Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






domingo, 25 de outubro de 2015

Viadutos e Acessos de Porto Alegre - Em Montagem

Viadutos e Acessos
Porto Alegre e suas Estruturas

- Até a década de 1950 o Viaduto Otávio Rocha tinha maior charme para os visitantes de Porto Alegre, estátua e monumentos existiam em quase todo o lugar, mas duas vias públicas que se cruzam em dois planos, era coisa que deixava muita gente de queixo caído.

- Para cortar cruzamentos complicados, o porto-alegrense anda exatos 1.210 metros no ar, nas pistas de oito viadutos, mais 764 metros das duas pistas da Elevada da Conceição. Por baixo da terra, o cidadão viaja 150 metros no túnel da Conceição para ir ao Centro e 250 metros para voltar ao bairro.

- Solução para amenizar os problemas do crescimento geométrico da frota de automóveis, os viadutos, elevadas, anéis viários, túneis e perimetrais tiveram o auge na administração Thompson Flores.

Porto Alegre acelerou a marcha das construções na década de 1970, quando foram construídos seis viadutos e o túnel, entre 1969 e 1975.

Vivia-se a explosão do automóvel no Brasil.

Viadutos

Viaduto Otávio Rocha
(Construção de 1929 à 1932 – 40 metros)

- Para a construção do primeiro viaduto, foi derrubando casas e cortiços, explodindo o granito do morro, a abertura da Avenida Borges de Medeiros representou uma verdadeira cirurgia no coração da cidade, uma artéria que uniu o porto a zona sul.

O antigo Beco do Poço subia a Andrade Neves até a Duque de Caxias e descia em ladeira íngreme até a Coronel Genuíno. Atravessar esse maciço, só a pé ou a cavalo, por entre os casarios e antigos cortiços.

O intendente José Montaury deu o arranque inicial, mas coube ao intendente Otávio Rocha definir o traçado e prosseguir a obra.

“É urgente encurtar o trajeto para o Menino Deus, Glória e Teresópolis, justificou”.

Em 1932, ficou pronto o Viaduto Otávio Rocha, uma obra de formidável impacto no perfil urbano junto a Rua Duque de Caxias.

Em 1935, a Avenida Borges de Medeiros chegou a Praça Montevidéu.

Em 1943, o trecho da Avenida Borges de Medeiros entre as Ruas Coronel Genuíno e Praia de Belas foi aberto.

Pelos anos 1950, devido as infiltrações da rocha, escorria água por todas as paredes, chegou a ser chamado “Aqueduto Otávio Rocha” as restaurações solucionaram o problema.

Viaduto Loureiro da Silva
(Construção Nov/1969 à Jun/1970 – 60 metros)

- Em 24 de junho de 1970, é inaugurado o Viaduto Loureiro da Silva sobre a Avenida Salgado Filho, destruindo prédios históricos e a maravilhosa Praça Argentina e Praça Conde de Porto Alegre.

Para implantar a antiga idéia de uma avenida perimetral circundando a península, ruas foram alargadas, construíram-se dois viadutos (Açorianos e Leopoldina) e o túnel da Conceição.

Túnel e Elevada da Conceição

- Em 07 de agosto de 1972, é inaugurado o Túnel e a Elevada da Conceição, são dois túneis e 2 viadutos, esta ligação faz o anel viário da 1ª Perimetral, nesta obra foram destruídos vários prédios históricos e um grande patrimônio, são obras sem conceito de preservação.

Alças
Rua da Conceição/ Túnel – 369 metros
Túnel/ Rua da Conceição – 396 metros

Túnel
Conceição/ Túnel – 250 metros
Túnel/ Conceição – 150 metros

- Em 1975, completa-se o anel da 1ª Perimetral, que percorre a Avenida Júlio de Castilhos, Mauá, Volta do Gasômetro, Loureiro da Silva, Avaí, túnel e elevada da Conceição até a Julio de Castilhos, numa extensão total de 6.33 quilômetros.

- A 2ª Perimetral, que tem sete quilômetros pelas ruas Felix da Cunha com Farrapos, Olavo Barreto Viana, Goethe, Mariante, Silva Só, Princesa Isabel, Azenha, José de Alencar até a Praia de Belas e Borges de Medeiros, precisou da construção dos viadutos Tiradentes (Silva Só sobre Protásio Alves) e Dom Pedro I (Borges de Medeiros sobre José de Alencar).

Viaduto Dom Pedro I
(Construção Mar/1971 à Abr/1972 – 135 metros)

- Em 24 de abril de 1972, é inaugurado o Viaduto Dom Pedro I, sobre a 2ª Perimetral, na saída da Avenida José de Alencar com Praia de Belas e Borges de Medeiros.

Viaduto Tiradentes
(Construção Set/1971 à Out/1972 – 208 metros)

- Em 30 de outubro de 1972, é inaugurado o Viaduto Tiradentes, da Rua Silva Só sobre a Avenida Protásio Alves.

Viaduto dos Açorianos
(Construção Jan/1973 à Jul/1973 – 202 metros)

- Em 31 de julho de 1973, é inaugurado o Viaduto dos Açorianos sobre a 1ª Perimetral, junto as Avenidas Loureiro da Silva com Borges de Medeiros.

Viadutos Trevo BR 290/Avenida dos Estados

- 6 Viadutos e alças do trevo de acesso a BR 290, sobre a Avenida dos Estados:
Porto Alegre/ Litoral Norte (sobre a Avenida dos Estados),
Litoral Norte/ Porto Alegre (sobre a Avenida dos Estados),
Freeway/ Avenida dos Estados,
BR 116/ Freeway,
Avenida dos Estados/ Freeway,
Avenida Ernesto Neugebauer/ Freeway.

Viadutos Trevo BR 290/Av. Assis Brasil

- 2 Viadutos do trevo de acesso a BR 209, sobre a Avenida Assis Brasil.

Viadutos BR 290/ Trensurb

- 2 Viadutos sobre a linha do Trensurb na BR 290.

Viadutos das Comportas

- 4 Viadutos, junto a Avenida Castelo Branco para acesso ao Porto:
Viaduto Vila Santa Teresinha,
Avenida São Pedro,
Avenida Cairú e
Ponte do Guaíba.

Viaduto Leopoldina
(Construção Mar/1974 à 1975 – 213 metros)

- Em 1975, é inaugurado o Viaduto Leopoldina sobre a 1ª Perimetral, junto as Avenidas João Pessoa e Loureiro da Silva.

Os últimos viadutos construídos até a década de 1980 não integram perimetrais. São os viadutos Obirici, na Avenida Brasiliano de Morais sobre Avenida Plínio Brasil Milano, e Viaduto Ildo Meneghetti, na Rua Ramiro Barcelos sobre a Rua Vasco da Gama.

Viaduto Obiricí
(Construção Jan/1974 à 1975 – 326 metros)

- Em 1975, é inaugurado o Viaduto Obiricí, sobre a Avenida Plínio Brasil Milano, junto com o maravilhoso monumento da Obiricí e praça, hoje descaracterizado e abandonado.

Viaduto Ildo Meneguetti
(Construção Abr/1981 à Jul/1982 – 26 metros)

- Em 27 de julho de 1982, é inaugurado o Viaduto Ildo Meneguetti, sobre a Rua Vasco da Gama e Ramiro Barcelos.

Viaduto Castelo Branco

- Viaduto com duas alças e uma terceira inacabada na Avenida Castelo Branco junto a Avenida Mauá e Conceição:
Avenida Castelo Branco/ Conceição
Avenida Castelo Branco/ Avenida Mauá
Avenida Castelo Branco/ Porto (inacabada)

Viaduto Estação Rodoviária

- Viaduto, tipo alça de acesso junto a Avenida Castelo Branco, para a Estação Rodoviária.

Viaduto Estação Farrapos/ Trensurb

- Viaduto sobre a Avenida A. J. Renner, bairro Navegantes, seu leito serve de estação de transbordo para a rede de trens da Trensurb.

Viadutos Aeroporto

- 2 Viadutos e 1 alça de acesso junto a  Avenida dos Estados para acesso ao Aeroporto.
Avenida dos Estados/ Avenida Severo Dullius (Aeroporto),
Avenida Severo Dullius/ Avenida dos Estados (direção Centro de Porto Alegre),
Avenida Severo Dullius/ Avenida dos Estados (direção Canoas).

Viaduto Carlos Gomes

- 3 Viadutos para o sistema integrado de transporte coletivo e 2 para automóveis na Avenida Protásio Alves, sobre a 3ª Perimetral.

Viaduto Benjamin Constant

- Viaduto com 2 alças junto a 3ª Perimetral (Avenida Dom Pedro II), sobre a Avenida Benjamim Constant, com estação do sistema integrado de transporte coletivo.
Dom Pedro II/ Souza Reis (Sul/ Norte),
Dom Pedro II/ Pereira Franco (Norte/ Sul).

Viaduto Leonel Brizola

- Viaduto com 2 alças junto a 3ª Perimetral, sobre a Avenida Farrapos.
Dona Teodora/ Souza Reis (Sul/ Norte),
Dona Teodora/ Pereira Franco (Norte/ Sul).

Viaduto Teresópolis

- 2 Viadutos de acesso no trevo sobre a 3ª Perimetral, junto a Avenida Teresópolis.

Viaduto Navegantes

- Viaduto em arco, sobre a linha do Trensurb junto a Avenida Voluntários da Pátria, na igreja dos Navegantes.

Passarela p/ Pedestres Viadutos

Passarela sobre a Rua da Conceição (Estação Rodoviária)
Passarela sobre a BR 290 (bairro Navegantes)
Passarela sobre a BR 290 (bairro Anchieta), de dois lances.
Passarela sobre a Avenida Farrapos (3ª Perimetral)
Passarela sobre a Avenida dos Estados (Estação Aeroporto, Trensurb)
Passarela sobre a Avenida A. J. Renner (Estação Anchieta, Trensurb)
Passarela subterrânea sob a Avenida Mauá, sob Avenida Júlio de Castilhos (Estação Mercado, Trensurb)
Passarela subterrânea sob a Rua da Conceição (Estação Rodoviária, Trensurb)
Passarela subterrânea sob a Avenida Castelo Branco (Estação São Pedro, Trensurb)

Escadarias

Escadaria da Rua João Manoel (Centro)


Escadaria da Rua 24 de Maio (Centro)
Escadaria da Galeria Chaves (Centro)
Escadaria da Borges de Medeiros (Centro)
Escadaria Manoel Py (Floresta)
Escadarias da Vila do IAPI (Passo d’Areia)
Escadaria do Morro Ricaldoni (Floresta)
Escadaria da Conceição (Centro)
Escadarias da Vila Assunção (Tristeza)
Escadaria das Vilas São José, Santa Maria e Murialdo (Partenon)
Escadaria de Belém Novo (Belém Novo)
Escadaria em caracol da Travessia do Guaíba, 2 (uma em cada alça principal)

Pontes

Travessia Eng. Régis Bitencourt (Getúlio Vargas)
Ponte do Guaíba (BR 290/BR 116)

Vão Central móvel.
- São 5 alças de acesso:
Freeway/ Ponte,
Ponte/ Freeway,
Ponte/ Avenida Castelo Branco,
Avenida Castelo Branco/ Ponte,
Ponte/ Avenida Sertório,
Avenida Sertório/ Ponte.

Ponte do Canal Furado

- Ponte na BR 116, sobre o Canal Furado.

Ponte do Saco da Alemoa

- Ponte na BR 116, sobre o Canal Saco da Alemoa.

Ponte do Rio Jacuí

- Ponte na BR 116, sobre o Rio Jacuí, construída em arco, para permitir a passagem de grandes embarcações.

Ponte Vila Conceição

- Acesso ligação Avenida Wenceslau Escobar junto a Vila Conceição.

Ponte Rio Gravataí
(Divisa com o município de Canoas)
- 2 Pontes sobre a rio Gravataí, com direção a Canoas, sobre a Avenida dos Estados.

Ponte de Ferro

- Ponte de ferro da antiga VFRGS, ligando Porto Alegre a São Leopoldo, sobre o Rio Gravataí, junto a Avenida Ernesto Neugebauer.

Ponte Trensurb

- 2 Pontes para atendimento da Rede do Trensurb Porto Alegre/São Leopoldo, sobre o Rio Gravataí, junto a Avenida Ernesto Neugebauer.

Ponte Freeway

- 2 Pontes sobre o Rio Gravataí, BR 290:
Porto Alegre/ Litoral Norte,
Litoral Norte/ Porto Alegre.

Ponte Barcellos

- Ponte sobre o Arroio Feijó na Rua A. Feijó, Santo Agostinho, bairro Rubem Berta, na divisa com a cidade de Alvorada.

Ponte Nadruz

- Ponte em ferro, uma pista sobre o Arroio Feijó na Rua Eduardo Nadruz, Vila Gleba, bairro Rubem Berta, na divisa com a cidade de Alvorada.

Existem várias pontes ou pontilhões que cortam os riachos e arroios dentro da cidade.
As 3 Pontes sobre o Rio Gravataí na divisa com Cachoeirinha, pertencem a cidade, as 2 pontes sobre o Arroio Feijó na divisa com Alvorada, pertencem a cidade, as 2 pontes sobre o Arroio Sabão na Avenida Bento Gonçalves na divisa com Viamão, pertencem a cidade.

Pórticos

Pórtico Mario Totta

- Pórtico de entrada junto a Rua dr. Mario Totta, bairro Tristeza.

Pórtico Cristofel

- Pórtico de entrada junto a Rua Jardim Cristofel, bairro Independência, morro Ricaldone.

Pórtico Quadra 1

- Pórtico junto à loja Uguini na Rua Voluntários da Pátria até a esquina da Praca Rui Barbosa, bairro Centro.

Pórtico do Brique

- Pórtico de entrada nas duas extremidades da Rua José Bonifácio, bairro Bom Fim.

Pórtico Camelódromo

- Prédio de continuação do Centro de Comércio Popular, sobre a Avenida Júlio de Castilhos, forma um pórtico.

Um comentário:

  1. Oi. Estou fazendo pesquisa sobre viadutos de Porto Alegre e notei que somente os mais antigos tem datas de início e fim das obras. Porquê os atuais não têm as datas?

    ResponderExcluir