Pórticos de
Porto
Alegre
Caminhos
de Entrada
Se
você está aqui, é porque veio
Bem Vindo
![]()
Mas
Bhá! - Para que lado se há de entrar e voltar?
Por
que caminho entrará na eternidade?
–
É exatamente por aquele que encetou já nesta vida.
Pórtico de Entrada
___Um pórtico de cidade é uma estrutura localizada na entrada principal de uma cidade ou região, construída para receber os visitantes de forma simbólica e marcante. Ele geralmente reflete a identidade cultural, histórica ou turística do local, tornando-se um ponto de referência e, muitas vezes, um cartão-postal.
Função Militar
___A cidade de Porto Alegre surgiu com a função militar,
criando uma “linha de defesa” que impedia a
penetração de “espanhóis” pelo Guaíba, com
perigo de subir o rio Jacuy e atacar a Villa de Rio Pardo, que iniciou sua
nucleação em 1752.
Posição de Defesa
___Os antigos povoadores escolheram o sítio urbano no
espigão, em função da posição geográfica, construindo uma cidade em acrópole
com objetivo militar.
Entrada Principal
___A entrada principal era no portão alinhado com a Rua do Cotovelo (Riachuelo) e o Caminho do Meio (Osvaldo Aranha).
___Entrava-se direto na Rua
do Cotovelo, distribuindo o tráfego pelas transversais.
No fim do século XIX, bloquearam a antiga entrada com a Praça da Independência (Argentina),
mudando a entrada para a Rua da Redenção
(João Pessoa).
___O núcleo foi ocupando de acordo com as características do
terreno.
Freguesia do Pôrto
Acrópole Militar
A
fortificação começou em 1773 e terminou em 1778, não foi por acaso que
os poderes da Freguesia do Pôrto (Porto Alegre) foram instalados na parte
mais alta do espigão na península, em uma Acrópole,
como na Grécia antiga.
___Da mesma maneira que a Colônia de Sacramento (no Uruguai), Porto Alegre nasceu com o objetivo Militar e Fortificada, seguindo as peculiaridades do terreno por ser mais
econômico.
___A entrada dessa zona
fortificada, ou melhor, o “Portão”
era o único lugar, por terra, permitido passar para entrar ou sair da
freguesia.
O Chaveiro
___O chaveiro, encarregado
de abrir e fechar o portão foi Laureano
José Dias, ele morava nos fundos e uma das casas do Largo do Portão, no alto do espigão na antiga Praça do Portão (ao lado da atual Praça Conde de Porto Alegre).
Toque de Recolher
___A guarda vigia a
entrada do portão; é rígido o toque de recolher, é necessário pedido de licença
para entrar na Freguesia do Pôrto
(Porto Alegre).
___A prática desse
belicoso período colonial era erguer as cidades em penínsulas, para facilitar
as manobras de defesa.
Península
___A localização de Porto Alegre na península facilitava o
meio de defesa, com baterias ao longo do Guaíba e a construção de trincheiras e
parapeitos na área terrestre.
___Entre as ilhas das Flores e a península existia um banco
de areia, onde fixaram âncoras com longas correntes, que se estendiam até a Praia do Arsenal, impedindo a navegação.
Saudações
Porto
Alegre atualmente não dá atenção aos seus visitantes à muito tempo, vista disso
são:
- Boas Vindas,
- Pórticos
- Placas Indicativas, e
- Informativas, que quase
não existem.
Portão 1, 2, 3
Esta fortificação gerou 3 entradas na cidade:
- A
tradicional pelas pontes do cais no
Guaíba,
- Portão ao Norte na descida do
espigão central,
Portão Elevadiço sobre o Espigão junto aos muros da Santa Casa de Misericórdia (local
conhecido como “Portão”), depois Praça do Portão, atual Praça Conde de
Porto Alegre), era a entrada principal da cidade, esta praça foi desfigurada
pela construção do Viaduto Loureiro as
Silva, abriga o monumento do Conde
de Porto Alegre, inaugurada por D.
Pedro II, que foi transferida da Praça da Matriz
Porto Alegre Fortificada
Revolução Farroupilha
Santa Casa – Intramuros
Em
1835, Porto
Alegre/Brasil, inicia o levante Farroupilha, na Província, a capital é
fortificada por muro para defender-se.
Muros da Santa Casa
Em
setembro de 1835, Porto Alegre/Brasil, tropas
dos Farroupilhas estavam acampadas
no local do atual “cemitério” da cidade,
fora dos muros, prontas para atacar Porto
Alegre.
Porto Alegre é
invadida e o Governo Provincial cai.
Entre
1835 e 1836, Porto
Alegre/Brasil, os “muros e portões não defenderam a cidade” durante a ocupação de Porto Alegre pelos revoltosos Farroupilhas.
___A média anual de
enterros aumentou substantivamente, causada também por um “surto de escarlatina”.
___Logo, a área destinada
aos sepultamentos tornou-se inadequada. O terreno da acidentado da Matriz, de acentuado declive, não
permitia mais acolher os enterros, por problemas ocasionados pela chuva e
consequente erosão do solo.
Porto Alegre – Extramuros
Em
1836, Porto
Alegre/Brasil, Porto Alegre/Brasil, os
imperiais leais ao Imperador retomam
a cidade de Porto Alegre.
___Após o
entrincheiramento Farroupilha, das
décadas de 1830 e 1840, a cidade começa a expandir-se para além de seus “muros de defesa”.
Praça do Portão
Em
1829, o portão, portal ou vestíbulo da cidade, já não existia, mas
emprestava o nome ao logradouro “Praça do Portão”.
Pórtico Central
Cais do Porto
Em 1919, Porto Alegre/Brasil, a
construção em estrutura de Ferro
Francesa emoldurada com “vitreaux”
que servia de entrada principal da Cidade quando chegavam nas embarcações
chamadas “paquetes”.
A Entrada da Cidade
Em 1928, Porto Alegre/Brasil,
Atracadouro
de Passageiros
___Esta conecta a praça ao portão do cais, uma “Estrutura
de Ferro e Vidro” trazida da França,
a qual marca o local de embarque e desembarque dos passageiros.
“(...) a avenida em questão além de vir a
concorrer para o embellezamento da capital, estabelece uma communicação muito
conveniente entre a parte baixa e a parte alta da cidade, e sua importância
será ainda maior (...) si o Governo do Estado conseguir (...) construir o
trecho de cáes com escadarias, para movimento de passageiros no porto.”
___A reformulação da Praça
da Alfândega passou a fazer parte dos esforços do governo no sentido de
embelezar a cidade e transformá-la no “hall de
entrada da sala de visitas do estado”, a que deveria se tornar Porto
Alegre, segundo os políticos da época.
Desembarque
de Passageiros
___Até aquele momento, não havia na cidade local adequado
para a recepção de seus visitantes.
“Não
há
Entrada
Monumental
Porto
Alegre
___Após muito trabalho e anos de espera:
- O Passageiro descia do
navio,
- O visitante ultrapassava o
pórtico e os tramites,
- E caminhava junto a Avenida Sepúlveda em direção
- À Praça Senador Florêncio,
- Passando pelos grandes
prédios, Alfândega, Secretária da Fazenda (em primeira
fase), Delegacia Fiscal, Correios e Telegráphos, o entorno da praça,
- Seguindo-se o visitante ao
Grande Hotel, o “mais chic” da cidade, na esquina da Rua da Praia com Travessa Paissandú (Rua Caldas
Junior).
___O novo porto, além de melhorar o escoamento da produção
industrial crescente, enfim podia ser considerada a “porta
de entrada da cidade” que estava sendo construída a imagem da elite.
Entrada por Balsa
Até 1958, Porto Alegre/Brasil, na Entrada Sul, (da cidade de
Guaíba a Villa Assunção em Porto Alegre), na Zona Sul, junto ao posto do
DAER.
___Antes da construção da Travessia do Guaíba, só era possível chegar na outra margem partindo
de Porto Alegre, seguindo de balsa até a cidade de Guaíba, para o Sul do Estado,
que saiam do porto de acesso junto a Avenida
Pereira Passos, antigo Caminho da Assunção, “pedestres,
carros, ônibus e caminhões” eram carregados em ida e volta diariamente.
Entrada pela Ponte do Guaíba
Entrada
Sul – BR 116 (divisa
com Eldorado do Sul)
Entrada
Sul da Cidade – BR 116 – temos a Ponte do Guaíba nosso cartão postal, as
torres do vão móvel geram a moldura de entrada da cidade pelo Sul do Estado,
Uruguai e Argentina, acesso pelo braço da Avenida
Castelo Branco.
___No acesso à Avenida Castelo Branco, existia um
totem luminoso, em plástico injetado, em formato de triangulo, dando “Boas Vindas” em vários idiomas.
___foi retirado sem motivo aparente em vez de manter e nada
foi colocado no local.
Travessia
do Guaíba
Em 15 de setembro de 1958, cerca de 1.000
veículos, sendo 60% caminhões,
utilizam-se dos serviços das barcas do DAER
para travessia do Guaíba, entre a Villa Assunção e o município de Guaíba.
Em 28 de dezembro de 1958,
as 16 horas e cinqüenta minutos, de um dia de sol agradável, o governador Ildo Meneguetti, acionou eletricamente
a barreira de acesso ao vão móvel da ponte sobre o rio Guaíba, inaugurando em
grande solenidade a Travessia Eng.º
Régis Bittencourt (conjunto de pontes e acesso).
___A bela ponto do Guaíba, como é conhecida emoldura a
entrada rodoviária da cidade pelo Sul.
Entrada pela BR 116
Entrada
Oeste – BR 116 (divisa
com Canoas) junto a Avenida dos
Estados, antigo Caminho da Serra, vindo da Serra, temos o Laçador
dando “Boas Vindas junto desde 2007” a nova Praça do Bombeador, anteriormente o Laçador estava no Início da Avenida Farrapos no antigo Largo do Bombeador.
Monumento
ao Laçador
___O monumento ao Laçador
representa o “gaúcho tradicional pilchado”
(em trajes típicos), que teve como modelo o tradicionalista, Paixão Côrtes.
___ Paixão Côrtes,
folclorista, compositor, radialista e pesquisador brasileiro, transformou-se em
personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio
Grande do Sul.
Em 1954, de fato, sua história começa quando houve a Exposição do IV Centenário do Estado de São
Paulo.
___Foi elaborado um concurso público, para a execução da
escultura que identificasse o homem rio-grandense, disputado pelos artistas Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio
Caringi. Este último venceu e criou o modelo em gesso que deveria, após o
término do evento, ser fundido e ser ofertado a São Paulo.
Em 1958, entretanto, como Porto Alegre, não possuía nenhum
monumento ao gaúcho, houve reivindicação popular para a compra da estátua, o
que ocorreu.
___No Sítio O Laçador,
entre os principais pontos de turismo da cidade, encontra-se a famosa estátua
do gaúcho, foi inaugurada em 20 de setembro de 1958, pelo Governador Leonel Brizola, no Largo do Bombeador.
Em
Em 2001, a estátua foi tombada como patrimônio histórico.
Em 2007, para permitir a construção do viaduto Leonel Brizola, o Laçador foi
transferida de seu antigo local, o Largo
do Bombeador, na Avenida Farrapos,
para o Sítio O Laçador na Avenida dos Estados.
Em
___A estátua permanece num espaço elevado, denominado em Coxilha do Laçador.
Encontra-se sobre um pedestal de granito de
Localização: Av.
dos Estados, s/nº - Praça do Bombeador, Entrada Norte de Porto Alegre.
Pórtico de Entrada, Avenida dos Estados, década 1960
Entrada pela Assis Brasil
___Entrada Norte pela Avenida
Assis Brasil, antigo Caminho do Passo d’Areia ou Estrada do Caminho dos
Anjos (divisa
com Cachoeirinha), nada temos de boas vindas do lado de Porto Alegre,
somente as pontes sobre o rio Gravataí,
em concreto em arco pleno que substituíram as maravilhosas pontes de ferro, a
primeira em arco fechado de 1928, para um veículo por vez (siga e pare), chegou
a ter sinaleira, com o grande fluxo.
Na década de 1970, foi
construída outra ponte de ferro do exército, tinha nas laterais frades em
concreto de modelo peculiar guiado por corrente.
Entrada pela Freeway
Acesso pela BR 290 (divisa com Cachoeirinha) não
existe placa de boas vindas, somente as pontes de passagem sobre o rio Gravataí.
Entrada pela Baltazar
Acesso pela Zona Norte, antigo Caminho ou Estrada do
Passo do Feijó (divisa
com Alvorada) não existe placas de boas vindas, até a entrada principal
de Alvorada no final da Avenida Baltazar
de Oliveira Garcia.
___São dois acessos de passagem sobre o Arroio Feijó:
- Rua A. Feijó com ponte em concreto de duas mãos e Nova Gleba com ponte em concreto de uma
mão.
Entrada pela Protásio
Acesso pela Avenida
Protásio Alves, antigo Caminho do Meio (divisa com Viamão), não
existe placas de boas vindas, pequena ponte de concreto de duas mãos sobre o
arroio.
Entrada pela Rodovia
Acesso pela BR 290, junto as Estádio do
Grêmio, (divisa
com Canoas), junto a ponte .....
Entrada pela Bento
Acesso pelo Sudeste, Avenida
Bento Gonçalves, antigo Caminho do Mato Grosso (divisa com Viamão),
não existe placa de boas-vindas, são duas pontes de concreto sobre o Arroio Sabão.
___Existem limites secos de passagem entre Porto Alegre
e Viamão, mas sem placas de boas vindas.
Entrada pela Pinheiro
Acesso pela Pinheiro
(divisa
com Viamão), não existe placas de boas vindas, divisa seca.
Entrada pela Lami
Acesso no Sul pelo Lami/Canta
Galo (divisa
com Viamão em direção a Itapuã), não existe placas de “boas vindas”, entrada seca.
Entradas Vicinais
As demais entradas por ruas vicinais de Porto Alegre,
com Alvorada, Viamão, até o Rio
Guaíba secas ou não, por pontes ou travessas.
Não esqueça
de Porto Alegre
Caminhos
de Saída
Volte Sempre
Já Estamos com Saudade
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