Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






sexta-feira, 25 de setembro de 2020

AMIGOS DE PORTO ALEGRE - AMIGOS DE JAMES

 

SAUL CASTRO

Prezado James(?) P M,

Aqui em Florianópolis, onde moro há 42 anos, acabo de receber mensagem de amigo que apresentou-me a edição do blog correspondente ao Zoológico do Menino Deus. 

Entusiasmante teu trabalho de resgate/divulgação de tanta coisa a respeito da preciosa P. Alegre e adjacências de épocas mais recuadas.

Meus parabéns!

SAUL CASTRO

À época de estudante em POA (1953 – 1963), convivi muito (fomos companheiros de moradia e colegas na Escola de Engenharia), na segunda metade da década de 1950 (Anos Dourados), com o Carlos Alberto (Beto), neto do Cel. Ganzo, que me contava histórias do avô, inclusive a informação dessa iniciativa do Zoológico.

CIA. TELEFÔNICA

Nesse tempo o Cel. Ganzo ainda continuava um pouco ativo na Telefônica de Fpolis. (CTC), cujo executivo principal era, então, o pai do Beto. Por sinal, no link (https://soundcloud.com/r-dio-no-rs-6/carlos-alberto-ganzo-fernandes), pode-se ouvir uma interessante entrevista radiofônica do Beto, contando a biografia do avô Juan. 

ENGENHARIA

Já o Lincoln Ganzo de Castro foi meu professor. No curso de engenharia tinha-se uma cadeira de Arquitetura, para que os alunos de engenharia aprendessem a avaliar o projeto arquitetônico antes de edificá-lo. O Lincoln era o titular da cadeira. 

Voltando ao blog e à demanda por eventuais comentários, vão a seguir alguns meus:

ZOO

- Sobre Zoológico, acho que faltou destacar aquele postal de 1912, já colorido. Na posse de minha família de origem, no RS, há um postal de meados dos anos 20, exibindo a ponte Hercílio Luz e eu já achava surpreendente que fosse colorido, quanto mais esse do blog sobre o Zoológico, da década anterior. Quem enviou foi um familiar maragato, refugiado em Fpolis. para fugir às represálias por conta de sua liderança oposta a Flores da Cunha, ao tempo da Revolução de 1923, cujo líder maior (maragato, fundador do Partido Libertador) era o insigne Joaquim Francisco de Assis Brasil, objeto de outro item do blog que pretendo acessar. 

Como comentou um conhecido, naquele tempo as pessoas se escondiam em Fpolis., rsrs... 

SUGESTÃO

- Sugiro que no corpo do blog seja impressa a data de elaboração de cada um dos itens, para situar melhor os acessantes. 

HIPODROMO

- Percebi a intenção de uma edição sobre os hipódromos, havendo mesmo a indicação de outro versando também sobre turfe. Nessa minha época em POA fui um aficionado do Hipódromo dos Moinhos de Vento e ainda tenho na memória (83 anos) a realidade do “Esporte das Rédeas” no período, incluindo nomes de tratadores, de jockeys e de cavalos, alguns destes com respectiva filiação, acrescendo-se acessos à sede social na rua Andrade Neves para fazer apostas nos sábados pela manhã, a sede tendo por local o prédio que havia abrigado o famoso Clube dos Caçadores, destaque da vida noturna de POA aí pelos anos 10 / 20 /30. Encerrei a “carreira turfística” quando o hipódromo mudou-se para o Cristal. No Moinhos de Vento dava para perder todo o curto dinheiro de estudante e voltar a pé para casa. Já o Cristal ficava muito longe. Anos mais tarde, tive circunstancial participação num “evento turfístico”. 

ILUMINAÇÃO

Como engenheiro da General Electric, fui responsável pela negociação e venda dos transformadores utilizados nas instalações de iluminação do H. Cristal, possibilitando realização de corridas noturnas.

 CLUBE DOS CAÇADORES

- Pegando um gancho na menção ao Clube dos Caçadores, talvez eu tenha algo a contribuir na história do meretrício nos anos 50 /60, principalmente em relação ao “logradouro do pecado” representado pela rua Voluntários da Pátria, à época. Não cheguei a conhecer a rua Washington Luiz na sua identidade anterior, que atendia pelo nome do “deposto” Cabo Rocha, cedendo o posto a um Presidente da República, este destituído por Getúlio Vargas, poucos dias antes do término do mandato presidencial. A Cabo Rocha foi também rua do pecado, mas, ao que parece, nunca teve essa sua, também, importância histórica difundida.

EXPOSIÇÃO DE 1935

- Uma candidatura a tópico do blog que considero relevante, é o resgate da história da Exposição Farroupilha, em 1935, comemorativa do centenário da epopeia de quando o Rio Grande do Sul tornou-se República de Piratini. Esse evento e o respectivo local que sediou a exposição tornaram-se precursores do Parque de Exposições do Menino Deus, que passou a sediar as prestigiadas exposições anuais agropecuárias do RS.

GREVE

- Um item menor que merece inserção em algum item futuro do blog, é a greve de um dia, havida em Porto Alegre. Achava que tinha sido no período de Brizola prefeito, entre 1956 / 58, mas no item desta série em preparo sob o tema geral Meretrício, consta que teria sido em 1954, época em que eu já vivia meu segundo ano em POA. Nesse dia o comércio fechou as portas e, a certa altura começou a acontecer um desfile popular na Rua da Praia, com os participantes dando gritos de mobilização até o populacho converter-se numa espécie de turba auto estimulada, que passou a desfilar pelas ruas do centro.

Em dado momento aflorou uma motivação destrutiva que partiu para o quebra-quebra, p. ex., dos vidros de vitrines. Prosseguindo, os manifestantes resolveram exercitar uma espécie de antiamericanismo que resultou em ações destrutivas mais acentuadas em alguns alvos escolhidos, notadamente a Importadora Americana, loja de judeus e American Boite, casa de “tolerância” na Rua Voluntários, isso no exercício de um nacionalismo que seria hilário se não houvesse causado prejuízos a quem não tinha nada a ver. 

PARADA DOS BIXOS

Finalizando e por falar em desfiles populares na Rua da Praia, um notório que não sei se ainda sobrevive, capaz de render item ou parte de um, era a Parada dos Bixos (assim, com X), comemorativa dos ingressantes na Universidade Federal, a cada início de ano.

 No ano em que desfilei (1956), a “eterna” Miss Brasil Marta Rocha havia casado com um noivo de nome Álvaro Piano. Coube-me, então, carregar um cartaz no desfile onde estava escrito: “Quando carunchar o Piano, quem acompanhará o Violão?”,rsrs...

 CONSIDERAR

Como não li o conjunto dos itens do blog, talvez minhas sugestões resultem redundantes em relação a abordagens já feitas. Aí é só desconsiderar.

 A respeito, p. ex., da greve de um dia ou outros itens, uma leitura remissiva da Folha da Tarde renderá certamente muitos dados.

 Votos de sucesso e abraços,

Saul Cardoso

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário