Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Praça da Fonte das Ninfas - Cais Mauá

 

Porto Alegre

Praça Assis Brasil

Praça Edgar Schneider

Isolada da Cidade pelo Muro da Mauá e TRENSURB

Atual Praça Edgar Schneider

___Uma fonte com duas estátuas rodeadas de palmeiras revelam uma praça há muito tempo desativada, depredada e isolada no Centro de Porto Alegre.

Século XX

1921

Cais do Porto de Porto Alegre

Em 1921, é inaugurado o Cais do Porto de Porto Alegre, o “Cartão de Visitas” da cidade. Conta com 3.240m de extensão e cerca de 187 mil m².

1927

Plano de Embelezamento

Entre 1927 e 1928, as modelagens foi encomendada pela Intendência Municipal que fizeram parte do Plano de Embelezamento da cidade de Porto Alegre na gestão do “Intendente” (Prefeito) Octavio Rocha.

Alfred Adloff

___A fonte e peças decorativas foi modelada pelo escultor alemão radicado na cidade Alfred Hubert Adloff.

Esculturas

___As esculturas da Praça Assis Brasil, são um conjunto de estátuas, sendo a mais notável "As Moças da Fonte" junto ao chafariz, e peças que compõem o cenário da obra.

Fonte das Ninfas

Praça Assis Brasil – Inaugurada  

___A nova e bela área ajardinada e decorada na cidade junto ao porto, foi inaugurada com o nome de Praça Assis Brasil, foi um folego pela perda da Praça da Harmonia ou “Namorados” perdida em parte pela construção do Cais do Porto (1911/1921).

Praça Assis Brasil

Assis Brasil – Homenageado

___Joaquim Francisco de Assis Brasil (São Gabriel, 29 de julho de 1857 — Pinheiro Machado (Pedras Altas), 24 de dezembro de 1938), foi um advogado, político, orador, escritor, poeta, prosador, diplomata e estadista brasileiro; propagandista da República. Foi fundador do Partido Libertador, deputado e membro da junta governativa gaúcha de 1891.

Praça Assis Brasil – Área de Passeio

___ A Praça Assis Brasil deu uma nova fisionomia junto ao Cais do Porto, onde se descansava na ida as compra no Mercado Flutuante e famílias por ali circulavam nos passeios nos passeios dominicais. Um chafariz com água potável ficava aberto à população. Crianças aproveitavam o gramado para jogar bola e acompanhar a passagem dos navios que atracavam no local.

Década de 1960

Praça Assis Brasil – Reforma

Em 1962, a Praça Assis Brasil, no Cais do Porto, recebeu grande reforma pela Prefeitura Municipal.

Praça Assis Brasil – Inaugurada

___A praça foi reinaugurada com novo nome em homenagem ao político gaúcho Edgar Luis Schneider, ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) da década de 1940 e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

Praça Edgar Schneider – Homenageado

Edgar Schneider

___Edgar Luis Schneider, ou simplesmente Edgar Schneider (Porto Alegre, 05 de março de 1893 — Porto Alegre, 30 de abril de 1963), professor, jornalista, jurista e político gaúcho atuante por mais 40 anos. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e da Academia Riograndense de Letras. Contribuiu com o jornal Correio do Povo e Diário de Notícias.

___Em sua memória, recebeu uma praça no Centro de Porto Alegre que levou seu famoso nome.

Praça Edgar Schneider – Feira do Peixe

___A Praça Edgar Schneider era o local da famosa Feira do Peixe na Semana Santa, assim como o Mercado Popular das embarcações com mercadorias pescado, frutas e verduras.

Praça Edgar Schneider – Área de Descanso

___ A Praça Edgar Schneider foi um ponto de descanso para os trabalhadores portuários e dos motoristas de carros, ônibus e caminhões que estacionavam sobre os trilhos RFFSA, tudo isso até a construção do Muro da Mauá em 1971.

1971

Primeira Causa do Isolamento

Muro da Mauá – Início das Obras

Em 1971, iniciou a construção do muro de concreto armado tem 3 metros de altura e exatos 2 647 metros de comprimento. Conta com uma fundação em cortina contínua, também de três metros de profundidade, para evitar a percolação subterrânea.

___A construção do Muro da Mauá em Porto Alegre ocorreu entre 1971 e 1974, como uma barreira de proteção contra cheias do Rio Guaíba, após a grande Enchente de 1941. A obra foi formalizada por convênio entre o Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), o governo do Estado e a Prefeitura, sob a gestão do prefeito nomeado Telmo Thompson Flores. Apesar de sua função de segurança e de ter evitado inundações em eventos recentes, o muro é polêmico por ter sido construído durante a Ditadura Militar sem debate popular e por segregar a área do Centro da cidade do rio.

Detalhes da Construção

Finalidade: Proteger Porto Alegre das inundações do Rio Guaíba, especialmente após a enchente de 1941.

Características: É uma estrutura de concreto armado com cerca de 3 km de extensão e 6 metros de altura total (3 metros acima do nível da rua e 3 metros abaixo).

1974

Primeiro Impacto

Muro da Mauá – Finalização  

Em 1974, o muro foi finalizado feito em proteção contra as cheias do Lago Guaíba.

Proposta Alternativa

___Como alternativa ao muro permanente, foi proposto um sistema de proteção modular removível, sobre arquibancadas.

Críticas

___Durante o período de construção, Porto Alegre vivia um momento de forte centralização política (governos militares), com investimentos em infraestrutura pesada. O projeto do sistema de proteção contra enchentes incluía casas de bombas, diques e o famoso muro ao longo do Cais Mauá. Embora a obra fosse considerada tecnicamente eficaz, ela causou rejeição pública e intelectual quase imediata. Desde sua construção, o muro tem sido alvo de críticas por sua aparência e por criar uma barreira física e visual entre o centro histórico e a orla do Lago Guaíba, prejudicando projetos de revitalização da região do cais.

Consequências e Controvérsias

Proteção Funcional: A estrutura é vista como fundamental para a proteção da cidade.

Falta de Debate Popular: A construção foi realizada durante a Ditadura Militar, sem ampla participação ou debate público, o que gera controvérsia até hoje.

Impacto Urbanístico: O muro é considerado por urbanistas como uma "aberração", pois segrega a área central da cidade do rio/estuário/lago, dificultando a relação da cidade com a orla.

1980

Segunda Causa do Isolamento

TRESURB – Início das Obras

Em abril de 1980, iniciou a construção da obra original da TRENSURB (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), com o objetivo de implantar e operar uma linha de trens na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Linha 1 seguia paralela ao Muro da Mauá e a Avenida Mauá.

1985

TRESURB – Linha 1

Em 02 de março de 1985, a Linha 1 foi inaugurada entre a Estação Mercado de Porto Alegre e a Estação Sapucaia na cidade de Sapucaia do Sul.

Século XXI

2001

Praça Edgar Schneider – Filme O Homem que Copiava

Em 18 de setembro de 2001, o filme brasileiro “O Homem que Copiava”, dos gênero dramédia e crime escrito e dirigido por Jorge Furtado. É protagonizado por Lázaro Ramos e conta com Leandra Leal, Luana Piovani e Pedro Cardoso nos demais papéis principais. O primeiro rascunho do filme foi concebido em outubro de 1996, porém o roteiro só foi concluído em 18 de setembro de 2001. O filme foi inteiramente rodado na cidade de Porto Alegre, com exceção das cenas finais, ambientadas na cidade do Rio de Janeiro, teve cenas gravadas na Praça Edgar Schneider. O filme foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre em conjunto com a Globo Filmes.

2005

Terceira Causa do Isolamento

Cais Mauá – Encerramento

Em 2005, as atividades portuárias foram encerradas, a responsabilidade sobre sua gestão, utilização e preservação é do governo do Estado.

2011

Praça Edgar Schneider – Passeio pelo Cais Mauá

Em 29 de outubro de 2011, o passeio pelo Cais Mauá, foi das 10:00 às 12:00, tendo como ponto de partida a Praça Edgar Schneider, uma praça que ficou escondida atrás do Muro da Mauá e dos trilhos do TRENSURB.

___Está o prédio do frigorífico da CIBRAZEM, que será revitalizado pelo projeto, e a fonte com essas duas ninfas, obras do mesmo escultor da “Samaritana”, que estava antes em frente ao Paço Municipal e que irá (uma cópia) para a Praça da Alfândega. É um tempo enorme que Porto Alegre está afastada desta praça e da possibilidade de contemplá-la e usufruí-la, graças ao Muro da Mauá. Somente os inscritos puderam entrar na área do cais, com o ônibus.

___Nesse passeio poderá ser vista também a área do porto onde se pretende construir o futuro terminal para receber navios turísticos e também já estará aberta a hidrovia Porto Alegre-Guaíba.

Capital de um lado a Praça do outro

___Só vê essa praça quem passa de trem, há mais de 30 anos, apenas um pequeno grupo de trabalhadores consegue acesso à Praça Edgar Schneider, no Cais Mauá – ela foi separada da cidade depois que o “Muro” de proteção contra cheias e os trilhos do TRENSURB foram construídos. Esta área verde, bela – abandonada – com as escultura “As Moças da Fonte”, do alemão radicado em Porto Alegre Alfred Hubert Adloff, um dos mais importantes artistas da cidade no início do século XX. – É considerado um lugar impressionantemente lindo, mas está sendo destruído pelo tempo. Em seu site, o Consórcio Cais Mauá do Brasil garante que "com a revitalização do local, os porto-alegrenses terão novamente acesso a essa bela obra de arte".

Causas – Jogo de Empurra

2017

Em dezembro de 2017, a Prefeitura de Porto Alegre entregou ao Consórcio Cais Mauá do Brasil S.A. a licença de instalação, que autorizou a execução dos trabalhos na primeira etapa do projeto.

2018

Revitalização do Cais Mauá

Em 04 de março de 2018, conforme o jornal Correio do Povo, o projeto prevê 3,2 mil metros de orla com ciclovia, dez praças de lazer e mais de 11 mil metros de área verde. As obras de revitalização do Cais Mauá começam nesta segunda-feira. Além de alavancar o turismo e o desenvolvimento do Centro Histórico de Porto Alegre, vai gerar 28,8 mil novos empregos diretos e indiretos, assim como tributos municipais, estaduais e federais, na ordem de R$ 216 milhões. Com custo estimado em torno de R$ 500 milhões e sem investimento público, o projeto abrange 181 mil metros quadrados de área revitalizada.

___Na quinta-feira, 1º, o prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou a ordem de início das obras ao lado do governador do Estado José Ivo Sartori, do secretário dos Transportes Pedro Westphalen, do diretor-superintendente do Porto de Rio Grande Janir Branco e do diretor de operações do Cais Mauá Brasil S.A., Sergio José de Lima.

___Marchezan destacou o importante passo para a cidade e parabenizou todos os envolvidos no projeto, “que contribuíram para o Cais Mauá se tornar realidade e tiveram a coragem de fazer a cidade evoluir acima de interesses ideológicos e não republicanos”. Para o governador José Ivo Sartori, o projeto é de Estado, não de governo. “É uma importante construção coletiva”, ressaltou.

Primeira Etapa

___O projeto de revitalização do Cais foi dividido em três etapas. A primeira, que se inicia na próxima semana, é a restauração de 11 armazéns do Cais (do A6, no extremo da Usina do Gasômetro, até o Armazém B3, próximo à rodoviária de Porto Alegre). A estimativa de investimento para a revitalização dos armazéns é de R$ 140 milhões.

Segunda Etapa

___Corresponde ao Setor Docas que prevê a construção de torres comerciais com serviço de hotelaria, centro de convenções e estacionamento e a recuperação da Praça Edgar Schneider, que tem previsão de investimento de R$ 300 milhões.

Etapa Final

___A última fase é a área do Gasômetro, ao Norte, que deve receber um centro comercial, com estimativa de investimento de R$ 250 milhões.

2019

Praça Edgar Schneider – Impasse na Concessão

___Após a concessão do Cais Mauá, a Praça Edgar Schneider voltou à pauta. A empresa Cais Mauá do Brasil chegou a informar que o espaço seria revitalizado, tornando-se novamente um local aberto para visitas. Torres comerciais seriam construídas junto à praça em contrapartida.

Entretanto, a dificuldade no andamento das obras da região do Cais Mauá incomodou o governo do Estado.

Em maio de 2019, o governador Eduardo Leite decidiu rescindir o contrato com a empresa Cais Mauá do Brasil.  Após rompimento de contrato, empresa abandona salas do Cais Mauá e governo irá fazer vistoria.

2020

Praça Edgar Schneider – Abandono

Em 25 de agosto de 2020, uma área verde com chafariz e esculturas à beira do Guaíba atrairia o olhar de qualquer visitante na área central de Porto Alegre. No entanto, escondida atrás dos trilhos do TRENSURB e do Muro da Mauá, a Praça Edgar Schneider se deteriora enquanto se mantém o imbróglio da revitalização do Cais Mauá. Um destaque do local é a escultura “As Moças da Fonte”, apesar da beleza e tranquilidade do local, a falta de cuidado chama atenção. As árvores mostram sinais de falta de poda e as esculturas têm uma camada de poeira e sujeira. Além disso, o mato alto dificulta até a locomoção. Os pequenos muros onde os visitantes sentavam estão em ruínas. As pedras portuguesas já não são mais encontradas e apenas os meios-fios quase escondidos no mato indicam que ali havia uma calçada.

2021

Situação Sobre o local

___Bem no centro de Porto Alegre, o Cais Mauá é um dos principais “cartões postais” do nosso estado. Com seus armazéns imponentes, o Cais já foi palco de muita história e hoje é um importante patrimônio histórico, tombado tanto a nível nacional quanto municipal.

Cais Mauá – 100 Anos

Em 2021, o Cais do Porto de Porto Alegre ou “Cais Mauá” completou 100 Anos de existência. Ao longo de sua história, mais de três quilômetros de sua extensão margeando o Lago Guaíba viram um intenso movimento de navios e cargas.

2025

Praça Ainda Isolada

Cais Mauá – Área de Eventos

___O Cais Mauá é um espaço público, onde em parte você pode passear e apreciar a vista do Lago Guaíba, além de visitar o Cais e participar de eventos, como o “South Summit Brazil-2026”, a quarta edição do South Summit Brazil foi de 9 a 11 de abril de 2025, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

___O evento em quinta edição, correalizado pelo governo do Estado ocorrerá de 25 e 27 de março de 2026, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Ligação – Usina do Gasômetro ao Cais Mauá

Em 24 de março de 2025, segunda-feira, a Prefeitura deu início às obras da praça que ficará ao lado da Usina do Gasômetro. O espaço servirá como passeio público que ligará seis quilômetro da Orla do Guaíba, do “Cais Embarcadero” ao Trecho 1. A obra é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI). A conclusão deve acontecer em até 45 dias. O espaço de 730 metros quadrados receberá mudas da oliveira que complementam o paisagismo e a arborização. Mobiliário urbano (bancos, lixeiras, luminárias), acessibilidade universal, sinalização e drenagem pluvial da edificação da Usina do Gasômetro ainda serão executados. Equipamentos para esporte ou brinquedos para crianças não estão previstos no projeto.

“Além de a praça ser um espaço contemplativo, permitirá o uso mais qualificado e integrado da Usina do Gasômetro e do Cais Embarcadero, por meio da Orla do Guaíba, comenta o titular da SMOI, André Flores. O executivo municipal investiu R$117 mil na construção da praça pública.

Praça Edgar Schneider – Lembrança

___Tudo isso para lembrar a querida e saudosa praça que já teve 2 nomes, suas obras de arte, pedras portuguesas, e todo o patrimônio do Cais Mauá escondido entre o Muro da Mauá e as águas do Guaíba, até quando abandonada.

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário