esportivo olímpico do mundo na época, apenas atrás das Olimpíadas. Aconteceu de 30 de agosto a 08 de setembro. Os Jogos estão vinculado à FISU (Federation International du Sport Universitaire) e realizam-se a cada dois anos desde 1959. O evento modificou a cidade cujas competições mobilizaram grande número de pessoas que acompanharam as atividades de forma bastante participativa. A cerimônia de Inauguração ocorreu no estádio Olímpico do Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense, contou com um coral de 6 mil vozes, que iniciou com o hino oficial da U-63, “Gaudeamus Igitur”. Houve o desfile das nações participantes e o campeão olímpico Ademar Ferreira da Silva acendeu a pira simbólica da U-63 sob uma salva de 32 tiros de canhão. As provas aconteceram em diversos locais da cidade que, nesses dias viveu o maior evento esportivo aqui realizado. Foi construída uma vila olímpica, hoje um bairro da cidade, com dezenas de prédios e mais de 450 apartamentos. Também foi construído um Ginásio de Esportes especialmente para o evento, o atual Ginásio da Brigada Militar. Mais de 1.000 atletas, de 27 países participaram do evento.

Fonte: UFRGS

Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, conquista Certificação pela Joint Commission International (JCI). Somente outros 5 obtém a mesma certificação no Brasil. Foto de Henrique Amaral
Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, conquista Certificação pela Joint Commission International (JCI). Somente outros 5 obtém a mesma certificação no Brasil.
Brasil tem 6 hospitais entre os tops do mundo.
Seis hospitais brasileiros - entre eles dois públicos - receberam a principal certificação de saúde do mundo, o selo da Joint Comission International (JCI). A entidade americana certifica serviços de saúde de mais de 60 países. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o hospital Albert Einstein, de São Paulo, foi a primeira instituição fora dos Estados Unidos a obter o título da JCI, em 1999, e foi recertificado três vezes. O Hospital do Coração (HCor) e o Samaritano, de São Paulo, o Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e dois hospitais públicos do Rio, HemoRio e o Instituto de Traumatologia e Ortopedia também receberam o selo. Um dos principais objetivos da certificação e reduzir o número de mortes. Estima-se que, nos Estados Unidos, 100 mil pessoas morram por ano por erros de medicação.
Redação Terra, 24/03/2007

FIAT IDEA ADVENTURE
Porto Alegre foi cenário de recente propaganda da FIAT, no lançamento do FIAT IDEA ADVENTURE, sendo veiculada na TV em todo o país. O comercial foi filmado no centro, na Avenida Borges de Medeiros e imediações. Na foto ao lado capturada do comercial, aparece o Viaduto Otávio Rocha. Clique na imagem para ampliá-la.

Zoo de Sapucaia do Sul
Porto Alegre não possui um Zôo de grande porte. Mas, há pouco mais de 20 Km do centro da cidade, em um município vizinho, está um dos maiores e mais completos Parques Zoológicos da América Latina e do Mundo. O Zôo de Sapucaia do Sul, inaugurado em 1962, na Região Metropolitana, com cerca de 780 hectares, possui mais de 1.400 animais, entre elefantes, girafas, rinocerontes, hipopótamos, tigres de bengala, leões, pumas, cangurus, crocodilos, diversas espécies de primatas (gorilas, chimpanzés, etc) e dezenas de espécies de aves. Uma completa infraestrutura para o visitante completa o cenário.
Visite o site do Zôo: www.fzb.rs.gov.br/zoologico/

A primeira lista telefônica de Porto Alegre foi publicada na segunda página do Jornal "A Federação", no dia 16 de setembro de 1886. Ela trazia apenas o nome dos 72 donos de telefone da cidade.

Foto ao lado: antiga sede do Jornal "A Federação", Porto Alegre.

Porto Alegre é um dos MAIORES centros médicos do Brasil possuindo diversos hospitais referência no país e na América Latina, entre eles o Hospital Moinhos de Vento - considerado também referência MUNDIAL em diagnóstico, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com mais de 700 leitos e o Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com 7 hospitais interligados e considerado um dos mais bem equipados do país!

Palmeiras de Porto Alegre
Porto Alegre possui mais de 1 milhão e 300 mil árvores em vias públicas, fora as árvores dos parques e praças, o MAIS ALTO índice do país!


A maior empresa fabricante de Games 3D da América do Sul está em Porto Alegre.

É a Southlogic Studios, fundada em 1996 por ex-estudantes da PUCRS e, por um período, incubada na UFRGS.
A empresa ficou famosa pelo lançamento do Guimo, em 1997 (2D), do Jungle, em 2001 e do Trophy Hunter, em 2003, sendo exportados para vários países, como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, além de serem comercializados em todo o Brasil.

Veja o site da empresa: www.southlogic.com











Southlogic Studios

NEUGEBAUER - PORTO ALEGRE

Está em Porto Alegre a mais antiga fábrica de chocolates do Brasil, a Neugebauer. 
Foi fundada em 1891, pelos irmãos Franz e Max Neugebauer e também Fritz Gerhardt, recém vindos da Alemanha. Localizada na zona norte da cidade, ainda produz e, atualmente, é a 4ª maior indústria de chocolates do país. Seus produtos, entre eles o BIB's e o bombom Amor Carioca, são conhecidos em muitos estados brasileiros.
Imagem ao lado: antiga fábrica da Neugebauer em Porto Alegre, a primeira barra de chocolate e alguns de seus produtos atuais.
Neugebauer (www.neugebauer.com.br)


BR-116 - Foto: © André Mouta
Foto: © André Mouta

Mark Knopfler
Mark Knopfler
Porto Alegre é um dos maiores centros culturais e de entretenimento do país e, dentre outras atrações, passaram pela cidade dezenas de nomes conhecidos da música internacional como, por exemplo, Red Hot Chili Peppers, The Platters, Credence Clearwater Revival, Metallica, Shaman, Eric Clapton, Roger Waters, The Cure, Echo and The Bunnymen, The Bolshoi, Sting, The Police, Rush, Rod Stewart, A-Ha, Dione Warwick, Bob Dylan, Jimmy Cliff, UB40, Mark Knopfler (Dire Straits - foto ao lado), Joe Satriani, Kiss, ABBA, Erasure, Nina Hagen, Shakira, Maná, Motorhead, Blind Guardian, Night Wish, Hammstein, Concrete Blonde, Julio Iglesias, Mercedes Sosa, Spy vs. Spy, Norah Jones, Diana Krall, Cyndi Lauper, R.E.M., etc.

Neve em Porto Alegre, 1984

Pepsi - 1953
A Pepsi Cola iniciou suas atividades no Brasil na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul no dia 03 de março de 1953, quando foi inaugurada a primeira fábrica.

Foi em Porto Alegre a criação da primeira ONG para proteção do meio ambiente no Brasil. A AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural. Em 1971 !!!

Site da AGAPAN: http://www.agapan.org.br/
AGAPAN



***

8 comentários:

  1. Fascinante...fascinante, ´uma pena que nossos jovens nem imaginam como começou nossa história.

    Resolvi copiar e imprimir para fazer meus filhos de 18 e de 11 anos lerem da origem de nossa gloriosa Porto Alegre.

    Obrigado James

    ResponderExcluir
  2. Li uma cronica de Aquiles porto Alegre, que às vêzes aparece aqui acolá, nums blog's que versam sobre Porto Alegre antigo, que fala numa alameda que existia próxima da foz do riacho, pouco além da ponte de pedra, onde havia um chafariz, e moças e rapazes iam tomar a fresca da tarde, nos verões desta Porto Alegre de antanho, quando as aguas deste riacho ainda eram límpidas, e o bosque aprazível...Temo que seja o lugar ao qual me referi, na postagem anterior, mas numa época mais antiga...Alberto Oliveira

    ResponderExcluir
  3. oi tenho uma fotos do mercado publico de porto alegre com o zepelim sobrevoando e outras da mesma época de casas na cidade baixa, um dia eu escaneo e lhe envio

    ResponderExcluir
  4. muito legalll
    é muito interessante prá memoria da cidade...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns James seu blog é rico em pesquisa histórica..; no entanto te recomendaria conhecer o blog da família Ganzo. familiaganzo.blogspot.com
    Abç

    João F. Ganzo

    ResponderExcluir
  6. Muito legal ver estas fotos, Mostra uma identidade que não conhecia, Espero ler com calma depois.

    ResponderExcluir
  7. A história é o DNA da nossa cidade. Deveria ser difundida nas escolas para que as novas gerações possuíssem o respeito necessário para a formação de um povo que bem representasse a tradição do antigo povo gaúcho.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de encontrar a foto de uma casa que ficava onde hj está o hospital ernesto dornelles, pertencia a Leopoldo Bier. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir