Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






domingo, 29 de novembro de 2015

Zoológico do Menino Deus

Jardim Zoológico Vila Diamêla

- O bairro Menino Deus, em Porto Alegre, já teve seu Jardim Zoológico, a mais de um século.

- Cel. Juan Ganzo Fernandez era não só um trabalhador, mas, um sonhador voltado a grandiosas realizações. Possuía uma enorme área verde entre a Rua do Menino Deus (atual Getúlio Vargas) e Praia de Belas, conhecida como “Vila Diamêla”, nome de uma de suas filhas.


Em 26 de julho de 1912, conforme o jornal Correio do Povo: - “o coronel Ganzo Fernandez assignou, hontem, contrato com a companhia Força e Luz, afim de que esta forneça energia electrica para accionar um motor que fornecerá luz ao jardim zoologico, onde serão collocadas 3.000 lampadas incandescentes e 20 focos de arco voltaico”. (A grafia da época)

Em 1913, o cel. Juan Ganzo Fernandez organizou, em sua propriedade Vila Diamêla, o primeiro Zoológico Porto-Alegrense.

- Com entrada pela Avenida 13 de Maio (atual Getúlio Vargas), e ela se estendia até a Praia de Belas, sobre o terreno onde está atual Avenida Ganzo.

Avenida 13 de Maio

Em 05 de janeiro de 1913, foi inaugurado o primeiro Jardim Zoológico de Porto Alegre, por iniciativa do empresário Juan Ganzo Fernandéz.

Entrada do Zoológico da Vila Diamela - 1918

- Em homenagem a sua filha Diamêla Ganzo Fernandez, o empreendedor batizou o Parque de Vila Diamela.

Diamêla Fernandez - filha de Ganzo

Ficha de entrada


Além de uma “variada colecção de quadrupedes, aves e palmipedes”, conforme anúncio da época, o centro de diversões também tinha “lago e pavilhão de patinação”.

Arthur Matte guarda até hoje esse postal, no verso um texto em alemão
09 de setembro de 1913

- Havia variada coleção de pássaros de vários portes, em viveiros adequados e artísticos, alguns lagos, sombreados por taquaras.


- Era muito variada a coleção de macacos, de sagüis nativos e até orangotangos africanos.

- Tinha também: - tigres, leões, leopardos e ursos em jaulas especiais, camelos, elefantes e uma onça pintada vinda de Erechim, a qual era muito admirada.


- Nos fundos do terreno ficavam as oficinas da Cia. Telephonica Rio-Grandense e um grande galpão de madeira com canchas, onde os funcionários da Companhia Telephonica jogavam “bocha”.

- No prédio fronteiro do zoológico funcionava um “cassino e um café concerto”, inédito e atraente recanto nesta Capital.

Ponto de encontro para multidões de frequentadores, segundo registros da época, ocupava a área onde hoje está a atual Avenida Ganzo, batizada em homenagem ao antigo proprietário.


Em 05 de janeiro de 1913, a edição do jornal A Federação dedicou generoso espaço à notícia da inauguração do parque, realizada no dia anterior com presença do então governador, Dr, Carlos Barbosa Gonçalves, e de “altas autoridades civis e militares, representantes do clero, da imprensa, e povo”.

A notícia do jornal A Federação em 6 de janeiro de 1913
Foto: reprodução

Nota:
- Pioneiro da telefonia no Sul do Brasil, Juan Ganzo Fernandez nasceu nas Ilhas Canárias, Las Palmas, Espanha, em 05 de outubro de 1872, e faleceu em Florianópolis, em 02 de abril de 1957.

- Aos 17 anos, vivia no Uruguai, onde empreendia na área de energia e comunicações.
- Em 1900, veio para o Rio Grande do Sul. No Estado instalou centrais telefônicas em Jaguarão, Bagé, Dom Pedrito, Pelotas, Santa Cruz, Cruz Alta e em outras cidades.
- Em 1908, fundou em Porto Alegre a Companhia Telefônica Rio Grandense.
- Em 1909, instalou em Porto Alegre um moderno serviço de telefonia, dotado de cabos aéreos e subterrâneos. A partir de então, os serviços da companhia não pararam de crescer, estendendo sua cobertura para Santa Catarina.
- Em 07 de setembro de 1924, a senhorita Diamêla, filha de Ganzo por ocasião da inauguração da Rádio Sociedade Riograndense, interpretou "A Canção da Saudade", de Olegário Mariano.

O coronel Ganzo
Acervo de Ronaldo Marcos Bastos

Em 1º de outubro de 1913, o jornal Correio do Povo, em sua edição, publicou a seguinte nota sobre o zoológico de Porto Alegre:

“Foi, ante-hontem, extraordinariamente visitado, o Jardim Zoologico desta capital, tendo sido vendida duas mil e duzentas entradas. Para attender ao movimento de passageiros da linha do Menino Deus, a companhia Força e Luz fez circular mais alguns bondes com a lettra Z, que faziam viagens de 15 em 15 minutos da praça da Alfandega ao desvio fronteiro ao Jardim Zoologico. Hoje, será retirado da Alfandega o material necessario ás installações electricas do jardim e do pavilhão do rinck. Está sendo aberta uma avenida, que contornará o jardim para o passeio de carros e automoveis. A avenida, que terá começo na entrada do jardim, irá até a praia de Bellas, dahi voltando pelo lado opposto, até o ponto inicial.” (A grafia da época)

Ganzo e seu filho Edison - 1920
Nota:
- Certa ocasião, no centro do Zoológico, foi montada a ópera “Aida” (Verdi) por uma companhia italiana.


Ópera AIDA

Em 1925, o Zoológico foi fechado, os animais foram levados para o zoológico de Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Em 1º de maio de 1962, a região da Grande Porto Alegre foi ter novamente seu primeiro grande zoológico com a inauguração do Parque Zoológico do Estado, na cidade de Sapucaia do Sul, na BR 116, inaugurado pelo governador Leonel Brizola.

Inauguração do Zoo de Sapucaia



Referências:

familiaganzo.blogspot.com.
Ronaldo Fotografias

Blog Leal e Valerosa 

2 comentários:

  1. Linda História que poucos conhecem...

    Conheça o mais novo coworking do Porto Alegre!
    www.meooffices.com.br

    ResponderExcluir