Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

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- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

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sábado, 6 de dezembro de 2025

 

Pórticos de

Porto Alegre

Caminhos de Entrada

Se você está aqui, é porque veio

Bem Vindo

Mas Bhá! - Para que lado se há de entrar e voltar?

Por que caminho entrará na eternidade?

– É exatamente por aquele que encetou já nesta vida.

Pórtico de Entrada

___Um pórtico de cidade é uma estrutura localizada na entrada principal de uma cidade ou região, construída para receber os visitantes de forma simbólica e marcante. Ele geralmente reflete a identidade cultural, histórica ou turística do local, tornando-se um ponto de referência e, muitas vezes, um cartão-postal.

Função Militar

___A cidade de Porto Alegre surgiu com a função militar, criando uma “linha de defesa” que impedia a penetração de “espanhóis” pelo Guaíba, com perigo de subir o rio Jacuy e atacar a Villa de Rio Pardo, que iniciou sua nucleação em 1752.

Posição de Defesa

___Os antigos povoadores escolheram o sítio urbano no espigão, em função da posição geográfica, construindo uma cidade em acrópole com objetivo militar.

Entrada Principal

___A entrada principal era no portão alinhado com a Rua do Cotovelo (Riachuelo) e o Caminho do Meio (Osvaldo Aranha).

 

___Entrava-se direto na Rua do Cotovelo, distribuindo o tráfego pelas transversais.

No fim do século XIX, bloquearam a antiga entrada com a Praça da Independência (Argentina), mudando a entrada para a Rua da Redenção (João Pessoa).

___O núcleo foi ocupando de acordo com as características do terreno.

Freguesia do Pôrto

Acrópole Militar

A fortificação começou em 1773 e terminou em 1778, não foi por acaso que os poderes da Freguesia do Pôrto (Porto Alegre) foram instalados na parte mais alta do espigão na península, em uma Acrópole, como na Grécia antiga.

___Da mesma maneira que a Colônia de Sacramento (no Uruguai), Porto Alegre nasceu com o objetivo Militar e Fortificada, seguindo as peculiaridades do terreno por ser mais econômico.

___A entrada dessa zona fortificada, ou melhor, o “Portão” era o único lugar, por terra, permitido passar para entrar ou sair da freguesia.

O Chaveiro

___O chaveiro, encarregado de abrir e fechar o portão foi Laureano José Dias, ele morava nos fundos e uma das casas do Largo do Portão, no alto do espigão na antiga Praça do Portão (ao lado da atual Praça Conde de Porto Alegre).

Toque de Recolher

___A guarda vigia a entrada do portão; é rígido o toque de recolher, é necessário pedido de licença para entrar na Freguesia do Pôrto (Porto Alegre).

___A prática desse belicoso período colonial era erguer as cidades em penínsulas, para facilitar as manobras de defesa.

Península

___A localização de Porto Alegre na península facilitava o meio de defesa, com baterias ao longo do Guaíba e a construção de trincheiras e parapeitos na área terrestre.

___Entre as ilhas das Flores e a península existia um banco de areia, onde fixaram âncoras com longas correntes, que se estendiam até a Praia do Arsenal, impedindo a navegação.

Saudações

Porto Alegre atualmente não dá atenção aos seus visitantes à muito tempo, vista disso são:

  • Boas Vindas,
  • Pórticos
  • Placas Indicativas, e
  • Informativas, que quase não existem.

Portão 1, 2, 3

Esta fortificação gerou 3 entradas na cidade:

  • A tradicional pelas pontes do cais no Guaíba,
  • Portão ao Norte na descida do espigão central,

Portão Elevadiço sobre o Espigão junto aos muros da Santa Casa de Misericórdia (local conhecido como “Portão”), depois Praça do Portão, atual Praça Conde de Porto Alegre), era a entrada principal da cidade, esta praça foi desfigurada pela construção do Viaduto Loureiro as Silva, abriga o monumento do Conde de Porto Alegre, inaugurada por D. Pedro II, que foi transferida da Praça da Matriz

Porto Alegre Fortificada

Revolução Farroupilha

Santa Casa – Intramuros

Em 1835, Porto Alegre/Brasil, inicia o levante Farroupilha, na Província, a capital é fortificada por muro para defender-se.

 

Muros da Santa Casa

Em setembro de 1835, Porto Alegre/Brasil, tropas dos Farroupilhas estavam acampadas no local do atual “cemitério” da cidade, fora dos muros, prontas para atacar Porto Alegre.

Porto Alegre é invadida e o Governo Provincial cai.

Entre 1835 e 1836, Porto Alegre/Brasil, os “muros e portões não defenderam a cidade” durante a ocupação de Porto Alegre pelos revoltosos Farroupilhas.

___A média anual de enterros aumentou substantivamente, causada também por um “surto de escarlatina”.

___Logo, a área destinada aos sepultamentos tornou-se inadequada. O terreno da acidentado da Matriz, de acentuado declive, não permitia mais acolher os enterros, por problemas ocasionados pela chuva e consequente erosão do solo.

Porto Alegre – Extramuros

Em 1836, Porto Alegre/Brasil, Porto Alegre/Brasil, os imperiais leais ao Imperador retomam a cidade de Porto Alegre.

___Após o entrincheiramento Farroupilha, das décadas de 1830 e 1840, a cidade começa a expandir-se para além de seus “muros de defesa”.

Praça do Portão

Em 1829, o portão, portal ou vestíbulo da cidade, já não existia, mas emprestava o nome ao logradouro “Praça do Portão”.

Pórtico Central

Cais do Porto

Em 1919, Porto Alegre/Brasil, a construção em estrutura de Ferro Francesa emoldurada com “vitreaux” que servia de entrada principal da Cidade quando chegavam nas embarcações chamadas “paquetes”.

A Entrada da Cidade

Em 1928, Porto Alegre/Brasil, 1.652 metros de Cais do Porto de Porto Alegre estavam concluídos pelo presidente do Estado Borges de Medeiros, presidente do Estado, com 10 armazéns e 22 guindastes.

Atracadouro de Passageiros

___Esta conecta a praça ao portão do cais, uma “Estrutura de Ferro e Vidro” trazida da França, a qual marca o local de embarque e desembarque dos passageiros.

 

“(...) a avenida em questão além de vir a concorrer para o embellezamento da capital, estabelece uma communicação muito conveniente entre a parte baixa e a parte alta da cidade, e sua importância será ainda maior (...) si o Governo do Estado conseguir (...) construir o trecho de cáes com escadarias, para movimento de passageiros no porto.”

 

___A reformulação da Praça da Alfândega passou a fazer parte dos esforços do governo no sentido de embelezar a cidade e transformá-la no “hall de entrada da sala de visitas do estado”, a que deveria se tornar Porto Alegre, segundo os políticos da época.

Desembarque de Passageiros

___Até aquele momento, não havia na cidade local adequado para a recepção de seus visitantes.

“Não há em Porto Alegre um local disposto convenientemente para este fim, podendo-se notar que o embarque e desembarque de pessoas de elevada posição social que a visitam, como dos viajantes em geral, faz-se pelo interior de trapiches cujo fim exclusivo é a manutenção de mercadorias.”

Entrada Monumental

Porto Alegre

___Após muito trabalho e anos de espera:

  • O Passageiro descia do navio,
  • O visitante ultrapassava o pórtico e os tramites,
  • E caminhava junto a Avenida Sepúlveda em direção
  • À Praça Senador Florêncio,
  • Passando pelos grandes prédios, Alfândega, Secretária da Fazenda (em primeira fase), Delegacia Fiscal, Correios e Telegráphos, o entorno da praça,
  • Seguindo-se o visitante ao Grande Hotel, o “mais chic” da cidade, na esquina da Rua da Praia com Travessa Paissandú (Rua Caldas Junior).

___O novo porto, além de melhorar o escoamento da produção industrial crescente, enfim podia ser considerada a “porta de entrada da cidade” que estava sendo construída a imagem da elite.


Entrada por Balsa

Até 1958, Porto Alegre/Brasil, na Entrada Sul, (da cidade de Guaíba a Villa Assunção em Porto Alegre), na Zona Sul, junto ao posto do DAER.

___Antes da construção da Travessia do Guaíba, só era possível chegar na outra margem partindo de Porto Alegre, seguindo de balsa até a cidade de Guaíba, para o Sul do Estado, que saiam do porto de acesso junto a Avenida Pereira Passos, antigo Caminho da Assunção, “pedestres, carros, ônibus e caminhões” eram carregados em ida e volta diariamente.


Entrada pela Ponte do Guaíba

Entrada Sul – BR 116 (divisa com Eldorado do Sul)

Entrada Sul da Cidade – BR 116 – temos a Ponte do Guaíba nosso cartão postal, as torres do vão móvel geram a moldura de entrada da cidade pelo Sul do Estado, Uruguai e Argentina, acesso pelo braço da Avenida Castelo Branco.

___No acesso à Avenida Castelo Branco, existia um totem luminoso, em plástico injetado, em formato de triangulo, dando Boas Vindas” em vários idiomas.

___foi retirado sem motivo aparente em vez de manter e nada foi colocado no local.

Travessia do Guaíba

Em 15 de setembro de 1958, cerca de 1.000 veículos, sendo 60% caminhões, utilizam-se dos serviços das barcas do DAER para travessia do Guaíba, entre a Villa Assunção e o município de Guaíba.

Em 28 de dezembro de 1958, as 16 horas e cinqüenta minutos, de um dia de sol agradável, o governador Ildo Meneguetti, acionou eletricamente a barreira de acesso ao vão móvel da ponte sobre o rio Guaíba, inaugurando em grande solenidade a Travessia Eng.º Régis Bittencourt (conjunto de pontes e acesso).

___A bela ponto do Guaíba, como é conhecida emoldura a entrada rodoviária da cidade pelo Sul.


Entrada pela BR 116

Entrada Oeste – BR 116 (divisa com Canoas) junto a Avenida dos Estados, antigo Caminho da Serra, vindo da Serra, temos o Laçador dando “Boas Vindas junto desde 2007” a nova Praça do Bombeador, anteriormente o Laçador estava no Início da Avenida Farrapos no antigo Largo do Bombeador.

Monumento ao Laçador

___O monumento ao Laçador representa o “gaúcho tradicional pilchado” (em trajes típicos), que teve como modelo o tradicionalista, Paixão Côrtes.

___ Paixão Côrtes, folclorista, compositor, radialista e pesquisador brasileiro, transformou-se em personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul.

Em 1954, de fato, sua história começa quando houve a Exposição do IV Centenário do Estado de São Paulo.

___Foi elaborado um concurso público, para a execução da escultura que identificasse o homem rio-grandense, disputado pelos artistas Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi. Este último venceu e criou o modelo em gesso que deveria, após o término do evento, ser fundido e ser ofertado a São Paulo.

Em 1958, entretanto, como Porto Alegre, não possuía nenhum monumento ao gaúcho, houve reivindicação popular para a compra da estátua, o que ocorreu.

___No Sítio O Laçador, entre os principais pontos de turismo da cidade, encontra-se a famosa estátua do gaúcho, foi inaugurada em 20 de setembro de 1958, pelo Governador Leonel Brizola, no Largo do Bombeador.

Em 1991 a estátua foi escolhida como símbolo da capital gaúcha, com a maioria dos votos populares.

Em 2001, a estátua foi tombada como patrimônio histórico.

Em 2007, para permitir a construção do viaduto Leonel Brizola, o Laçador foi transferida de seu antigo local, o Largo do Bombeador, na Avenida Farrapos, para o Sítio O Laçador na Avenida dos Estados.

Em 2007, a estátua foi transferida para o Sítio O Laçador, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O sítio tem seis espaços diferenciados, com as cores do Rio Grande do Sul, em 4 mil m2 de área.

___A estátua permanece num espaço elevado, denominado em Coxilha do Laçador.

Encontra-se sobre um pedestal de granito de 2,1 m.

Localização: Av. dos Estados, s/nº - Praça do Bombeador, Entrada Norte de Porto Alegre.

 

Pórtico de Entrada, Avenida dos Estados, década 1960


Entrada pela Assis Brasil

___Entrada Norte pela Avenida Assis Brasil, antigo Caminho do Passo d’Areia ou Estrada do Caminho dos Anjos (divisa com Cachoeirinha), nada temos de boas vindas do lado de Porto Alegre, somente as pontes sobre o rio Gravataí, em concreto em arco pleno que substituíram as maravilhosas pontes de ferro, a primeira em arco fechado de 1928, para um veículo por vez (siga e pare), chegou a ter sinaleira, com o grande fluxo.

Na década de 1970, foi construída outra ponte de ferro do exército, tinha nas laterais frades em concreto de modelo peculiar guiado por corrente.


Entrada pela Freeway

Acesso pela BR 290 (divisa com Cachoeirinha) não existe placa de boas vindas, somente as pontes de passagem sobre o rio Gravataí.


Entrada pela Baltazar

Acesso pela Zona Norte, antigo Caminho ou Estrada do Passo do Feijó (divisa com Alvorada) não existe placas de boas vindas, até a entrada principal de Alvorada no final da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia.

___São dois acessos de passagem sobre o Arroio Feijó:

- Rua A. Feijó com ponte em concreto de duas mãos e Nova Gleba com ponte em concreto de uma mão.


Entrada pela Protásio

Acesso pela Avenida Protásio Alves, antigo Caminho do Meio (divisa com Viamão), não existe placas de boas vindas, pequena ponte de concreto de duas mãos sobre o arroio.


Entrada pela Rodovia

Acesso pela BR 290, junto as Estádio do Grêmio, (divisa com Canoas), junto a ponte .....  


Entrada pela Bento

Acesso pelo Sudeste, Avenida Bento Gonçalves, antigo Caminho do Mato Grosso (divisa com Viamão), não existe placa de boas-vindas, são duas pontes de concreto sobre o Arroio Sabão.

___Existem limites secos de passagem entre Porto Alegre e Viamão, mas sem placas de boas vindas.


Entrada pela Pinheiro

Acesso pela Pinheiro (divisa com Viamão), não existe placas de boas vindas, divisa seca.


Entrada pela Lami

Acesso no Sul pelo Lami/Canta Galo (divisa com Viamão em direção a Itapuã), não existe placas de “boas vindas”, entrada seca.


Entradas Vicinais

As demais entradas por ruas vicinais de Porto Alegre, com Alvorada, Viamão, até o Rio Guaíba secas ou não, por pontes ou travessas.


Não esqueça de Porto Alegre

Caminhos de Saída

Volte Sempre

Já Estamos com Saudade

 

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